A resposta da natureza 3
Na natureza árvores assumem várias formas e se moldam as dificuldades climáticas e geológicas para poderem sobreviver. Os estílos de Bonsais reproduzem estas características impostas pela natureza, e o Bonsaísta deve tentar recriar em sua árvore todos esses fatores.
A seguir os fatores que levam as árvores a se modificar e adaptar, e fotografias das árvores em seu ambiente natural:
VENTOS
Na natureza árvores com todos os seus galhos voltados em uma única direção, não oferecendo resistência aos fortes ventos. Os fortes ventos fazem com que as árvores tenham que realinhar seus galhos para poder aereodinamizar e favorecer a conservação de umidade em suas folhas. Encontramos
NEVE
Os galhos voltados para baixo é diferente da forma que os pinheiros assumem plantados em países de clima mais tropical e teA cada inverno a temperatura e o peso da neve faz com que os galhos das árvores não retornem à sua posição original.
A visão da árvore de natal ( Pinheiro ) em países frios com mperado.
SOLO
O solo pobre de nutrientes, possuindo excesso de salinidade ou com caracteríticas de alta porosidade, limita o crescimento das raízes e faz com que as árvores cresçam de forma muito lenta.
ALTITUDE
Quanto maior for a altitude do local de crescimento de uma árvore, menor será o seu porte. Isto ocorre devido ao ar rarefeito e à saturação de raios ultravioleta.
CHUVA
A falta de umidade reduz o tamanho das árvores e faz com que os troncos se retorçam com mais facilidade. Existem árvores nos EUA, especialmente na Califórnia com centenas de anos de idade mas com poucos centímetros de altura.
Neste local na Califórnia chove apenas 5 semanas em todo o ano.
ACIDENTES GEOGRÁFICOS
Uma semente pode ser levada para uma fenda nas rochas de uma montanha pelo vento, pelas chuvas ou por fezes de pássaros ou outros animais pequenos. A árvore se adaptará e crescerá emitindo raízes para poder se susentar e se segurar nas rochas.
SOL
As altas temperaturas e o sol acima de 40ºC, diminuem o tamanho das folhas. Quanto mais nescessidade de captação de luz do sol, maior se torna a folhagem das árvores e plantas.
Na India, o fato da espécie Ficus banyan apresentar um grande crescimento e possuir raízes aéreas muito fortes, faz com que os indianos a usem para criar pontes vivas, para atravessar, rios e montanhas. As raízes se fundem com o tempo, virando cordas e tábuas vivas.

18 d e agosto d e 2013 às 11:18
tenho 63 anos,engenheiro aposentado,proprietario rural em local com baixo indice pluviometrico e vou aproveitar estes novos conhecimentos e tentar aplicar nos arredores de minha casa
18 d e agosto d e 2013 às 18:23
Obrigado por visitar o blog Francisco. abraço