Ninjutsu

Ninjutsu uma arte milenar dos guerreiros japoneses.

O Ninjutsu é uma arte que tem suas origens discutidas por vários autores, e existem muitas controvérsias já que era uma arte com uma característica única, a sua evolução e seus estudos se deram no total anonimato.Um ponto porém é comum em todos os fatos, ela surgiu como uma manifestação contra a política do Japão feudal que era totalmente dominada pelo poder dos Samurais

SÔKE  – MASAAKI HATSUMI  sucessor de nove das escolas de Kôryuba ( tradicionais antigas).

Sôke Masaaki Hatsumi

Algumas armas estudadas e usadas pelos Ninjas:

1- Ninja to

ninjato

2- Shuriken: Estrela de Arremesso

Utilizada para ferir, através de perfuração, determinadas partes do corpo, a shuriken é arremessada girando, como um disco. Os ninjas, que tornaram a arma popular, também utilizavam certos venenos em suas lâminas, dando a arma maior capacidade de causar danos e lhes dar vantagens nos confrontos.

shuriken


3-Naginata (Alabarda)

3

spears_naginata

4- Kama ( foice curta)

Ferramenta de lavoura, a Kama foi incorporada as artes marcias, pois era uma das únicas formas de defesa dos camponeses. Armas rápidas que servem para desarmar o adversário e cortes diversos.

thekama

5- Yari  (lança)

yari_head

6- Kusarigama (Foice e corrente )

kusarigama1

7- Tanto (punhal)

dsc09751

tanto

8- Kunai

Kunai são facas de estroque e arremesso. Eram  feitas em vários tamanhos e possuiam várias formas. O kunai também era usado no combate corpo para atingir pontos  mortais. A argola serve para que o indicador sirva de eixo em movimentos giratórios de corte em alta velocidade, dificultando a retirada da mão numa luta.

325c74ec86702cca1186523801a34d45

9- Kaginawa

A corda com gancho utilizada pelos ninjas para escalar os muros dos castelos.

7

10- Tessen (Leque)

Usado para bloqueio, estoque e corte. Alguns eram feitos substituindo a estrutura de bambu por lâminas altamente afiadas e também podiam ser envenenadas. O Tessen fazia parte também do Daisho Samurai, pois ele podia ser caarregado para qualquer lugar em qualquer situação.

da2014b

Entre e leia toda matéria sobre os ninjutsu:


ESCOLAS TRADICIONAIS DE KÔRYUBA:

1- TOGAKURE RYÛ NINPO:

Escola da porta oculta.

Conhecida pelo uso de armas  NinjaTo, Shuko e Shuriken. Fundada no fim do séc XII (1100) por Togakure Daisuke, uma das mais tradicionais e antigas escolas da tradição  Bunjinkan.

2- GYOKKU RYU KOSSHIJUTSU:

Escola do tigre de Diamante.

Escola que tem a influência do Kenpo Chinês, é a mais antiga das nove tradicões.Foi fundada em meados do séc XII (1100) por Tozawa Hakuunsai, As bases do Budo Taijutsu e do Kihon Happo vêm desta escola.


3- GYOKUSHIN RYÛ  NINPO:

Escola do coração Forte.

Fundada por Saaki Goemon Teruyoshi.,não existem muitos dados concretos sobre esta escola, os poucos papiros fazem referência a expecialização em técnicas de combate furtivas. Escola fudada em XVI (1500).

4- KUKISHIN RYU TAIJUTSU:

A Escola dos nove Deuses Demônios.

Esta é uma  escola que possuia  experiência nas técnicas de batalha. Especializada em muitas armas como a Ninja To, Lança yari, utilização de cordas e facas . Alguns documentos descrevem  os conhecimentos sobre a produção de vários tipos de veneno que eram usados nas lâminas das armas em combate. O fundador da escola foi Izumo Kanja Yoshitero em XIV (1300).

5- SHIDEN FUDO RYU DAKEN TAIJUTSU:

Escola do coração imutável.

Escola com base no Budo é a que mais estudava e procurava a força nos conhecimentos naturais. Seus guerreiros estudavam as técnicas da respiração e da meditação profunda. Documentos relatam também a especialização da utilização de pontos de pressão com base no medicina Chinesa e Tibetana. Seu fundador foi Izumo Kanja Ioshitero em  1100.

6- GIKAN RYÛ KOPPÔJUTSU:

Escola da verdade,lealdade e justiça.

Fundada por Uryu Hangan Gikanbo. Escola que tinha uma das mais rígidas preparações de condicionamento físico e de  alongamento. Escola com movimentação física muito dinâmica.

7- TAKAGI  YOSHIN JUAIJUTSU:

Escola da árvore alta e do coração elevado.

Fundada por Takagi Oriuemon Shigenobu em XVII (1500). Esta escola era conhecida pela especialização em torções, projeções e técnicas de chão.

8- KUMOGAKURE  RYU  NINPO:

Escola que se esconde nas nuvens.

Fundada por Heinaizaemon Ienaga Iga  em XVI (1500). Conhecida pelos multiplos ataques, é semelhante a escola Togakure Ryu.

9- KOTO RYU KOPPOJUTSU:

Escola do tigre que se derruba.

Fundada por Sakagami Taro Kinishige em XVI (1500). Escola com treinamento físico pesado. Movimentos lineares, suaves mas de grande força Ki. Alguns manuscritos descrevem meditação de longos períodos em cachoeiras geladas no inverno.

Os guerreiros que eram treinados nas artes marciais Ninjas, não carregavam ou ostentavam este titulo, mantinham seus estudos e desenvolvimento pessoal guardado a sete chaves.

KOBUJUTSU ( A arte guerreira dos antigos )

O ninjutsu com certeza surgiu da soma e conhecimento de três culturas interligadas nas artes marciais, a Chinesa, Japonesa e Indiana. As montanhas de Iga e Koga recebiam um grande número de foragidos de exércitos derrotados que procuravam esconderijo nas florestas e vilarejos do interior. O isolamento permitiu o desenvolvimento das artes marciais de guerrilha surgindo assim os NINJAS.

NINJA NO HACHIMON    (As oito portas do Ninja)

Entre os séculos XII e XVII nas florestas de Iga e Koga, vários clãs se formaram e suas habilidades foram se especializando, e tornando cada grupo com características diferentes de combate. O Ninja acreditava que tão forte quanto a capacidade física, o desenvolvimento mental e espiritual é que trazia a vitória no combate.ninja-1

1- NINJA NO KIAI – prática de harmonização da energia do corpo e da mente.

2- NINJA NO TAIJUTSU – Práticas das formas de combate corpo a corpo.

3- NINJA NO KEN/KENPÔ – Prática da espada baseada em formas não tradicionais.

4- HIRIKEN – Prática no arremesso de lâminas e outros objetos.

5- KA JUTSU – Ciência da utilização do fogo

6- YÛGEI – Artes do refinamento do espírito ( Música,pintura,poesia,dança e leitura)

7- KYÔMON -Estudo da religião, filosofia, meditação, história, matemática,física e química.ninja-2


TÉCNICAS INCORPORADAS AO TREINAMENTO TRADICIONAL:

1- TAI JUTSU,HICHÔ JUTSU, NAWA NAGE – Técnicas corporais e arremesso de corda.

2- KARATE KOPPÔ TAI JUTSU, JUTAI JUTSU – Métodos de combate desarmado.

3- SÔ JUTSU, NAJINATA JUTSU – Técnicas de lança e alabarda.

4- BÔ JUTSO, jÔ JUTSU, HAMBO JUTSU – Arte do bastão e do cajado.

5- SENBAN NAGE, KEN NAGE JUTSU, SHURIKEN – Arte do arremeso de lâminas.

6- KA JUTSU, SUI JUTSU –   Ciência da água e do fogo.

7- CHIKUJÔ GUNRYAKU HYÔYÔ – Estratégias de fortificação militar, táticas de posicionamento e estratégia.

8- ONSHIN JUTSU – A arte de se ocultar.

SHURIKENS:

Shuriken: Estrela de Arremesso

Utilizada para ferir, através de perfuração, determinadas partes do corpo, a shuriken é arremessada girando, como um disco. Os ninjas, que tornaram a arma popular, também utilizavam certos venenos em suas lâminas, dando a arma maior capacidade de causar danos e lhes dar vantagens nos confrontos.

Entre no slideshow de fotografias:

Este slideshow necessita de JavaScript.


29 Respostas to “Ninjutsu”

  1. O Kama eu vi sendo utilizado em um desses documentários do Discovery e fiquei impressionadíssimo com a técnica necessária ao seu uso. É rápido, extremamente rápido, e aproxima demais os oponentes e funciona no ataque tão bem quanto na defesa, e se aproveita das longas brechas dos movimentos de espadas e lanças para liquidar o oponente.
    Aliás, o movimento de defesa e ataque são inseparáveis nestas armas, comprovando os dois lados do mesmo poder. Impressionante.

  2. Esta arte além de ser milenar, foi moldada para os dias de hoje. Existe um clã chamado Bujinkan, fundado por Masaak Hatsumi (referenciado acima) chamada de Ninjutsu que formaos ninjas modernos, chamados de ninjutsocas.. É de fato uma arte marcial e não visa campeonatos, e sim o refinamento espiritual, trabalhando o corpo e a mente ensinando técnicas de sobrevivencia em 9 escolas marciais distintas do Japão..

    Quem quiser praticar esta arte, acesse http://www.bujinkandojo.com.br e procure um local de treino.. Este clã esta presente no mundo todo e realmente é a mais completa de todas as artes…

    Fiz 6 anos de karate, chagando a faixa marrom, e posso dizer que meus 7 meses de treinamento de ninjutsu foram mais eficazes que meus treinamentos em karate…

    Ahhh.. Outro detalhe, existe um certo preconceito quanto a esta arte marcial.. Vc fala que pratica ninjutsu e as pessoas acham que o faz por causa do Naruto (nunca vi este desenho), que é uma farsa que a onda agora é JiuJitsu e MuaiThai… Nem dou ouvido para esses caras… Hoje em dia nem falo mais que pratico ninjutsu.. Pois de acordo com dois antigos provérbios japoneses:
    “O ninjutsu não é um espetáculo. Uma demonstração pública de ninjutsu; é em si a negação do shinobi…”

    “O Ninja se cria pela sabedoria, firma-se pelo entendimento, sustenta-se pelo mistério…”

    (Não sou representante da bujinkan, nem mestre nem nada… Sou ainda um aprendiz de ninja…)

    Buffu Ikan,

    Ricardo

  3. Obrigado, vou colocar seu link aqui no blog com todo prazer. Um grande abraço. Adoro sua arte parabéns pela dedicação.

  4. Regina de Cássia Rogério Says:

    Por gentileza
    tenho dois bonsais

    gostaria de saber se o melhor local para cultivá-los
    é ao ar livre – ou sob uma tela tipo sombrite

    uma calliandra e jambo

    obrigada

  5. As duas espécies podem ficar ao ar livre , mas não devem pegar sol a pino. Pode, também ficar no sombrite mas ai a rega diminui. Sempre só regar quando o substrato estiver seco, para não apodsrecer as raízes. Grande abraço!

  6. sonho com gueras antiga com guereiro nija e miecomtro numeio da guerra e nuca pratikei artes marcias mas luto com ate 5 ohmes e misaio muito bem sabe miesplica o ke acomteser

  7. ei eu quero muitoo treinar ninjutsu

  8. O conhecimento deve ter vindo do passado, vc é uma pessoa de sorte. Mas porquê não procura uma arte marcial para aprimorar a mente e o corpo? Aikido, Karatê, Ninjutsu, Kung Fu, todas são maravilhosas, se encontramos uma boa escola e um bom mestre. Para Aikido eu aconselho a Facerj no Rio de Janeiro. http://www.facerjaikido.com.br

  9. quero aprender ninjitsu em brasilia tem alguma escola especializada?
    onde

  10. Vou dar uma pesquisada e te falo ! abraço e bom 2010 !

  11. caramba vc e d+ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    eu tb tenho um site de nijas mas eu poderi pegar umas imadeems??????????? eu vo coloca fonte porfavor responda

  12. Pode pegar qualquer imagem do blog ! Será um prazer ajudar no que eu puder . Grande abraço

  13. Eu pratiquei hapkido durante algum tempo, e depois eu pratiquei ninjutsu da bujinkan durante oito meses, parando somente devido ao meu horário de trabalho ter mudado, e afirmo que é uma arte muito completa, com um leque de tecnicas muito grande para as mais diferentes situações. Minha respiração melhorou muito, e meu equilibrio ficou muito melhor. Gostei muito e pretendo voltar a praticar quando minha escala de serviço possibilitar. É uma arte muito boa para militares e policiais, devido a grande parcela de treinamento para situações com oponentes armados.

  14. Jose Paulo Gimenez, mestre de ninjutso , solitario e apaixonado pela arte, eu gostaria de treinar com o seu grupo, fone: 11-99854-5093 vivo, ou imail, jpaulogimenez45@hotmail.com, agordo o contato.

  15. Oi Jose o brigado por visitar o blog. Meu blog é apenas para divulgação das artes. Um grande abraço.

  16. Fiquei feliz por ver pela primeira vez o ninjutsu em um site sobre bonsai.
    sou praticante do ninjutsu a quase 4 anos, o bonsai entrou em minha vida a mais de 4 um pouco.
    encontrei aqui uma grande fonte de conhecimentos, parabens o obrigado pelas informacoes compartilhadas.

  17. Muito obrigado pela visita, grande abraço.

  18. marcos sergio Says:

    tem essa escola em Brasilia df ?

  19. Oi Marcos não consegui achar em BSB. abraço

  20. Locais em Brasilia onde se pode treinar a Escola Kurokawa-ryu.
    http://kurokawa-ryu.com.br/Doj%C3%B4.html

    Distrito Federal

    Clube Nippo Brasileiro
    SCES, Trecho 01, Lote 01 – Setor de Clubes Sul – Brasília
    Brasília – DF
    – Sexta das 19:30hs às 21:30hs
    E-mail: contato-df@kurokawa-ryu.com.br
    E-mail: adersonninja@gmail.com
    Tel.: (61) 8421-5622
    Tel.: (61) 9551-0814

    Templo Budista
    EQS 315/316, Área Especial, 05, Bloco 2 – Brasília
    Brasília – DF
    – Segunda e Quarta das 18:00hs às 19:30hs e das 19:30hs às 21:00hs
    E-mail: contato-df@kurokawa-ryu.com.br
    E-mail: adersonninja@gmail.com
    Tel.: (61) 8421-5622
    Tel.: (61) 9551-0814

  21. Muito Obrigado, vou pesquisar e fazer uma matéria, para incluir no blog : paulonetto.diretor@gmail.com se vc tiver algum material histórico e fotos pode me mandar. grande abraço

  22. voce vende esses artigos

  23. Oi ainda não , abração

  24. a número 5 esta errada, não é uma yari e sim uma magari yari

  25. Nagare Dojo Aikido
    Teixeira Sensei – 3° Dan (Aikikai)
    Aikikai Hombu Dojo n° 180241
    Aikido tradicional
    Filiações – Aikido International Club / Confederação Brazileira de Aikido (Brazil Aikikai) e Círculo Aikido Leoni.
    http://www.nagaredojoaikid.blogspot.com

  26. Site da Bujinkan em Brasília:

    http://www.bujinkanbrasilia.com.br/

  27. Obrigado por visitar o blog. Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: