Troque suas folhas, mantenha suas raízes. Por Claudia Penteado

Posted in Aido Bonsai, Bonsai - Meus Trabalhos with tags , , on 16 d e fevereiro d e 2014 by aidobonsai

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Todo mês Claudia Penteado vai buscar uma nova arte e escrever sobre uma experiência diferente para publicar no site da revista Época suas percepções. Essa matéria sobre o Bonsai e Penjing foi apenas o começo de suas novas experiências.  Vale a pena conferir todas que ela irá buscar. Abaixo, a matéria ilustrada com muitas fotografias. Queria agradecer aqui a chance de dividir um pouco da minha arte com essa pessoa especial e jornalista incrível!

Para lêr  as matérias de Claudia Pentado entre no link ao abaixo:

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ruth-de-aquino/noticia/2014/02/btroque-suas-folhasb-mantenha-suas-raizes-por-claudia-penteado.html

Troque suas folhas, mantenha suas raízes. Por Claudia Penteado

Na ‘Visita de Domingo’, Claudia conta por que decidiu fazer uma coisa totalmente nova a cada mês. Por uma vida mais criativa, com seus riscos e encantamento

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“Com o Bonsai, percebi que o que mais desejo agora é cuidar de meu jardim, da minha casa e das pessoas importantes na minha vida. Há na arte do Bonsai algo de divino.” (Foto: Arquivo pessoal)

O título desse post é um pensamento de Victor Hugo, que traduz o meu primeiro desafio do ano: “Troque suas folhas, mantenha suas raízes”. 2014 chegou de supetão com sua onda de calor e sequidão, realçando a pilha crescente de livros por ler, filmes por assistir, viagens por fazer, projetos por desengavetar. É o ano do cavalo – que para os chineses representa movimento, comunicação e o poder que o homem tem de transformar a sua realidade. Foi esse o ano que escolhi para realizar algo planejado, quem diria, ainda em 2013 (no finalzinho, vai).

A decisão foi a seguinte: fazer pelo menos uma coisa inteiramente nova a cada mês. Sem nenhuma pretensão de escalar o Everest, praticar wing walking ou base jump. É simples como abrir uma janela. A ideia é fazer algo pela primeira vez, desde que enriqueça a rotina, estimule novas conexões, oxigene o cérebro e a aqueça a alma. Essencialmente, que sirva para tornar a minha vida mais criativa.

O escritor George Bernard Shaw disse uma vez que a criatividade desperta a inveja dos deuses, e por isso requer coragem. Gosto muito dessa ideia de uma batalha ativa com os deuses. Lá fui eu, portanto, enfrentá-los.

A jornada começou num domingo de manhã, junto à brisa fresca das praias oceânicas de Niterói, em um paraíso chamado Aido Bonsai. Lá, o amigo Paulo Netto concordou em me iniciar na arte do Bonsai. Mas por que o Bonsai?

Foto de Claudia Penteado fazendo imersão do seu trabalho, para compactar a terra, tirando ar, para não deixar espaços entre as raízes.

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Há vários motivos, claro, e um deles foi o desejo de me arrancar de casa e me aproximar da natureza, sujar as mãos de terra. Outro foi a curiosidade, desde pequena, em torno daquelas árvores em miniatura, perfeitas e imperfeitas ao mesmo tempo. A curiosidade é o desejo de mudança, que nos move na direção do novo.

De repente, lá estava eu, as mãos na terra, cavando a raiz de uma Eugenia Sprengelli, preparando-a para ser replantada e aos poucos transformar-se em um Bonsai. Juntas, ali, eu e ela, iniciamos uma nova etapa em nossas vidas.

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Há no Bonsai algo de divino. Dizem que cada miniatura reúne toda a magia da qual as árvores são dotadas. Não há como duvidar da potência dessa união encantadora entre arte e natureza, duas coisas capazes de elevar o espírito – até dos ateus.

A primeira coisa que se aprende na arte do Bonsai é que é preciso paciência. Sem ela, nada feito. Paulo conta que ficou mais calmo e meticuloso depois de tornar-se bonsaísta e especialista também na arte do Peijing – uma arte próxima ao bonsai, sem vasos, que cria minipaisagens em superfícies lisas ou pedras. É o exercício da espera que explica as muitas miniaturas de árvores com seus troncos grossos e mais de 300 anos de idade, passadas de geração para geração.

Foto tirada em fundo negro, para poder observar a estrutura da copa. Isso ajuda a observar os pontos vazios, e onde teremos que retirar nas semanas seguintes o  excesso de galhos e folhas.

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Foto já com estudo, de como a copa devemos no futuro preencher do lado direito, onde ainda não tem uma triangulação da copa.

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Cuidar de um Bonsai é um trabalho manual, delicado, de escolhas importantes, dia após dia. Os pequenos e frágeis galhos sempre poderão ser mudados de direção – para o bem e para o mal, pois podemos perdê-los por descuido.

O sociólogo Richard Sennett compara o ato de “moldar” e administrar as resistências dos materiais às resistências e idiossincrasias das relações humanas. Segundo ele, o trabalho manual ensina a lidar com as resistências sem lutar contra elas, e sim tentando entendê-las. É isso.

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Depois de muito falar sobre essa nova noção do tempo, sobre raízes, poda, estaca, sol, chuva, regas, devo dizer que ganhei vários presentes, naquele domingo, no jardim do Paulo Netto. Mas vou destacar três. O primeiro foi a iniciação nessa surpreendente arte em obra aberta, praticada em um ser vivo que respira, se alimenta, cresce e reage a cada escolha feita. Essa “obra” pode originar novas árvores, pode durar uma vida – ou várias.

Claudia fazendo uma poda de forma em sua Eugenia Sprenguelli.

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Li em algum lugar que praticar o Bonsai ajuda a preservar o coração de criança. Depois de conhecer o Paulo Netto, só posso acreditar nisso. Ele é um brincalhão capaz de contagiar a mais soturna das criaturas. Este foi outro dos presentes que ganhei: avivar o olhar lúdico para o mundo, a capacidade de imaginar e de brincar, que costuma adormecer com o passar dos anos, mas é tão determinante para nos manter não apenas vivos – mas vivazes.

No filme “A grande beleza”, de Paolo Sorrentino, há um trecho que me parece pertinente para falar do terceiro presente: diante do protagonista Jap Gambardella, escritor que sofre de bloqueio criativo, uma espécie de santa/freira diz que só se alimenta de raízes porque “as raízes são importantes”. A dimensão simbólica dessa reflexão ajuda o escritor a buscar, a partir dali, suas próprias raízes, livrando-se do bloqueio e encontrando novo sentido para a sua vida.

O terceiro presente que ganhei, com as mãos enfiadas na terra, foi reencontrar as minhas próprias raízes, e renovar a vontade de cuidar delas com o mesmo apreço. Cuidar, sinônimo de curar, zelar, vigiar: é o que eu quero fazer pelo meu jardim, pelas pessoas importantes da minha vida, pela nossa cadelinha Flor, pela nossa casa, por mim.

Eugenia spreguelli trabalhada por Claudia Penteado. Foto depois das etapas de aramação, tencionamento e poda.

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O cuidado que demanda um Bonsai é o mesmo que se deve ter com as relações e o que nos cerca. Esse é um dos muitos paralelos valiosos entre essa prática milenar e a vida.

De coração quente, sigo no meu confronto mensal com os deuses. Mas daqui para frente, sem querer combatê-los, e sim aprender com eles. Como sou da turma do improviso – e jamais serei a pessoa mais organizada e metódica do mundo –, ainda não escolhi minha próxima aventura.  Claudia Penteado.

Todo mês Claudia Penteado, vai buscar uma nova arte, vai escrever sobre uma experiência diferente, e publicar no site da revista Época suas percepções.Essa matéria sobre o Bonsai e Penjing foi apenas um começo de suas novas experiências, vale a pena conferir todas que ela irá buscar..

Claudia Penteado e seu marido Flavio Cordeiro

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O Cavaleiro Templário

Posted in Bonsai - Meus Trabalhos, Bonsai - Penjing e Yose ue with tags , , , , , on 3 d e fevereiro d e 2014 by aidobonsai

O cavaleiro Templário

Miniatura feita em resina com altura de 7cm. Fotos tiradas em Penjing criado com 15 Eugenias sprenguelli, hoje com idades entre 15/27 anos.  Gosto de tirar fotos de figuras nos Penjings  (paisagem miniatura), pois ajuda a olhar a proporção e o desgaste dos troncos das árvores.

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Penjing  “O caminho do Templo”   nessa paisagem foram tiradas as fotos a baixo.

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Jarros de pedra com 1cm de altura, Buga com 8cm de altura (bronze).

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Penjing    “As águas de Kioto”

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Entre e veja mais fotografias do treabalho:

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O caminho do Kenjutsu – Penjing

Posted in Bonsai - Meus Trabalhos, Penjing Brasil on 26 d e novembro d e 2013 by aidobonsai

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Aqui um trabalho realizado com um Ficus benjamina. Essa árvore eu peguei em 1994 no Bon Marché da barra em uma caçamba de lixo. Ela tinha 2 metros de comprimento e eu reduzi para 70cm.

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Hoje ela está plantada em uma lage de pedra São Tomé. Sua copa foi recriada ao longo de 8 anos.

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Lutadores feitos em resina. Altura 30cm

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A sua base não tinha nenhuma raíz exposta, hoje ela está com o Nebari bem definido.

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O caminho da técnica da espada.

Kenjutsu, em tradução literal: “Técnica da Espada”, é a arte marcial japonesa clássica do combate com espadas. Pode também ser chamada de kendo ou heihô/hyôhô , entre outras denominações possíveis.

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Existem vários estilos de kenjutsu. Os primórdios da arte remontam ao período Kofun da história japonesa, com registros sobre o Kashima-no-Tachi , ou “espada de Kashima”, supostamente ensinada aos soldados Sakimori , que eram destacados para proteger as fronteiras contra as ameaças externas do Japão.

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A evolução do kenjutsu se deu basicamente na região de Kashima, Ibaraki, onde havia sete estilos sob a supervisão de sete sacerdotes xintoístas, e na região de Kyoto, onde havia oito estilos sob a supervisão de oito monges budistas.

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Ken – Espada      Dô – Caminho = KENDO           “O caminho da Espada”

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Entre na galeria e veja mais fotografias do trabalho ” O caminho do Kenjutsu”

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Penjing “O Kati do Céu”

Posted in Bonsai - Concreto celular, Bonsai - Meus Trabalhos with tags , , , on 11 d e novembro d e 2013 by aidobonsai

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Penjing criado usando 6 elementos:

Elemento 1    –   Eugenia sprenguelli

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Elemento 2    –  Pedra modelada em concreto celular  com curvatura para se encaixar no vaso e no bonsai. A pedra foi modelada com uma retífica Dreamel usando uma ponta redonda de 2cm.

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Elemento 3  – Figura de um monge Shaolin fazendo um Kati de Kung Fu com um  Bagua Dao (Facão) . Figura em Cerâmica com  12cm  de altura.

Quando achei essa figura de cerâmica em Brasília, tive a vontade de fazer um trabalho no estilo do filme  “O Tigre e o Dragão”.

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 Elemento 4 – Bromélias   “Rabo de lagartixa”

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Elemento 5 e 6  – Pedras complementares feitas em concreto celular, já envelhecidas pelo tempo e humidade.

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Montagem do trabalho:

Encaixe da pedra no vaso principal e no Bonsai.

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Vaso já com a pedra no seu lugar.

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Pedra com a figura de cerâmica na posição. Passei betume na base da Figura de cerâmica, para deixar a coloração igual ao do concreto celular.

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Bromélia posicionada atrás do pé direito na fenda da pedra para dar profundidade.

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Outra Bromélia foi posicionada em outra fenda a esquerda em primeiro plano. Essas fendas tem perfurações com tela, para segurar aterra e permitir o escoamento de água.   Musgo colocado na superfície da terra faz o acabamento e ajuda a dar naturalidade e envelhecimento no trabalho.

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Essa Eugênia ainda está em modelagem, sua copa vai ficar com patamares bem mais definidos. 

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Esse trabalho vai ser transferido em janeiro para um suiban de madeira onde será adicionado mais dois bonsais e 5 pedras. 

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Aido Bonsai a noite. Ao fundo Tokonoma com Buda, Boken e Guardiões.

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Entre na galeria e veja mais detalhes do trabalho  ” O Kati do Céu”

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Hapkido – O caminho da união e da força.

Posted in Arte Marcial - Hapkido with tags , , , on 11 d e outubro d e 2013 by aidobonsai

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A nome Hapkido significa: HAP (união), KI (força, espírito) e DO (caminho), formou o significado de Hapkido em: “O caminho da união e da força ”.

Mestre: Young Sool Choi

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Devido a ocupação japonesa na segunda guerra mundial, as práticas das artes marciais foram expressamente proibidas para o povo Koreano de 1910 á 1946. Muitos mestre continuaram a trabalhar suas técnicas para que elas não fossem esquecidas. O Hapkido que quase foi extinto nesse periodo, se manteve forte em suas raízes graças ao grande mestre Young Sool Choi.

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O grande mestre nasceu em 1904 e ficou orfão aos 9 anos de idade. Levado para o japão foi adotado por um dos maiores mestre em artes marciais do Japão, Sokaku Takeda. Takeda era o grande Mestre do estilo Daito Ryu Aikijujutsu (praticado, conduzido e difundido até hoje pela família Takeda).

Sokaku Takeda

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O Daito Ryu  Aiki Jujutsu é diretamente a arte que deu origem ao Jiu Jitsu e ao Aikido de Morihei Ueshiba.

O Mestre Choi ficou sob a tutela e cuidados de Sokaku Takeda por aproximadamente 28 anos,  e participou de muitas viagens pelo mundo, e participou de vários seminários conhecendo vários mestres de outras artes marciais

Com morte de Sokaku Takeda em 1943 e a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, em 1945, a situação tomou-se insustentável no Japão e Young Soo Choi  resolveu retornar à Coréia, após 28 anos de treinamento, levando em sua bagagem todo seu aprendizado.

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Com a rendição japonesa, em 1945, a península coreana é dividida em duas zonas de ocupação: uma norte-americana, ao sul, e outra, soviética, ao norte. As negociações de unificação das Coréias fracassam e em 1948, são criados dois Estados distintos: Coréia do Norte e Coréia do Sul, separadas por uma linha imaginária, chamada de paralelo 38, sendo constantemente vigiada.

Quando voltou para Korea o grande mestre Choi não conseguiu um dojang (dojo) para ensinar sua arte, ele cobrava caro por suas aulas e isso levou o mestre a vender bolinhos de arroz para poder sustentar sua criação de porcos. Em 1947 conheceu na Adega Suh seu primeiro aluno Bok Sub Suh, faixa preta em Judô e gerente da adega. Foi nos fundos dessa adega que ele montou um pequeno Dojang.

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Assim nascia ” Yu Kwan Sool Hapki Dojang” a primeira escola de HAPKIDO, nome que só foi ser adotado em 1958.

Mestre Young Sool Choi, fundador do hapkido, foi aluno de Daito-Ryu Alkijutsu  do grande Sokaku Takeda, no Japão. Nessa época a sua arte se chamava Yoo Sool (pronúncia Koreana para Jiu-jitsu) e era ensinado quase exatamente o que Mestre Choi aprendeu do Grande Mestre Takeda.

Com o passar do tempo, Mestre Choi acrescentou as técnicas de artes marciais coreanas, como chutes e técnicas com armas. Mas o nome Yoo Sool era também utilizado para designar o Judô na Coréia, o que poderia causar grande confusão.

Mestre Choi faleceu em 1987, aos 83 anos.

Graduação no Hapkido:

Faixa Branca

Faixa Cinza

Faixa Amarela

Faixa Laranja

Faixa Verde

Faixa Azul Claro

Faixa Azul Escuro

Faixa Marrom (Auxiliar Instrutor)

Faixa Vermelha e Preta (Instrutor)

Faixa Preta 1º Dan (Professor)

Faixa Preta 2º Dan

Faixa Preta 3º Dan

Faixa Preta 4º Dan (Mestre)

Faixa Preta 5º Dan

Faixa Preta 6º Dan

Faixa Preta 7º Dan

Faixa Preta 8º Dan

Faixa Preta 9º Dan

Faixa Preta 10º Dan (Grão Mestre)

OBS:  Está materia ainda está desenvolvimento, estarei complementando nas próximas semanas. Se Você pratica a arte e observar algum erro, por favor me informe. Aqui é um espaço aberto para divulgação das Artes Marciais, Bonsai e Artes de uma forma geral. obrigado.

Jóias do Mar

Posted in Coleção de conchas with tags , on 27 d e setembro d e 2013 by aidobonsai

Todas as conchas das pranchas fotográficas a seguir  e mais 1480 espécies, fazem parte da minha coleção particular e cada uma vai ser publicada com sua classificação ciêntifica e detalhes.

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Entre na galeria e veja mais 30 pranchas fotográficas:

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Minha coleção de conchas – Galeria 1

Posted in Coleção de conchas with tags , , , on 25 d e setembro d e 2013 by aidobonsai

Hoje começo aqui no blog a compartilhar galerias fotográficas de uma paixão tão grande quanto a que eu tenho pelos bonsais, só que mais antiga, uma coleção feita ao longo de 40 anos. DSC00204 Comecei a coletar conchas (bivalvas) e caramujos (gastrópodes) aos 6 anos de idade.  Quando meu padrinho Alfred Lepper e minha avó Morella Viola, me deram de presente um pequeno livro de classificação, eu comecei aos 8 anos a classificar de forma ciêntífica e sistemática a minha coleção. Família Haliotis – Conchas polidas para mostrar a coloração interna do seu nacar  (madre pérola). DSC00026 Costão da Praia de Itaipuaçu. DSC00255 Durante 14 anos eu apenas coletava espécies na praia em frente a minha casa localizada em Itaipuaçú, distrito de Maricá no Rio de Janeiro.  Aqui é uma praia oceânica de 18 kilômetros de comprimento, mar profundo, aberto e quando o mar ressaca, produz uma das maiores ondas do Brasil. DSC00668 DSC03222 A praia joga cerca de 105 espécies diferentes e ao longo dos 40 anos coletei cerca de  68 espécies raras que foram jogadas de forma esporádica, algumas de outros países, vindas através do despejo e da troca de água de lastro de navios na costa. Hoje uma espécie de mexilhão ” O mexilhão Dourado”  está infestando águas nacionais no nordeste. As larvas que sobrevivem nos tanques de lastro foram jogdas no Rio Paraná ,afluente do Rio da Prata.

Mexilhão dourado.  (Foto conquiologistas do Brasil)

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Abaixo 3 espécies coletadas na praia de Itaipuaçu entre 1980 e 1984 que não nativas do oceano atlântico. 1- Terebra lanceata  (3cm) coletada em 1974  originária do Oceano Pacífico, mas coletada na praia de Itaipuaçu. DSC02014 2- Hohonia australis (Indo Pacífico e Sul da China)    6cm DSC00898 3- Conus chaldeus (Indo Pacífico)   3cm DSC01795 DSC01798 Estou desde o mês passado fotografando toda a coleção para atualizar, e aperfeiçoar todo sistema de classificação. A coleção compreende cerca de 9.700 conchas que representam cerca de 1540 espécies de todo mundo. Cópia de DSC00173 DSC02904 Família de Conus do Oceano Pacífico –  Na base da foto em preto e branco (triângulos) o Conus marmoréus, um dos gastópodes mais venenosos que existem. _MG_3979 Algumas espécies colecionadas possuem 0,5cm outras chegam a 80cm de comprimento, como a famosa Trombeta Australiana abaixo, que é o maior Gastrópode da natureza, podendo chegar a um metro Neritina gagates  (Indo Pacífico)  0,5 cm DSC01783 Syrinx aruanus – Trombeta Australiana  56cm de comprimento DSC02447 Foto tirada no recanto de Itaipuaçu DSC07346-1 Espécies com mais de 30cm de comprimento. _MG_4031 Estarei sempre postando aqui no blog, na  categoria  (Coleção de conchas ), fotos de toda minha coleção, trazendo sua classificação e curiosidades.  Aqui pranchas com algumas das espécies que eu já fotografei, vou postar com o maior número de ângulos possíveis, para tentar mostrar toda riqueza de detalhes e cores, que muitas possuem.

Aqui começa oficialmente a GALERIA 1

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DSC00008 Um dos gastrópodes mais estudados da natureza. Inspirou Julio Verne, que deu seu nome ao submarino do livro “20 mil léguas submarinas”. Pelo seu sistema de câmaras internas é capaz de bombear ar e água para dentro da sua estrutura, criando um sistema de lastro como um submarino. DSC00189 Sua espiral interna foi estudada por Leonardo Pizanni  “Fibonaci”, que desenvolveu e criou a equação áurea, estudando a espiral matemática. Se você se interessar leia a matéria que escrevi aqui no blog apenas sobre a Equação que está em toda natureza:     https://aidobonsai.com/2009/09/06/a-harmonia-da-solidao/ _MG_3969 DSC00010

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DSC01230   DSC01232   DSC01237 Entre na galeria e veja mais detalhes e mais ângulos das conchas : Continue lendo

Momentos no Aido Bonsai

Posted in Aido Bonsai - Momentos, Bonsai - Meus Trabalhos with tags , , on 3 d e setembro d e 2013 by aidobonsai

Aqui algumas fotografias do espaço Aido Bonsai.

Leia a matéria, com a música que é o som ambiente do meu espaço há 22 anos. “Cantos Naturais”

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Ficus benjamina na pedra com raízes expostas. Ishitsuki.

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Ficus benjamina, Pithecolobium thortum, Juniperu horiontalis em pedra modelada em concreto celular, ficus retusa em pedra modelada em concreto celular.

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Trabalho  “Um Artista de Fujiam”   proporçnao 20×1.

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Tokonoma com katana e boken de madeira.

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Caliandra e Pithecolobium  desfolhados no mês de Agosto.

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Prateleira da entrada do espaço Aido Bonsai. Em primeiro plabo Hamamélis vermelha.

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Sidarta Gautama o Buda. Tokonoma.

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Entrada do Aido Bonsai.

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Detalhes do Trabalho   “Um Artista de Fujiam”.

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Samurai, palavra do verbo  “servir”.   O Guerreiro é´forjado no fogo e no tempo, o bonsai é forjado no tempo e na paciência.

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Katana

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Aido Bonsai    ” O caminho da Harmonia pelo Bonsai”

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Penjing  “As águas de Kioto”     Montanha modelada em concreto celular. Tempo de envelhecimento e crescimento do musgo 6 anos. Bonsai de Pithecolobium thortum.

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O penjing também é uma fonte com 3 quedas de água.

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Floresta de Ficus aipim. Suiban construído em madeira maçaranduba com 170cm x 70cm.

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Penjing  ” A Montanha de Ouro ”  Pithecolobium thortum com 15cm. Pedra maciça de granito.

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Pithecolobium thortum  em vaso modelado em concreto celular.  Origem Yamadori.

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Ficus benjamina.

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Vaso e Tori modelados em concreto celular. Texturizado com Recubriplast.   Trabalhos com Juniperus horzontalis.

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Entre na galeria e veja mais fotos do espaço Aido Bonsai:

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Bonsai Yamadori – Um livro de Andrés Bicocca

Posted in Bonsai - Técnicas especiais with tags , on 31 d e agosto d e 2013 by aidobonsai

Para quem admira a arte do Bonsai,  e gosta da procura de material na natureza ” Yamadori “,  os trabalhos demonstrados no livro de Andrés Bicocca são primorosos.

Editora:  Olea Bonsai          Autor: Andrés Bicocca          129 páginas    colorido

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O livro de 129 páginas, está explicando todas as etapas, que vão, desde a escolha de material, extração, cultivo, cuidados de pós retirada, desenho, transformação, até as técnicas de modelagem e uso de ferramentas.

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Todas essas etapas estão ricamente fotografadas, mas o principal, as técnicas empregadas estão muito bem explicadas e fáceis de entender.

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O livro traz capítulos detalhados de como texturizar madeira, conservar a casca da árvore, fazer enxertos, além de trazer uma galeria com os trabalhos de Andrés.

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Tenho na minha biblioteca pessoasl dezenas de livros mas esse com certeza se tornou um dos TOP 10, para quem gosta do trabalho com madeira morta é obrigatório, pois está muito bem produzido.

Parabéns pelo trabalho amigo Andrés Bicocca, o livro mostra o talento a dedicação e amor que você tem pela nossa arte. Parabéns !

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Pensamentos Samurais

Posted in Arte - Filosofia with tags , , on 30 d e agosto d e 2013 by aidobonsai

Aqui uma série de pensamentos Samurais.

Leia a matéria, com a música que é o som ambiente do meu espaço há 22 anos. “Cantos Naturais”

“Um guerreiro não deve demonstrar insegurança em suas palavras, ainda que casualmente. Ele deve ter certeza do que fala antes mesmo de fazê-lo. Até em assuntos triviais, é possível enxergar o que carrega em seu coração.” Yamamoto Tsunetomo Satsuma-samurai-during-boshin-war-period Dizem que uma pessoa não deve hesitar nem por um instante em se corrigir quando comete um erro. Ao fazer isso, seus erros desaparecerão rapidamente. Mas, se tentar ocultá-lo, o erro se tornará ainda mais indigno e doloroso. Yamamoto Tsunetomo 500x_samuraiphoto A coisa mais importante de sua vida é o objetivo que você persegue no presente momento. Toda a vida de um homem se apresenta como uma sucessão de momentos. Se você conseguir entender isso, não existirá mais nada a ser feito, nada mais a almejar. Viva sendo fiel ao objetivo do momento. Yamamoto Tsunetomo 2334_1 Uma alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova. Sasaki Kojiro 30209_1186479641295_1807434096_364944_5859155_n A perfeição é uma montanha impossível de escalar que deve ser escalada um pouco a cada dia. Código Samurai aa52_1 O samurai nasce para morrer. A morte, não é uma maldição a evitar, senão o fim natural de toda vida. Código Samurai Samurai1 Para um autêntico samurai não existem as tonalidades cinzas no que se refere a honra e justiça, só existe o certo e o errado. Código Samurai Samurai Tenha compaixão, ajude os seus companheiros em qualquer oportunidade. Se a oportunidade não surge, saia do seu caminho para encontrá-la. Código Samurai 4902_1019100936932_1807434096_38156_2882880_n Quando um samurai diz que fará algo, é como se já o tivesse feito. Nada nesta terra o deterá na realização do que disse que fará. Código Samurai 7b46_1 Credo do Samurai Eu não tenho pais, faço do céu e da terra meus pais. Eu não tenho casa, faço do mundo minha casa. Eu não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder divino. Eu não tenho pretensões, faço da minha disciplina minha pretensão. Eu não tenho poderes mágicos, faço da personalidade meus poderes mágicos. Eu não tenho vida ou morte, faço das duas uma, tenho vida e morte.  4902_1019100896931_1807434096_38155_3049163_n Eu não tenho visão, faço da luz do trovão a minha visão. Eu não tenho audição, faço da sensibilidade meus ouvidos. Eu não tenho língua, faço da prontidão minha língua.  mean_samurai Eu não tenho leis, faço da auto-defesa minha lei. Eu não tenho estratégia, faço do direito de matar e do direito de salvar vidas minha estratégia. Eu não tenho projetos, faço do apego às oportunidades meus projetos. Eu não tenho princípios, faço da adaptação a todas as circunstâncias meu princípio. Eu não tenho táticas, faço da escassez e da abundância minha tática.  s0107l Eu não tenho talentos, faço da minha imaginação meus talentos. Eu não tenho amigos, faço da minha mente minha única amiga. Eu não tenho inimigos, faço do descuido meu inimigo. Eu não tenho armadura, faço da benevolência minha armadura. Eu não tenho castelo, faço do caráter meu castelo. Eu não tenho espada, faço da perseverança minha espada. 4902_1019100856930_1807434096_38154_3569117_n Existe uma maneira de um samurai criar seu filho. Desde sua infância ele deve ser encorajado à bravura, e deve-se evitar assustá-lo ou provocá-lo com trivialidades. Se uma criança for afetada pela covardia, isso permanecerá como uma cicatriz para toda a vida.” Yamamoto Tsunetomo Cópia de samurais_erafeudal O Caminho do Samurai é encontrado na morte. Entre ela ou qualquer outra coisa, não há dúvida: a escolha deve ser a morte.” Yamamoto Tsunetomo bushi2 Existem duas coisas que poderão manchar a conduta de um vassalo: riqueza e glória. Se uma pessoa tiver uma vida de privações, ela não será corrompida.” Yamamoto Tsunetomo samurai_o_yoroi_armor_usd_16500_11 Quando enfrentamos calamidades ou situações difíceis, não é suficiente manter-se calmo, mas sim enfrentá-las com coragem e satisfação.” Yamamoto Tsunetomo WWW_Enami_Pg2_Ues_-_1b_ENAMI_-_T_Enami_1859-1929_-_Self_Portrait_ca_1898-3a.105142121_std Seja fiel ao pensamento do momento e evite distrações. Em vez de se esforçar para dar conta de tudo, concentre-se apenas no que está fazendo. Procure privilegiar um pensamento de cada vez.” Yamamoto Tsunetomo beato_samurai O estado de espírito de uma pessoa se revela em seus sonhos. Devemos nos esforçar para fazer dos sonhos nossos aliados.” Yamamoto Tsunetomo historical-photos-rare-pt2-samurai-1860-1880

Para tranquilizar sua mente, a pessoa deve engolir a própria saliva. Esse é o segredo.

Yamamoto Tsunetomo

The Real Samurai in The 19 Century (8)