Trabalhos com técnica de Pirogravura.

Gostaria aqui de divulgar os meus trabalhos criados com técnica de pirogravura e pintura. Todos trabalhos estão em exposição no Atelier 9 no espaço cultural  Fabrica Bhering, rua Orestes 28, Santo Cristo, Rio de Janeiro. Você pode comprar meus trabalhos mesmo morando em outro estado. Aqui você vai encontrar:  quadros, mandalas, kakimonos e jogos milenares de tabuleiro, criados todos de forma artesanal, com técnica de pirogravura.  Esta técnica consiste em desenhar e texturizar, queimando a madeira com uma caneta de ponta incandescente. Todos os trabalhos são autorais, criados depois de pesquisa da grafia de cada civilização ou tema escolhido; não são reproduções, nunca faço 2 trabalhos iguais. Se você tiver interesse em encomendar alguma mandala, kakimono ou quadro em uma grafia especial é só entrar em contato: whatsap: 21970423042  Email: paulonetto.diretor@gmail.com

DSC06477

A história da Pirogravura:

De origem grega, a palavra Pirogravura significa “escrita a fogo”.

 A pirogravura é uma arte que nasceu na mesma era em que o homem descobriu o fogo, há já cerca de 9 mil anos. É uma  das primeiras expressõess artísticas, aliada à pinturas nas paredes das cavernas com carvão e diferentes tinturas.
DSC07011 
O grande passo na arte da pirogravura foi dado na Idade dos Metais, quando se aliou o fogo aos metais incandescentes.
 A Idade Média foi o marco decisivo em que esta arte floresceu. Por volta de 1600, na Europa, era comum os homens colocarem fogo em lareiras e ferramentas que aqueciam, com as quais decoravam as mesas das tabernas. Daí surgiu a denominação de “poker work” para esta arte.
DSC06698Já no séc. XX, em 1916, criou-se a primeira patente para a caneta de ponta quente “Hot Point Pen”, com recurso à electricidade. A inclusão de um reostato para controle da temperatura permitiu começar a obter efeitos de luz e sombra que deram origem um estilo realista da arte da pirogravura.

1

JOGOS MILENARES DE ESTRATÉGIA

A seguir alguns dos jogos milenares que eu recrio com técnica de pirogravura e pintura. Todos os jogos vem com regras detalhadas.

Tabuleiro de dois lados, onde você pode jogar 6 jogos: Xadrez, Dama Tradicional, Dama Turca, Konane Havaiano, Ming Mang Malaio e Mak Yek Chinês. Jogo na foto é o Konane Havaiano, com peças em poliester. As peças de Xadrez que acompanham o jogo podem ser escolhidas nas opções: Madeira, Resina ou plástico maciço.

LADO 1

LADO 2

Tabuleiro de Xadrez para 4 pessoas. Acompanha 72 peças em resina, caixa decorada para guardar as peças e regras completas.

Tabuleiro do jogo Viking Henefatalf. Acompanha regras completas.

Tabuleiro do jogo criado na Inglaterra mas de origem nórdica Alea Evangelli. Acompanha regras completas e caixa decorada para guardar as pedras.

Tabuleiros do jogo Egípcio Senet que é o jogo de tabuleiro mais antigo do mundo, exemplares foram datados de 3.500 A.C. Acompanha regras completas.

Tabuleiro de Xadrez casas com 6cm, Rei com 13 cm de altura. Peças criadas em madeira de lei Guajará. Acompanha 2 damas extras e caixa decorada para peças.

Jogo tradicional Celta Fidchell. Acompanha 60 pedras de cerâmica ou madeira, caixa decorada para guardar as peças e regras completas.

Jogo japonês de estratégia abstrata Kamisado.

Abaixo fotos de várias mandalas criadas em técnica de pirogravura:

6 Respostas to “Trabalhos com técnica de Pirogravura.”

  1. Mais uma expressão de sua alma de artista, Parabéns, ficou muito bonito seu trabalho.

  2. erotildes vittoria Says:

    Belíssimo trabalho!!!

  3. Parabéns, trabalho espetacular!

  4. Vânia Moreira Fortes Says:

    Os trabalhos do Paulinho são únicos. A perfeição nos detalhes. Fico encantada com cada obra que ele me apresenta com tanto carinho.

  5. Paulinho adorei o Gamão, maravilhoso! E toda a obra! Abs

  6. Maravilhoso !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: