KUNG FU – Uma arte milenar Chinesa.

O templo Shaolin:

Na província Chinesa de Honan existe um templo budista na montanha de Soong Shan que ficou mundialmente conhecido na serie de tv Kung Fu, o templo Shaolin cuja tradução é “templo da joven floresta”. Existem mais de 300 estílos de Kung Fu e muitos deles tem sua história ligada a mestres do templo Shaolin. Cansados dos sofrimentos e perseguições dos imperadores, os chineses se convertiam ao budismo. Ao se converter ao budismo, os chineses deixavam em parte de ser do império chinês e se submetiam a espiritualidade  e aos preceitos de Buda. Os papiros que relatam o aparecimento dos templos Shaolin não são precisos, mas na sua totalidade apontam comoos primeiros  templos os  de HONAN, NGOR MEE, WU TANG, FUKIEN e KWANG TUNG.

Templo Shaolin

Um dado é comum entre os historiadores, é que as artes marciais surgem no templo Shaolin por volta de 510DC  através de Bodhidharma  28˚ patriarca do Budismo. O conhecimento marcial de Bodhidharma foi ensinado pelo mestre Indiano Prajntara. Bodhidharma sabia que não existia perfeição marcial sem o aprofundamento nas artes da meditação profunda e da busca da espiritualidade, como caminho de entender o nosso interior. O treinamento dos monges nos templos Shaolins eram severos e transformavam os homens mentalmente.Templo Shaolin

O rigor dos treinamentos eram tão grandes que alguns monges desmaiavam e até morriam durante a meditação, as praticas de meditação duravam das 5 da manhã até as 10 da noite, e só se parava os treinamentos para breve refeições.

Bodhidharma percebeu que os exercícios deixavam os monges mais fortes  para o treinamento espiritual, os sistemas  de aprimoramento da respiração e movimentos de luta, aumentavam muito a capacidade física dos monges shaolin.

O MESTRE  KWOK YUEN:

Um mestre foi famoso nas ares marciais chinesas Kwook Yuen . Durante a dinastia Ming ele peregrinou por toda  China estudando os diferentes estílos de Kung Fu. Ao retornar ao templo shaolin surgem 5 estílos de luta.

1- TIGRE

2 GROU

3- LEOPARDO

4- SERPENTE

5- DRAGÃO

O TREINAMENTO DOS MONGES SHAOLIN: Monges Shaolin

O TREINAMENTO DA CHUVA DE PRIMAVERA:

Ao chegar a primavera na China, época muito chuvosa os pais deviam levar seus filhos para os portões do Templo de Shaolin, ali as crianças ficariam esperando nos rigores do tempo até que os monges os colocassem para dentro do templo. O fato das crianças ficarem muitos dias na chuva e no vento, já servia como uma primeira triagem e afastava crianças que entre 6 e 12 anos não aguentariam os rigores dos treinamentos.

A TIJELA FURADA:

Após entrar no templo as crianças eram levadas a um pátio interno onde se sentavam numa grande mesa de pedra, ali seu comportamento seria analisado , não poderiam pedir comida. As crianças que pediam comida eram mandadas embora após alimentadas. Em seguida era dado as crianças uma tigela sem fundo e um grande pão seco do tamanho  do fundo da tigela.

Logo após era servido chá e as crianças que não utilizavam o pão no fundo da tigela eram também dispensadas.As crianças que tomassem o chá antes do velho monge também eram dispensadas. O respeito pelos mais velhos era primordial no templo Shaolin.

AS FOLHAS DE OUTONO:

As crianças eram colocadas para varrer os pátios do templo, e limpar todas as dependências dos monges, era muito trabalho com pouco descanso, a humildade e paciência eram colocadas a prova. Os candidatos a monge tinham que se dedicar aos estudos budistas e se libertar do pensamento “TEMPO’. Para o Budismo o tempo não passa de “MAYA” pura ilusão.

O BAMBU É MAIS FORTE POIS SE CURVA AO VENTO:

Inicialmente as crianças começavam seu treinamento de Kung Fu sendo um saco de pancadas dos monges mais velhos. Se conseguissem passar por esta fase ai então eram admitidas como discípulos do templo. Até conseguirem as vestes amarelas os candidatos eram testados:

1- Caligrafia

2 Poesia

3-  Acupuntura

4-  Masoterapia

5-  Cozinhar

6-  Colher

7-  Lêr em sânscrito

8-  Lêr em vários idiomas

Monge Shaolin

O monge de Shaolin tinha que pensar como um sábio e agir como um homem simples. Os monges tinham um conhecimento de acupuntura , medicina das ervas e massoterapia. O monge com esse conhecimento poderia ajudar nas suas viagens as pessoas do povo em suas doenças.

Entre no slideshow:

Este slideshow necessita de JavaScript.


12 Respostas to “KUNG FU – Uma arte milenar Chinesa.”

  1. isso sim, Kung fu

  2. maria aparecida Says:

    adoro artes marciais, sempre que tiverem mais slides, por favor me enviem.
    grata cida

  3. Obrigado pela visita ao blog ! Um grande abraço !

  4. Eu faço kung-fu Garra de tigre e sempre gostei da história milenar chinesa que o meu mestre conta…vlw

  5. Adoro KUNG FU.Agradeço pelas imagens.

  6. Obrigado por visitar o blog. Grande abraço

  7. leandro silva Says:

    Nossaa!!! isso sim q é kung fu.

  8. VALMIR GOMES DE MORAIS Says:

    QUANDO LANÇAR NOVAS NOVIDADES OU MESMO TUDO SOBRE ARTES MARCIAIS ME ENVIE OBRIGADO

  9. um artigo muito bacana sobre o templo shãolin estão de parabéns.

  10. Obrigado pela força, obrigago por visitar o blog. grande abraço Paulo Netto

  11. Cícero Ferreira das Santos Says:

    A arte dos movimentos é uma luta maravilhosa.

  12. wagner n. damasceno Says:

    para praticar essa arte tinha quer ser sabio e paciente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: