Os tamanhos do Bonsai

Os bonsais recebem um nome de acordo com seu tamanho e seguem uma classificação que é determinada pela sua altura. Esta classificação é importante para os bonsaistas que querem participar de concursos e exposições.  Existe variações na classificação de várias escolas de bonsai e algumas  associações e federaçõe espalhadas pelo mundo seguem seus próprios padrões.

Quero aqui publicar um modelo para poder ilustrar a matéria e dar uma base inicial de estudos.

Keshi Tsubu (até 2,5cm)

Kenshi são os menores bonsais, eles  devem ter até 2,5cm de altura. Nestas miniaturas uma folha pode representar uma copa inteira. Um dos trabalhos que mais me impressiona é uma Penjing do Robert Esteven, onde no alto da montanha observamos um árvore inclinada a direita do tamanho de uma pequena moeda.



Shito Bonsai (3cm até 7,5cm)

São bonsais muito pequenos que devem ter de 3cm até 7,5cm de altura. Em bonsais de pequeno porte um artista que chama a minha é Lam Gnoc Vihn da Indonésia.


Entre e leia toda matéria sobre os tamanhos de bonsai:


Mames (8cm até 14,5cm)

Das espécies de tamanho pequeno é uma das  mais cultivadas em todo mundo.

Para as pessoas que acham que não podem cultivar a arte do Bonsai em seus apartamentos por motivo de espaço, eu indico o mame como uma excelente opção. Se você tiver uma janela com parapeito ou uma mesa que receba algumas horas de sol,  você poderá cultivar algumas espécies. Não se engane achando que é mais fácil, a criação do Mame como a de qualquer outra escala de tamanho requer  conhecimento de todas técnicas do cultivo do Bonsai.  É nescessário paciência e senssibilidade para que o artista consiga representar em uma proporção tão pequena a  beleza de uma árvore de grande porte.  Ao lado um link com mames vendidos em Tokyo: http://aidobonsai.wordpress.com/2009/04/11/mame-galeria-de-bonsais-vendidos-em-tokyo/


Shohin (15cm até 25cm)

Shohin é o bonsai de tamanho médio. Esta é a categoria onde eu mais encontrei diferenças de medidas.

Muitas escolas colocam a sua altura até 33cm. Depois de conhecer de perto em São Paulo o trabalho do amigo Charles White, cheguei em casa querendo me dedicar mais a esta proporção. Ela permite trabalhar com uma grande variedade de espécies e é um tamanho excelente e prático para trabalhar sozinho. Em um espaço bem organizado é possível cultivar muitos bonsais. Um dos tamanhos preferidos dos Japoneses, ele merece uma atenção toda especial.


Kifu (25cm até 40cm)

Chegamos ao bonsai de porte médio.

Chu (41cm até 60cm)

Dai        (61cm até 100cm)

Bonju       (acima de 101cm)

As maiores árvores, também conhecidas como bonsais de jardim.  Para ilustrar o tamanho bonju vou mostrar algumas fotos mágicas da casa de Daizo Iwasaki.

Fotos do atelier desse incrível mestre que mora em Hiihama no Japão e é o maior colecionador de Bonsais do mundo. As árvores modeladas  no chão para o seu jardim japonês  são obras de arte. Para vêr mais fotos da casa de Daizo Iwasaki entre depois nesta matéria publicada aqui no blog: http://aidobonsai.wordpress.com/2009/01/16/12-incriveis-mestres/

Como se mede um bonsai?

A altura do bonsai é medida da sua base (nebari), do ponto de toque no solo até o seu ápice.

Todos os detalhes de madeira morta (jin) devem ser considerados como parte integrante do bonsai quando for medido.

Voltas e espigões que se projetem para fora da árvore são integrantes do bonsai.

Toda formação de copas e galhos abaixo da linha de base do vaso, devem ser considerados quando se medir um Kengai ou Han Kengai. A medida vai do ponto mais alto (ápice) ao ponto mais baixo do bonsai.

Quando na composição do Bonsai ou Penjing forem usadas pedras,  para simular escarpas ou montanhas, devemos medir toda a estrutura visual do trabalho.

No caso de uma floresta o maior bonsai dita a altura que teremos do conjunto.

Os dois extremos do bonsai ditam a sua largura.

About these ads

11 Respostas to “Os tamanhos do Bonsai”

  1. Oi Paulo. Às vezes esqueço de usar e-mail. Meu telefone é 75104917 e da Michelle 75104970.

    Forte Abraço.

  2. Gosto muito de tudo que é publicado aqui,gostaria de um dia ter condições de cultivar bonsais tão belos quanto os que vejo.já cultivo algumas espécies nativas muito bonitas e vou ter mais paciência.Um abraço!

  3. Obrigado pela visita, a paciência e o tempo, são os melhores amigos do bonsai. Isso é uma educação interna, que até hoje eu vou desenvolvendo. Uma boa páscoa.

  4. Antoniza nunes Says:

    amo plantas elas são minhas melhores amigas!

  5. Obrigado por visitar o blog, volte sempre !

  6. gostei muito dessa materia! parabens

  7. Obrigado, grande abraço !

  8. Anselmo Araújo Says:

    Achei maravilhosas essas plantas, incriveis mesmo…tava pesquisando sobre elas pq vou fazer um minicurso a respeito na universidade em que estudo (UFOPA). Estou encantado…otima matéria.

  9. Obrigado por visitar o blog. abração

  10. Luciano Alves da Silva Filho Says:

    Achei muito ilustrativo as fotos e as explicações na medida do bonsai ,para ser franco fiquei babando com todas as fotos e com as explicações.

  11. Luciano Alves da Silva Filho Says:

    Achei muito ilustrativo as fotos e as explicações na medida do bonsai ,para ser franco fiquei babando com todas as fotos e com as explicações.
    E espero um dia plantar um bonsai e transformalo igual as fotos acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 666 outros seguidores