Mame – Quando a natureza cabe na palma da mão.

Serissa Phoetida variegata – Mame Europe association

 serissa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em uma árvore de tamanho natural a proporção e relação de espessura do troco pode ser de 1 : 30 ou 1:40 ou até mais. No entanto estas proporções aplicadas a criação do  Bonsai fariam que o tronco principal parecesse muito frágil. O mínimo ideal é a proporção 1:10.

Carmona  de Paulo Netto – Raiz sobre Rocha/12cm Mame

 

Hoje no Japão a tendência dos grandes mestres é tentar conseguir uma proporção de 1:4 ou ainda menos.

 

 

 

 

Tamanhos de Bonsai pela Nihon Bonsai Association:

1- Bonsai mame (miniatura) – àrvores com  menos de 12cm. O grande Mestre   John Naka falava que ¨”A beleza do  mame tem caber na palma da mão”.

 2- Bonsai Shohin (pequeno) – árvores  até  25cm.

3- Bonsai de porte médio - árvores  até 40cm.

4- Bonsai de porte grande - árvores  até 85cm.

Leia mais e veja a Galeria de mames de vários Bonsaístas:

Mame de Isumo Nishi – Nihon Bonsai AssociationMame /12cm

 

 

 

 

 

 

MAME:  “Quando uma folha pode representar uma copa”

Ao contrário do que muitos bonsaístas iniciantes acreditam o  mame não é  uma arte fácil e requer tanta dedicação e tempo quanto qualquer outro tamanho de bonsai a ser cultivado.

No mame as vezes uma folha terá que passar todo movimento e massa física de uma grande copa. Não deve-se tentar cultivar mames com espécies de folhas médias, é nescessário a folhagem pequena para dar a estética e suavidade nescessária para o trabalho. 

 O BONSAI NA JANELA:

No entanto pessoas que não tem um espaço físico grande e tem uma varanda ou até uma janela, com uma luminosidade de no mínimo  4 horas de sol por dia, poderão cultivar esta arte que traz toda satisfação que um amante da natureza ou Bonsaísta procura.

   azaleaMame de Nishio Okuda – Nihon Bonsai Association

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 

 

  FERRAMENTAS PARA FAZER UM MAME EM CASA:

1-Uma bandeja plástica de jardinagem. Aquelas bandejas grandes que colocamos em baixo dos vasos para a água não sujar a casa ou o apartamento. Poderemos trabgalhar na mesa da sala ou em qualquer outro cômodo sem sujar a casa e levar aquela bronca!  Olha a terra no tapete !

2- Uma tesoura de poda de uva.A tramontina tem uma de R$25,00 reais excelente, ou até uma tesoura pequena de cortar as unhas.

3- Um alicate de corte de artezanato ou de eletricidade irá cortas galhos médios e grandes (dentro da proporção mame) com muita facilidade.

4- Um hachi (talher Japonês)irá  serv para escarear a terra, fazer transplantes, colocar adubos etc. E a mais barata e mais antiga ferramenta de Bonsai.

5- Uma lata de plástico de acúcar ou biscoitos   para guardar o substrato.

6- Fios de aluminio pequenos para modelagem.

Em uma prateleira de casa ou da varanda, você pode ter tudo que precisa para fazer um universso, e transportar a natureza para sua casa.

O prazer de vêr uma planta florescer, crescer e responder ao dia dia é muito gratificante., cultivar Mames pode ser um ótimo começo na arte do Bonsai.

      Algumas espécies para os iniciantes na arte do MAME:

1- Serissa  phoetida China – De floração esporádica e folhas muito claras.

2- Serissa phoetida Cisne Branco – Com flores brancas e folhagem variegata, é muito mais resistente a condições ambientais adversas que as outras espécies de serissa phoetida. O tronco tem a facilidade de engrossar rapidamente mais que nas outras espécies. 

3-Serissa phoetida  flore pleno – Possui floração durante todo ano. Folhas brancas e escuras.

4-Serissa phoetida Rosea – Possui flores rosas. Mais é mais sensível a mudanças climáticas e sol muito forte.

5- Serissa phoetida variegata – Uma das utilizadas por Bonssaístas, resistente e de folhas amareladas ou esbranquiçadas.

6- Serissa phoetida japonioca – Possui copa compacta, floração até 3 vezes ao ano, resistente a temperaturas baixas.

7- Ulmus chinesis- Árvore de origem chinesa e japonesa. Resistente de bom crescimento. Folhas verdes escuras e pequenas, Resistente ao clima tropical e ao frio. Gosta de luminosidade e sol.

8- Zelkova serrata – Folha de margem serrada e lanceolada, folhas caducas de origem oriental. Ótimo crescimento e de fácil modelagem.

9- Zelkova carpinifolia – Original do Cáucaso, seu tronco possui placas amareladas na maturidade. É uma das mais cultivadas por Bonsaistas.

10- Carmona microphila – Muiuto usada na Tailândia de folhas pequenas e lindas flores brancas. Se adapta totalmente ao Brasil. Gosta de sol e é sensível ao frio. No seu ambiente natural atinge até 12m de altura.

11- Celtis occidentalis – De origem da América do Norte. Árvore de folhas caducas,não possui folhas ornamentais,frutos roxos lindos. Gosta de Sol pleno ou meia sombra.Árvore que pode viver até 600 anos.

12- Junípero – Folhas em formato de agulha, tronco escuro,gosta de sol pleno e frio. No Brasil em áreas de pouco frio a de fácil cultivo e o Junípero sargentti (tuia jacaré) . Árvore de fácil modelagem e ótimo crescimento.

13- Pithecolobium tortum – Árvore nativa do brasil, que reduz as folhas bem com podas. Tronco retorcido e canelado. Possui flores brancas semelhantes ao algodão. De crescimento extraordinário no vaso, é muito gratificante trabalhar esta espécie pra qualquer tamanho de Bonsai.

14-Caliandra selloi- Amplo cultivo na Ásia e na Índia. Folhas perenes e delicadas. Suas fores variam do branco ao vermelho em forma de pompom. Gosta de pleno sol ou meia sombra. O tronco nas árvores novas tem cor cinza claro com o passar do tempo se torna negro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About these ads

5 Respostas to “Mame – Quando a natureza cabe na palma da mão.”

  1. Adoro bonsai, tenho preferencia pelos exóticos, acho a técnica super delicada, admiro as pessoas que tem a arte e a alma de cultivar o bonsai, parabéns pelo
    trabalho, beijokas

  2. mauro.santos Says:

    TENHO ADMIRAÇÃO POR TODA A NATUREZA, MAS EM ESPECIAL PELAS PLANTAS, E EM CARÁTER ESPECIALÍSSIMO PELAS ÁRVORES. UMA ÁRVORE SOLITÁRIA NUMA CAMPINA BASTA PARA UMA POESIA, O RECORTE DE SUAS SILHUETAS CONTRA O POR DO SOL. UMA FLORAÇÃO E PENSAR QUE É POSSÍVEL TÊLAS EM TAMANHO PEQUENO PERTO DE NÓS É QUASE UM MILAGRE QUE REDIME NOSSOS PESARES. MARAVILHOSO É O BONSAI, MARAVILHOSO QUANDO VEMOS ESTES TRABALHOS DO AIDO BONSAI. ESTOU ME ESFORÇANDO PARA APRENDER A TÉCNICA. QUEM SABE APRENDEREI! PARABÉNS

  3. Soberbia seleccion de mames, la especie que trabajo Breynia disticha nana es ideal para realizar este trabajo, muy pronto voy a postar alguno de ellos ya que los estoy refinando, muchos saludos.

  4. Olá, eu vi a tua lista de material para confeccionar os mames, mas o restante, como proceder, não aparece na página. O que pode ter acontecido? Muito obrigado. Abraços e Parabéns pelo site, muito bom mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 738 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: