Rosa do Deserto – Características de cultivo

Uma das mais belas flores do mundo a  “Rosa do Deserto” tem sua origem no Sul da África e na Península Arábica. Cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, saiba aqui as principais características do cultivo do Adenium Obesum.

Ambiente:

Local ensolarado, cheio de sol e temperatura mínima de 10 ° C. Trate-o semelhante aos cactos. A rosa do deserto, como o próprio nome sugere, se adapta muito bem às condições de baixa umidade.

Rega:

Água deve ser usada com moderação. A Rosa do deserto aprecia água neutra, a água ácida pode causar apodrecimento de suas raízes. O excesso de água mesmo no verão pode causar apodrecimento das raízes que matam gradativamente a planta.

Mantenha a areia ou a terra sempre úmida, porém sem encharcar, não é necessario regar todos os dias, somente quando a areia ou a terra em cima do vaso secar.

Abaixo foto do Adeniun obesun na Africa.

Adubação:

Uma adubação com um bom fertilizante orgânico é necessário a fim de alcançar um bom diâmetro de tronco e floração abundante . Os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes. Nunca aplique o fertilizante, quando o substrato estiver completamente seco. Sempre regue antes, isso evita a queimadura das raízes e a queda de folhas .

Vasos:

Use um pote, ou bacia de cerâmica rasa com excelente drenagem. Há vasos com formas especiais para a criação da flor do deserto.

Preparação do vaso:

Quando for reenvasar a sua rosa do deserto o vaso novo nunca pode ser muito maior do que o que ela está plantada. O aumento ideal é de 50 %, mas sempre com a característica da forma de bacia bem rasa. No vaso profundo a rosa do deserto fica alta e não cria sua maior característica, que é o tronco bem largo e em forma de barril. O vaso no formato de bacia faz que as raízes se espalhem radialmente, criando um belo nebari (base), com raízes bem grossas e bem formadas.

Coloque no fundo pedras, e tela pleastica para que as raizes não cheguem a sair do vaso, dai cubra com um pouco de areia, depois ponha humus de minhoca e plante a rosa com uma mistura de areia grossa e terra enchendo até a borda. (OBS pode ser 2/3 de areia grossa com 1/3 de substrato misturado).

A troca do vaso deve ser durante á primavera ou no verão.

Cultivo:

A Rosa do deserto pode ser cultivada por sementes ou estacas . Os troncos grossos com a característica parecida com os grandes Baobás, só podem ser obtidos através do cultivo de sementes. Um dos segredos para deixar a base do caule interessante é levantar um pouco a planta, deixando a parte superior das raízes exposta a cada replantio, que deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente. Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes feias na planta.  Use luvas nas podas e manuseio da planta pois sua seiva é altamente tóxica.

Foto da semente da rosa do deserto. Ela deve ser plantada deitada, pois a brotação precisa desta posição de contato com a terra para acontecer.

Broto com 20 dias de formação.

Floração:

As florações da rosa do deserto podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono. As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembram outras da mesma família como Alamanda, Jasmim-manga e Espirradeira. As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degradeés do centro em direção as pontas das pétalas. Há ainda variedades de flores dobradas.

 Complemente a matéria lendo sobre a História da Rosa do Deserto.

http://aidobonsai.com/2010/11/06/rosa-do-deserto-adenium-obesum/

 Veja uma galeria fotográfica das árvores no seu ambiente natural na África e na Penísula Arábica:

http://aidobonsai.com/2011/03/22/adenium-obesun-na-natureza/
Entre na galeria e veja mais fotos de rosa do deserto:
About these ads

160 Respostas to “Rosa do Deserto – Características de cultivo”

  1. Eu tenho uma e estou aprendendo a cultivar. Toda informação é importante. Fico agradecida por você ter colocado este artigo em seu blog. Você, sempre superenriquecido meus dias. Beijos.

  2. Maravilhoso Paulo, adoreii, fiquei apaixonada por este blog, vou divulgar.

    Abs

    Sueli Marques

  3. Obrigado por visitar o blog. Grande abraço !

  4. Jania Mara Xavier Says:

    Onde se localiza a semente da roasa do deserto? Obrigada.

  5. No mercado livre você encontra a venda de várias cores. Eu já comprei no mercado livre. Segue link : http://lista.mercadolivre.com.br/sementes-þ-rosa-do-deserto

  6. Samara Couto Says:

    Por favor preciso de ajuda… O tronco da minha planta n fica grosso como esses da foto , n sei o q fazer. Me ajudem por favor! Grata. Aguardo retorno

  7. Oi samara ! Boa tarde. o que acontece com ao criação dos bonsais , é que eu só mando a árvore para o vaso final de cerâmica, ou lage de pedra, com o trarbalho finalizado. São poucas as plantas que tem o crescimento no vaso de maneira substâncial. Eu planto em escorredores de macarrão e esses eu levo ao chão ou em bacias de 200 litros, isso proporciona um bom desenvolvimento da árvore. Por isso procuramos sempre mudas antigas, já com bom desenvolvimento de tronco e raízes. Me mande uma foto de seu bonsai. paulonetto.diretor@gmail.com

  8. Adalberto de Almeida Says:

    Pres.Prudente,19 de março de 2012.

    Fiz hoje conforme orientação de vocês a mudança de vaso da minha Rosa do Deserto .Já replantei uma de minha nora e está maravilhosa .

  9. sou principiante e queria saber porque estão a cair as folhas do meu ULMUS PARVIFOLIA

  10. O Ulmus parvifólia é uma árvore que troca todas as suas folhas. Eu faço de 2 a 3 desfolhas totais. Em Agosto retiro todas as folhas , elas nascem todas novas em 10 dias. Querendo pode desfolhar, sem problemas.

  11. Que bom fico feliz , depois mande uma foto ! paulonetto.diretor@gmail.com

  12. Mattuzalem Lopes Cançado Says:

    Estou maravilhado com tanta beleza em um só lugar!
    Parece “um nirvana” em miniatura, igual o dos meus sonhos!
    Pela formosura de seu capricho com os bonsai, podemos ver todo o seu coração, parece-me que os seus dedos são mágicos e sua mente desenha a perfeição da natureza Budha que existe em seu coração! Obrigado por me permitir navegar por tão lindo motivo de sua calma existência, que somente os puros conseguem manifestar.
    Abade Mattuzalem Lopes Cançado

  13. Bom dia! tenho aki em casa duas rosas do deserto, as duas estão plantada em cakeiras. e quero saber como posso passa-las das cakeiras para o solo.

  14. Oi Fábio o que são cakeiras ? abracão

  15. Olá! Boa noite, acabei de comprar 2 mudas da flor do deserto, posso plantá-la em uma jardineira?
    Obrigada

  16. Se a jardineira for muito estreita não a flor do deserto gosta de bondeja rasa 5 dedos de altura, com pelo menos 40cm de largura. Assim ela fica bem gordinha e baixa, com floração abundante. abração

  17. Oi , obrigada pela atenção. Só que minha jardineira é daquelas grandes em janela de apartamento , tem 40cm de largura , 50cm de profundidade, 3m de comprimento, então me parece que é melhor plantá-la em uma bacia não é?
    Obrigada Meyre

  18. tenho quatro mudas para replantar o que uso na terra/

  19. Vc poderia experimentar: 2 partes de composto organico + 1 parte de esterco de gado curtido + 1 parte de humus (vermicomposto) + 3 parte de areia. Coloque 3 colheres de farinha de osso para cada 20 litros da mistura.
    Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo perfeitamente drenável, neutro, arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos esparsos e regulares. Não tolera o frio abaixo de 10ºC ou encharcamento. Apesar dessas exigências em drenagem não é bom deixá-la muito tempo sem regas. Em países de clima temperado e frio ela se torna semi-decídua e deve ser conduzida em estufas aquecidas no inverno. Ainda que tolere meia-sombra, florações abundantes só serão obtidas sob sol pleno. Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidas não naturais e cicatrizes feias na planta, e luvas, pois sua seiva é altamente tóxica. Multiplica-se por sementes e estacas.

  20. Aido.. Por favor, me ajude. Qual a época que se poda a Adenium? O inverno no sul é mais rigoroso, é hora de podar? Abç

  21. [...] Ler sobre a rosa do deserto #socialbuttonnav li{list-style:none;overflow:hidden;margin:0 auto;background:none;overflow:hidden;width:62px; height:80px; line-height:10px; margin-right:1px; float:left; text-align:center;} [...]

  22. Tenho uma rosa do deserto que deve estar para completar dois anos… A minha dúvida é que, apesar dela sempre florescer, ela quase não tem folhas… As poucas folhas que tem ficam bem nas extremidades.. próximo de onde brotam as flores. É normal???
    Acho tão estranho isso.

  23. Sim de 4 há 8 pétalas nas extremidades. Para a flor do deserto encorpar, tem que plantar em um vaso raso,aí o tronco engrossa e ela emite mais galhos. abraço

  24. UM PROFESSOR DE KARATÊ PERGUNTOU PARA MIM O QUE SIGNIFICA UM BANCO,UM VASO DE CERÂMICA E UNA ROSA
    EM CIMA DE UM BANCO DE JARDIM
    GOSTARIA DE SABER A RESPOSTA

  25. meu bonsai de cerejeira morreu porque

  26. Oi! Comprei uma rosa do deserto com brotos (as que parecem vagens), Gostaria de saber como plantar as sementes, ja que um broto ja abriu e coletei este broto em um saquinho. Obrigada!

  27. siliva mariaq Says:

    tenho 4 exemplares da rosa do deserto , gostaria de saber qual época para a poda. E tenho uma que tem um ramo só gostaria de saber se posso cortar para que ela encha de ramos

  28. suas flores são lidas

  29. ganhei uma rosa do deserto .fiquei apaixonada comprei mais 3 mudas e estou me enterecando muito por elas e por fim comprei mais sementes no mercado livre so nao sei se vou consegui fazer as mudas.me ajude.amigo

  30. Plante em um vasinho raso com um substrato bem drenante (50% pedrisco 25% carvão ativado, 25% terra preta) , não regue muito para não apodrecer o broto.

  31. Anderson Robert Says:

    Estou muito interessado na produção da rosa do deserto, tenho bom espaço para o cultivo e gostaria de saber se a planta se adapta ao plantio em solo.
    Se possivel o espaçamento entre plantas e entre ruas e qual a quantidade necessária para o plantio em um terreno de 1000m².
    resido na cidade de Cuiabá onde a temperatura média anual gira em torno de 30º mas com alguns dias de frio intenso, que demoram não mais de 4 dias.
    Poderia me dizer se é possivel essa plantação?
    grato pela ajuda

  32. Isabel Cristina Campos Says:

    Adquiri uma muda e está com 20 cm. Está com várias raízes finas ao redor do tronco. Devo deixar crescer naturalmente todas?

  33. Bom dia meu nome é Kelly a rosa do deserto fica no sol por que aqui é muito quente. O meu marido reclama e diz que ela vai morre, e ela estar com mofo e as pétalas esta ficando amarela. Por que? Eu não sei mas o que fazer. Não sei a hora de troca o vaso , tenho medo de mata a planta me ajude por favor estou enviando a foto dela como ela estar. Obrigado.

  34. Sim depois que engrossarem, dão um aspecto lindo a base da planta. abração

  35. Obrigado por visitar o blog, desculpe a demora Mande suas dúvidas para : paulonetto.diretor@gmail.com abração

  36. Sonia Aparecida Says:

    Amei as informaçoes…so nao entendi qdo elas dao as sementes,se elas caem ou qdo serao colhidas…

  37. as minhas sementinhas nasceu quase todas e estao com 6 cm e agora como cuidar delas elas ja tem 4 folhinhas, sera que vai demorar para florir.

  38. Laudiceia Ramires Says:

    Estou agradecida pela informação,gostaria tambem de saber o que fazer com a baji que está se formando na minha rosa,ela tem um formato de pinça,me paresce duas baji com a ponta grudadas,obrigada por enquanto!

  39. Oi, o que você chama de Baji? abraço

  40. como conseguri sementes desta planta

  41. claudio Ambrosio Says:

    boa noite !!meu nome é Claudio e cutivo a flor do deserto em meu apartamento..pelos comentários , minha flor do deserto também perdeu suas folhas e está com algumas na extremidade.Seria porque eu estou regando 2 vezes na semana? penso em levá-la para replantá-la em minha casa no litoral paulista (litoral Norte) será que ela se adapta ao solo deste local??
    muito obrigado , aguardo retorno.
    Claudio – São Caetano do Sul – SP

  42. Pode ser as minhas eu rego uma vez por semana e estnao a sol a pino ! Mas é normal a perca de folhas após floração.

  43. Boa Noite Aido…Estou muito contente por encontrar tantas dicas para os Minhas Adeniuns.Gostaria de saber qual a adubação devo usar para que elas dêem bastante flores como as das fotos do seu blog…Tenho uma que já floresceu…e agora irá dar a primeira florada deste ano..Só que tem poucas flores,umas 03..E as outras…são pequenas e nunca deram flores…eu comprei a muda já faz um 6 meses e já estão com uns 20 cm + ou -.Usei adubo p/floração 04-14-08…mas possuo adubos mais fortes que são das orquideas…Será que poderia Utiliza-los ?…E qual é a proporção correta do Adubo:para Florescer e para Crescer.Desde Já Muito Obrigada….Abraços…

  44. Oi onáia, você pode usar osmocote, que é um adubo de liberação controlada. Vc encontra no mercado livre ou em lojas especializadas em jardinagem. abração.

  45. aki e sabrina gostei muito toma que eu ganho uma nota boa obrigado pelo invormacao

  46. foi de muita utilidade estou na minha primeira rosa mais ja comprei sementes seguirei seus ensinamentos espero em breve poder escrever coisa boa a respeito do meu começo

  47. eu tenho duas mudas q ganhei de minha mae agora cm faço para cultiva sem ter risco delà morre

  48. Cultive em sol pleno e só regue agora no inverno uma vez por semana. No verão 2. Esta é uma planta de deserto, gosta de sol a pino. abração

  49. ieda becker Says:

    Uma de minhas mudas de ROSA DO DESERTO está ficando com as bordas das folhas amareladas, tb o tronco é alto e esguio. Como devo proceder?

  50. Ela está em sol pleno?

  51. ieda becker Says:

    Sim ela está em sol pleno 8h às 11h. Será demais???

  52. as minhas rosas estão com as batatas muchando que devo fazer mim ajude

  53. Elas estão pegando sol pleno? Vc está regando muito? abração

  54. posso plantar a rosa do deserto no chao e quanto tempo que uma muda enchertada pode viver

  55. Pode em local e sol pleno, mas preparando um solo rico em matéria orgânica, mas que não encharque. abração

  56. Obrigada pela resposta. Porém, ainda não consegui contornar o problema das fls amareladas nas ´pontas

  57. judih lopes de brito aladim Says:

    Bom dia gostaria de saber como conseguir umas sementes para cultivar , moro no rio grande do norte.

  58. Você encontra saquinhos com 30, 40 sementes no mercado livre. abraço

  59. olá tenho uma rosa do deserto que comprei faz mais ou menos um ano, ela veio em um vaso pequeno de plástico ai fiz a troca para um jarro de cerâmica 23 de diâmetro e 13 de profundidade, o caule está fino e ela está crescendo muito verticalmente, as folhas estão bonitas, porém desde que comprei não floresceu, sendo que ela veio florida, ao cair as flores não floresceu mais, o que pode está acontecendo com ela?

  60. Era para era florescer este mês, ela está pegando sol Pleno? Qual o solo que vc colocou , quando mudou de vaso? abraço paulonetto.diretor@gmail.com

  61. francisco andrade Says:

    Olá Paulo, primeiro te agradecer pela tua boa disposição em postar assuntos tão interessantes, agora a pergunta, no caso de começar o cultivo de Rosa do Deserto, que tipo de vaso poderia utilizar, quanto ao tamanho e quantas sementes colocar por vaso? Obrigado e um forte abraço.

  62. Quando se começa já com uma muda adulta (mais de 2 anos) o ideal é uma bandeja de cerâmica ou barro de 30cm de diâmetro por 6, 7 até 9cm de altura, com uma boa perfuração, para boa drenagem de água.

    Existem sementeiras para começar o cultivo, mas depois das mudas terem mais de 7cm, você já pode isolar em vasos separados. Você pode colocar mais de uma em um vaso, se vc não tiver a intenção de cultivar na forma de bonsai. abraço

  63. Olá! sim ela está pegando sol mas não tanto, a tarde costuma ficar na sombra, e o solo que plantei e uma mistura de areia com adubo.
    Grata pelas informações!

  64. Anneliese Sacic de Brito Lira Says:

    Boa tarde Aldo. Eu vendo mudas da rosa de deserto em um varejão local. So que agora preciso da sua ajuda. Tenho umas mudas que fiz com as sementes em março e elas estão muito pequenas não desenvolveram como era esperado. O que devo fazer? Obrigado.

  65. Boa noite,
    Gostaria de saber qual o melhor osmocote para a rosa do deserto. é o 15-09-12 ou 18-05-09 ou ainda 14-14-14? Desde já, agradeço.

  66. Boa noite . Qual o substrato que elas estão plantadas? abraço

  67. Elisete Bessa Says:

    Oi adorei as informações sobre a Rosa do Deserto. Encontrei uma planta resistente ao sol e que produz flores. Agora vou procurar nas floras. Obrigada

  68. Boa tarde Elisete. Você encontra sementes e plantas também no mercado livre. abração

  69. Que benção muito lindo quero cuidar da minha assim também.

  70. Joyce M A Couceiro Says:

    tenho varios pés de rosa do deserto e gostaria de saber como fazer mudas beijosss

  71. Olá Joice ! É corta galhos de 3c, há 7cm, raspar 2cm da base, deixando a seiva exposta e plantar. Não deixe enxarcar, e deixe as estacas em meio sol. Se puder comprar superdrive, ou algum enraizador, deixe de molho em um copo por 10 minutos. abração

  72. Boa noite… antes gostaria de parabenizar pelo os esclarecimento por esta linda planta.Eu comprei uma muda e já mudei de vaso.só que estou preocupada porque as folhas ficam amareladas.É normal?Também com muita duvida quanto a regamento,estou aqui no sertão da Bahia é muito quente a região,mais queria saber pelo ou menos enquanto dias poderia está regando.me ajude nesta parte.aguardo resposta um abraço…

  73. Oi Josenta, nesta época a rosa costuma perder as folhas, mas brota em 7 / 14 dias , com flores. A Rosa do deserto gosta de sol pleno ! Pode deixar no sol a pino, mas regando de 3 em 3 dias, sempre que o substrato estiver sempre seco. Os galhos dela se começam a ficar moles, é excesso de água. Me escreva tirando todas as dúvidas que tiver. abração, obrigado por visitar o blog.

  74. LINDAS….EU GANHEI UMA ROSA DO DESRTO…SO QUE ELA ESTÁ FICANDO COM AS FOLHAS AMARELAS….VC PODE ME DISER O POR QUE?MUITO ABRIGADA…ABRAÇO

  75. Oi Lucrecia ela pode estar perdendo as folhas antigas. É importante deixar ela em sol pleno, e só regar de 4 em 4 dias, deixe sempre o substrato secar antes de regar de novo. Essa é uma planta desértica. Qualquer outra dúvida me escreva.abração

  76. olá, minhas flores do deserto estão ficando com as folhas amarelas e caindo, por que?

  77. Oi Ludmyla, ele pode estar trocando as folhas, ela está em sol pleno? Quantas vezes por semana vc molha a planta? abraço

  78. lucrécia begali Says:

    oi… ela não toma sol direto…e agora com esse calor eu esto molhando, duas vez por semana…e o meu nome .e LUCRECIA…ob rigada,,

  79. Lucrécia essa é uma planta desértica, ela para se desenvolver e sobrevier precisa de sol pleno, sol a pino, e mesmo com sol a pino aqui no Rio de Janeiro eu só rego as minhas 01 vez por semana. As minhas estão comigo há 4 anos e dão flor o ano todo. A rega excessiva propicia o apodrecimento dos galhos, eles ficam liquefeitos, e apodrecem. abraço

  80. lucrécia begali Says:

    Ta mais ela estava no sol, e começo cai as folhas… e ai o que fazer? abraço…

  81. Olá! As minhas rosas do deserto estão em substrato próprio para ela, drenam facilmente. Não sei a composição pois compro em uma flora que vende rosas do deserto e bonsais. Elas estão lindas, começando a florar .Por enquanto tenho usado osmocote 15 09 12, mas recomendaram trocar para 14 14 14 por causa da floração. O que vc acha?
    Desde já, agradeço-lhe a atenção.

  82. Aido as minhas mudas estão com o caudex murcho por que sera?

  83. Gostaria de saber como fazer para podar a minha Rosa do Deserto, que está ficando muito alta, apesar de a base do tronco estar com apenas 5 cm de diâmetro. Em que época do ano é melhor fazer a poda? Ela esta plantada em um vaso pequeno, de 10 x 15 cm de diâmetro

  84. Pode cortar com tesoura bem afida, próximo a base. Os galhos que você cortar, vc pode tentar fazer novas estacas. É so raspar a base ,deixando a seiva a mostra e enterrar.

  85. Obrigado pelas informações!!

  86. Incrível essas dicas parabéns
    Gostaria de umas dicas
    A minha rosa do deserto eu a comprei a uns 5 meses ela veio sem flor e nunca floresceu comigo normal? e ela tem apenas um único galho como faço para aumentar estes galhos? qual mês melhor para se fazer poda e para replanta-la ?
    graças sua dicas achei vários erros como:
    O vaso é de plastico pequeno ( aproximadamente 8 cm de diâmetro) e detalhe a terra e preta bem compactada e ao olhar por baixo do vaso vi que ele não tem pedregulho para drenagem e a raiz esta saindo pra fora do furo de vasão de aguá
    Ela não esta sob sol pleno, fica numa janela e pega sol mais na parte da manha pois moro numa casa onde não há quintal e não tem onde pegue sol diretamente
    obrigado

  87. Thiago, vc pode me mandar uma foto da planta, para eu poder ajudar melhor. Queria olhar a estrutura da planta. abraço
    paulonetto.diretor@gmail.com

  88. ana ramos goivinho Says:

    fis um enxerto na minha rosa do deserto coloquei a vermelho no rosa e agora que cor ela vai dar flores

  89. Obrigado por visitar o blog !

  90. Amo a flor do deserto, tenho umas 6 cores, gostaria de uma vermelha, ou branca, onde comprar mudas, as raízes rdposatas no caule se corta?, tirem minhas dúvidas, boa sorte p tds.

  91. Você encontra sementes no mercado livre. abração

  92. William de Castro Says:

    Meu caro, estou precisando muito de seu conhecimentos, sou inexperiente com Adenium porém encantado com tal beleza, comprei minha primeira muda numa casa de jardim, minha falta de conhecimento me fez encharcar o adenium no qual apodreceu e durante meses tentei salvar mas ao fim ele morreu, não desisti, comprei mais duas mudas e logo que comprei a maior tinha a caudex duro, verde e vistoso, alguns meses o caudex murchou um pouco e ficou meio que engelhado, hora fica mais duro hora fica mais fofo mas não como antes. As mudas não levam tanto sol, umas 4h por dia, o máximo que consigo do meu apartamento, fiz o que pude, comprei fertilizante, pó de osso, torta de mamona e etc. Preciso da ajuda de alguém experiente.

  93. O problema é que o Adenium precisa de sol pleno, sol de meio dia na cabeça, e poca rega As 4 horas que vc tem sãõ em que horário? abraço

  94. William de Castro Says:

    Normalmente a partir das 10h até umas 14h ou 15h. Depois de ter perdido a primeira muda com excesso de água fiquei muito receoso com as novas mudas então costumo regar com pequenas quantidades de água uma ou no máximo duas vezes por semana, e faço isso pela manhã por volta das 7h. Observei que na muda maior começa a surgir botões de flores mais ainda uma folha ou outra teima a amarela e o caudex fofo.

  95. Rossana Martins Says:

    Adorei o blog, gostaria que alguém me ajudasse, minha rosa do deserto está com a raiz mole, parece podre, as folhas estão verdes, mas ela está com aperência murcha, o que faço pra ela se recuperar? parei de regar pis não sei o que fazer, o que devo fazer p/ ela se recuperar? por favor!

  96. Vocêˆdeve estar regando muito, ela está em sol pleno? Quantas horas de sol ela está pegando por dia? abraço

  97. ja estou com seis mudas novas de semente q comprei estào com uns 15a20 cm esta indobem tenho uma mais velha q ja podei uma
    vez agora ela soltou qze todas as folhas queria podar de novo como faço mudas com estaca da outra vez tentei mais as estacas morreram apodreceram preparei a terra como vc ensina queria saber tambem qdo ela vai soltar semente ja tem uns dois anos q comprei estou sempre lendo o q vc escreve estou satisfeita esta dando certo obrigada abraços

  98. Olá ,
    Resumidamente um relatório de como é a Rosa do Deserto.
    As floriculturas estão em todos os recantos do Brasil e só temos acesso através de sites.
    E porque não é esclarecidos pequenas coisas que acontecem com as plantas!
    Por exemplo,as folhas daninha planta estão parecendo que são murchas,porque a florzinha que estava brotando caiu,na poda o que se coloca qdo sai aquela águinha?
    Nós que não temos conhecimento procuramos essas respostas e não encontramos.
    Simplesmente gostamos de plantas e se não ensinar essas coisas não compramos mais.
    Esclareçam detalhes.
    Obrigada

  99. Maria de Fátima Vilela Santiago Says:

    Estou apaixonada pela rosa do deserto. Quero começar a cultivar. O que é melhor: comprar as sementes ou mudas?

  100. Maria de Fátima Vilela Santiago Says:

    Como é o preparo de solo para semeá-las e plantá-las?

  101. Faça um solo rico em materia orgânica, mas bem drenoso, usando 40% de caco de tijolo 40% terra negra 20% casca de pinus moido. abracão

  102. Você encontra no mercado livre.

  103. Oi Rosêngela, hoje aqui no blog recebo muitas dúvidas, não sou um especialista, tenho apenas 5 rosas do deserto. Mas estão comigo já há 9 anos. O maior segredo é que elas ficam em sol pleno, direto, e eu só rego uma vez por semana, isso no verão, no inverno de 10 / 12 em 12 dias. Uso um substrato drenante 40% terra preta – 40% caco de tijolo moído e 20% de casaca de pinus moída. Eu moro na beira da praia, a rosa do deserto é uma planta desertica, ele precisa de pelo menos 9 horas de sol pleno, se não apodrece. Ela gera flor quase o ano todo, pode se gerar mudas de seus galhos. Qualquer outras dúvidas é só escrever. abração

  104. boa tarde!! tenho uma rosa do deserto, quando posso podar os galhos para que o tronco fique mais grosso?

  105. Olá, gostaria de saber em que vaso ela está plantada e qual substrato? Se puder me mande uma foto paulonetto.diretor@gmail.com assim tenho como ajudar mais. abraço

  106. Aline Ferreira Says:

    Ganhei uma rosa do deserto e ela já está sem flor, gostaria de replanta-la em um vaso de cerâmica, como li a melhor época é primavera e verão no entanto gostaria de replantar agora no inverno. Será que é muito prejudical pra planta?

  107. Qual a melhor epoca para podar a rosa do deserto? Estou apaixonada por esta planta.

  108. Na entrada da primavera até o final do verão. Não poder nos meses de frio e grande umidade. abraço

  109. Só não corte as raízes, e tenha o cuidado de compactar bem a terra, para as raízes não ficarem expostas. abraço

  110. Gaspar Rodrigues Says:

    Gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo replantar ou transplantar minha rosa do deserto??

  111. Dependendo do enraizamento no vaso uma vez por ano, mas depende do tamanho do vaso em que ela está plantada. Estou por aqui, querendo me mande uma foto: paulonetto.diretor@gmail.com

  112. Hochai Adriano Says:

    oi Aldobonsai, tenho em forja a abertura de uma floricultura e preciso de adequirir varios tipos de bonsai, para a minha loja,entretanto nao sei se o clima em meu Pais e propicio para a criacao do bonsai?por outro lado, preciso saber como posso adequirir o vosso fornecimento.
    Sds
    Hochai

  113. Oi Hochai segue meu email, assim tenho como ajudar a você com os bonsais. abraço

  114. Zelí Oliveira Santos Says:

    Oi, gostaria de saber qual o risco real da parte tóxica da flor do deserto para quem a manipula, é perigoso mesmo? Uma outra pergunta: o que fazer para controlar os fungos que aparecem.
    Obrigada.

  115. É só depois de manipular lavar bem as mãos, para os fungos use o SPB verde, aplicando 3 vezes de 10 em 10 dias. Elas estão em sol pleno? abraço, obrigado por visitar o blog.

  116. Zelí Oliveira Santos Says:

    Muito obrigada pela atenção e os esclarecimentos. É muito bom saber que temos um canal aberto com este tema.
    Abraços.

  117. Amei <3 o site já comecei a fazer tudo isso nas minhas duas rosas do deserto elas estavam sequíssimas molhei um pouquinho e deixei a terra fofinha parabéns!!! Pelo maravilhosíssimo site.

  118. Obrigado por visitar o blog. abraço

  119. Olá, plantei minha flor do deserto no vaso de barro mas suas raizes ficaram expostas e dai cairam todas as folhas, depois plantei-a no solo sem preparo e ela ainda continuam sem folhas so os caules, hoje fui poda-la para ver se ainda estava viva, e a parte de dentro do caule esta verde, o que devo fazer nesse caso, ela ja esta no solo a mais de dois meses…

  120. oi boa tarde ,tenho uma rosa do deserto, gostaria de saber por que S RAIZES ESTAO AMARELANDO,estou morrendo de medo de perde-la.desde ja obrigada.

  121. Oi Edilene, quantas horas de sol ela está pegando por dia? abraço

  122. Oi Bárbara vc pode me mandar foto dela para meu email. paulonetto.dirretor@gmail.com Ela está pegando quantas hora de sol por dia? abraço

  123. ola, ela pega o sol da manha, já encaminhei a foto, obrigada!!!

  124. Ela está pegando quantas horas de sol por dia?

  125. Prezado,
    Adquiri uma rosa do deserto há 05 meses, e tinha uma flor,observo que há um crescimento, mas não apareceu nenhuma nova flor…
    é normal?

  126. Sim agora na entrada da primavera ela vai dar mais flores. obrigado por visitar o blog.

  127. Boa tarde.Tenho uma rosa do deserto que após 2 anos em minha casa,perdi o medo, e podei-a.Nos cortes em forma de bisel,após enxugar a seiva,coloquei creme dental para selar.Deixei a planta no mesmo local em que estava,ou seja: ensolarado. Estou notando que as pontas que foram podadas ,estão murchando. Devo fazer outra poda e coloca-la na sombra por um certo período? Onde errei?Ela ,a planta, está também com uma rachadura .Por favor,responda-me pois em minha cidade,nas floriculturas existentes,nada puderam me informar. Creio que terei que agir logo pois temo perder a planta.Muito obrigada.

  128. maria aparecida de lima oliveira Says:

    Qdo adquiri minha rosa do deserto fiquei tão fascinada com a beleza da raiz. Comprei 3 mudas e dei de presente as minhas amigas. As delas floresceram varias vezes, e com muitas flores iguais as suas. A minha só tem beleza na raiz, é perfeita, mas só dá uma flor, quando dá. Será por que?

  129. Moro no litoral catarinense e temperatura cai muito no inverno. Posso cultivar rosa do deserto e coloca la em casa no inverno???

  130. hello!,I love your writing very much! proportion we be in contact extra approximately your post on AOL?
    I need an expert on this space to solve my problem.
    May be that’s you! Having a look forward to peer you.

  131. Ola preciso de ajuda…minha flor do deserto tem qse 1 ano ainda nao floresceu quando as folhas começam a ficar bonita elas secam e caem toda vez…oque eu faço para salvar parece que dessa vez ela ta morrendo!!!

  132. Anesia alves nabas Says:

    Eu tenho 11 mudas de adenium estao lindas , sempre vejo as dicas com vcs pra melhorar as minhas rosas . Vou mandar foto de um enxerto que fiz . Abraço .

  133. It will be a pleasure to help . Follow my email. big hug

  134. Ela mesmo no inverno precisa de sol pleno, ou uma estufa coberta com sol pleno. Ela como uma planta desértica, não aceita bem o frio. Precisa de sol o dia todo, e regar muito pouco, 12/ 12 dias

  135. Oi Maria ? Que quantidade de sol ela está pegando por dia? Quantas vezes vc está regando??? abração

  136. Oi Aleida, como ela é uma suculenta, não pode usar creme dental, use um sicatrizador de bonsai, compre no mercado livre. Faça outro corte, não em bizel, corte reto, e aplique a pasta cicatrizante. Quantas horas de sol ela está pegando por dia? Vc está regando muito? abraço

  137. Pamela tire algumas dúvidas? Quantas horas de sol ela pega por dia? Você está regando quantas vezes por mês? Em que substrato ela está plantada? Qual o tamanho do Vaso? Você pode me mandar fotos? abração, obrigado por visitar o blog: paulonetto.diretor@gmail.com

  138. Alguem poderia me ajudar, não quero que minha rosa do deserto morra, ela esta com a batata bem murcha, e sem folhas e flor, vem fraca, o pouco que li eu ja replantei num outro vaso mas nao parece melhorar, o que posso fazer para ela fortalecer? Meu email é: kemelamir@hotmail.com
    Por favor me ajudem, entrem em contato por email

  139. maria nazaré Says:

    Olá tenho uma rosa do deserto de 4 anos de idade, resolvi mudar de vaso e deixei as raízes mais exposta, só que as raízes estão apodrecendo, eu usei uma mistura de adubo comprado já pronto nas sementeira e um pouco de um pó de coqueiro pra deixar a terra mais soltinha, será que está errado? me ajude por favor pois ela é muito linda e flora o ano todo.

  140. Oi Maria,boa noite tire algumas dúvidas? Quantas horas de sol ela pega por dia? Você está regando quantas vezes por mês? Em que substrato ela está plantada? Qual o tamanho do Vaso? Você pode me mandar fotos? abração, obrigado por visitar o blog: paulonetto.diretor@gmail.com

  141. Oi Kemel, boa noite. Tire algumas dúvidas? Quantas horas de sol ela pega por dia? Você está regando quantas vezes por mês? Em que substrato ela está plantada? Qual o tamanho do Vaso? Você pode me mandar fotos? abração, obrigado por visitar o blog: paulonetto.diretor@gmail.com

  142. Olá Pessoal, me ajudem, a minha rosa começou a cair muito as folhas e então fui perceber que existe uma mancha na raiz e esta mole onde tem essa mancha, o que posso fazer como posso cura-la???

  143. 1- Francielli tire algumas dúvidas? Quantas horas de sol ela pega por dia? Você está regando quantas vezes por mês? Em que substrato ela está plantada? Qual o tamanho do Vaso? Você pode me mandar fotos? abração, obrigado por visitar o blog: paulonetto.diretor@gmail.com

  144. Boa noite! Tenho uma rosa do deserto 6 meses. Quando comprei fui orientada usar um fertilizante á cada 15 dias uma tampinha para 500 ml de água e que era para trocar de vaso com 6 meses. Seguir as recomendações, na semana passada fui em um horto que me orientou colocar terra vegetal e pedras no fundo do vaso. Depois dessa mudança, estava para florir só que as flores ficaram com manchas marrom e não abriu caiu é as folhas estão com pintas marrom e amarelada. O que devo fazer? Amei seu blog , vc esta de parabéns! Duas coisas indefesas que descobrir o amor verdadeiro: minhas plantas e minha cachorrinha. Obrigado!!

  145. Oi Ana eu tenho muito amor pelos meu cachorros e pelas minhas plantas. obrigado por visitar o blog.

  146. Nossa fico maravilhada com os depoimentos mas fiz pedido de algumas sementes pela internet e hoje faz um mês e nunca chegou como faço para adquirir sementes ou mudas? Tem um local seguro? Moro em Goiás e gostaria muito de cultivar um dessas Plantas. Obrigada.

  147. Você pode encontrar e encomendar no mercadolivre. abraço

  148. Boa noite, eu tenho uma rosa do deserto há 2 anos e quero saber se tem como eu deixar ela sobre uma PEDRA, técnica muito usada em Fícus benjamina, tem como eu usar dessa técnica em minha rosa sem ela ficar danificada ??
    Abraço.

  149. Alexandre Costa Says:

    Olá, bom dia, Eu comprei um Rosa do Deserto a certa de 1 mês e a troquei de vaso, pondo húmus de minhoca e um pouco de pedriscos brancos número zero, para deixar o solo menos suscetivel a excesso de humidade. Contudo, as folhas, a última semana começaram a ficar amarelas e cair, não todos, mas, grande parte. A floração está ocorrendo normalmente.
    O que posso fazer?

  150. Boa noite,tenho duas rosas do deserto, adorei as dicas agora sei como cuidar direitinho das minhas bebes,

  151. Nesta época a rosa do deserto perde todas as folhas, e aí vem as flores. Ela vai brotar toda de novo. Qual a proporção do substrato que vc usou. Com o pedrisco só tem Hulmus ?? abraço

  152. Oi Hirlan, na Rosa do deserto é um processo demorado e tem que ser muito cuidado. Depende da estreutura da planta, eu cortaria a base do caule central, colocaria cicatrizante, esperaria 4/5 meses até cicatrizar totalmemnte. Colocaria uma pedra em sua base e enterraria de novo, completamente, e ao logo de meses, iria, aos poucos deixando a base mais exposta, fazendo isso ela vai naturalmente, emitindo raízes mais para o fundo, é um demorado, no ficus o crescimento e resistência das raízes é muito grande.

  153. Olá boa tarde! Comprei uma rosa do deserto a mais ou menos dois meses, ela veio linda com flores e o caudex bem grossinho, porém de uns 15 dias para cá perdeu algumas folhas as flores murcharam e caíram, retirei ela do vaso e a raiz estava podre, cortei td a parte podre que foi todo o caudex grosso ela ficou sem raiz limpei a parte podre e passei creme dental como me ensinaram, deixei um dia e agora replantei em um vaso menor no substrato. Fiz certo? Tem algo que posso comprar para colocar na planta para ela enraizar de novo e ficar linda novamente não quero perder a planta. Obg.

  154. Oi Emilaine. Por enquanto nnao mexa nela, vc cortou a quanto tempo a raíz? Quantas horas de sol ela está pegando por dia?

  155. Olá! Boa tarde!! Há alguns dias ganhei do meu esposo uma rosa do deserto de presente, fiquei super feliz, comprei um vasinho, preparei a terra e a plantei, só que percebi uma parte de seu caudex com cor diferente, tenho observado que ele está mole e parece que apodrecendo, como seu caudex possui duas grandes raízes, e só uma aparentemente está doente, pensei em cortála e passar canela e em seguida deixar cicatrizar ao sol, para depois replantá-la. Queria saber se esse é o procedimento correto, me ajude não queria perder minha planta, principalmente pq foi presente de meu marido, rs. Como faço?

  156. Corte a raíz podre e coloqque cicatrizante. Espere um semana amntes de transplantar. cuidado com a rega. abraço

  157. Rosa do deserto:
    1- Pamela tire algumas dúvidas? Quantas horas de sol ela pega por dia? Você está regando quantas vezes por mês? Em que substrato ela está plantada? Qual o tamanho do Vaso? Você pode me mandar fotos? abração, obrigado por visitar o blog: paulonetto.diretor@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 736 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: