Modelagem em concreto celular
Fazendo montanhas e pedras com concreto celular:
Trabalho 1- A Montanha de Buda
Para criar trabalhos de Penjing ou florestas, criando pedras, escarpas, montanhas, leitos de rio e até mesmo para fazer vasos sob medida para os nossos bonsais, o concreto celular ou cimento aerado é uma ótima opção. Este material é usado para atenuar o peso de grandes construções como shopping centers, que precisa de um número de divisões de lojas muito grande.
O concreto celular é um bloco encontrado em três tamanhos distintos, só variando a largura. O tamanho maior é de 60X30X20 cm. É de fácil modelagem, porém tem o inconveniente de quando trabalhado sem ser molhado produzir, com o atrito e rotação da retificadeira, um pó muito fino. Mesmo molhando o concreto e trabalhando com groza e formão, é nescessário saber que em apartamentos fechados ou casas a modelagem irá sujar muito o ambiente.
O concreto celular, depois de texturizado com vários tipos de terra, através da ação paciente do tempo, irá com a umidade adquirida com a rega constante dos bonsais, criar musgo e favorecer o crescimento de outras plantas pequenas, que dão naturalidade ao trabalho e deixarão o conjunto muito orgânico e bonito.
Leia mais e veja tudo passo a passo:
Para que algumas árvores de raiz muito forte não quebrem a estrutura do vaso com o tempo, como é o caso da família das Moráceas (Ficus), eu estruturo as cavidades e o interior dos vasos com várias camadas de cimento bem liso e fino, e também executo um número maior de podas de raízes ao longo do tempo.
É muito gratificante poder desenhar uma pedra na proporção exata do que precisamos para o nosso paisagismo. O concreto pode ser utilizado para fazer fontes e criar um verdadeiro ecossistema, com lagos, cavernas, cortes de rio etc. Para aqueles que sonham em ter uma pedra de grande porte em seu quintal e criar um jardim japonês, os blocos de concreto podem ser unidos com cimento na sua forma bruta criando-se um grande e único bloco que depois de trabalhado como uma escultura, com formão e retificadeira pesada (Makita 38000 rotações p/m) trará a beleza de uma pedra de grande porte ao nosso jardim.
Para estruturas que devam ser transportadas e não serão fixas, eu uso na base dos blocos uma laje de pedra de São Tomé ou ardosia, com mais de 3cm de espessura. A espessura depende do tamanho da escarpa ou montanha a ser produzida.
O vaso feito com concreto celular fica muito bonito e natural, sem contar que as formas só serão limitadas pela nossa imaginação. Vasos quadrados, retangulares, circulares ou formas bem retorcidas, podem ser conseguidas com facilidade. Deve-se ter a preocupação de não deixar paredes muito finas com menos de 2cm, pois podem se quebrar se não tomarmos cuidado ao transportar.
No trabalho ao lado foi usado fio de cobre para amarrar e dar sustentação ao conjunto enquanto o cimento não secava. Para texturizar eu uso como uma primeira base cimenticola pura com 10% de terra preta e 10 % de gesso para secagem rápida da liga . Esta base é para unir e não deixar ver as junções dos blocos de concreto. Fendas maiores devem ser preenchidas com lascas do própio concreto celular.
Para a segunda base será usado 50% de cimenticola e 50% de terra preta, barro e areia. Para as duas bases eu uso uma trincha macia e as mãos para ir modelando e fechando as rachaduras e fendas. Como o cimento é abrasivo deve-se usar luvas e mácara contra o pó produzido pela retificadeira. Não existe um número de bases corretas, o importante é o bloco ficar uniforme. Eu também vou jogando com a mão areia e terra, como se estivéssemos fazendo um chapisco em um muro; isto deixa a textura bem natural.
Por mais que a imaginação nos permita fazer qualquer forma eu procuro antes de executar desenhar o trabalho, olhar fotos de escarpas naturais, montanhas, cortes de pedras. Deixo algumas fotos do meu lado para observar o movimento natural que algumas rochas possuem. Alguns bonsaístas colocam em cima de seus bonsais seixos de quartzo redondos brancos, cristais de rocha etc. Devemos saber que a base de criação de um jardim japonês, e o que torna muito mais difìcil de conseguir um bom resultado, em relação ao jardim ocidental, é que no jardim japonês não é permitido, ao se olhar, perceber o trabalho da mão humana. A paisagem deve parecer um ecossistema que já estava ali dentro da nossa casa. A pedra deve ser enterrada no chão de 20% à 50 %. No jardim japonês a pedra tem o sentido de eternidade, ela tem que ser visualizada não permitindo que saibamos o seu tamanho real, como a ponta de um grande iceberg.
Gosto de empregar as técnicas de criação de jardins japoneses nos trabalhos de Yose Ue (florestas ) e de Penjing (paisagem na bandeja ). Os conceitos e técnicas são profundos e farei futuramente um artigo apenas explicando todos os conceitos de Wabi Sabi (a beleza da imperfeição ).
Explico isso porque você não verá na natureza uma grande bola de quartzo de 10 metros no meio de uma planície ou embaixo de uma árvore. Mesmo que ocorra na natureza algo parecido, o nosso objetivo é sempre tentar retratar o que é mais natural ao olhos, o que é muito difícil. É difícil imitar o que a mãe natureza levou milhões de anos para simplificar e detalhar.
Em nenhuma arte deve-se ter restrições, pedras redondas, duendes, areia multicolorida; o importante é praticar, respeitar o trabalho de todos e achar nesta arte milenar paz, saúde e muita harmonia.
A seguir a galeria de fotos do trabalho MONTANHA DE BUDA passo a passo:




















19 d e janeiro d e 2009 às 20:56
Cara
Você é PHODA!!!
Pode acreditar, sou seu fã de carteirinha.
Sua criatividade é algo de outro mundo…
Tenho uma sequencia fotográfica(12/2006) quando você me mostrou o que é o concreto celular e fez uma ponte e montou um ambiente com a ponte, tera e algumas plantas que ficou uma coisa linda.
logo a seguir desmontou tudo, para minha tristeza, pois foi só para me mostrar.
eu perplexo…
um trabalho que acredito muitos passariam dias para fazer e que foi tão “simples” paraa você!
Te admiro muito mesmo, se precisar das fotos, diponibilizo para você…
abração
rudy
21 d e janeiro d e 2009 às 12:16
wonderful
21 d e janeiro d e 2009 às 21:13
Sou um bonsaista menos que amador. Adoro tudo que é arte. Desenho , pinto quadros e escrevo. Minha maior frustração “são duas”: não tocar nenhum instrumento musical e nao fazer escultura. Paro para lhe dizer que você é um dos melhores artistas que já vi. Por esculpir e juntar a natureza em um só momento único. Você é um abençoado de Deus.
22 d e janeiro d e 2009 às 16:38
Meu amigo seu trabalho esta digno do mestre que você é,que Deus continue ao seu lado.
22 d e janeiro d e 2009 às 19:52
Realmente você é um artista fenomenal,só os grandes dividem sua sabedoria com tanta simplicidade,parabens!!
22 d e janeiro d e 2009 às 20:14
Olá! Eu adorei os trabalhos que vc faz! Geniais!! Há alguns anos, eu fiz uns trabalhos com concreto celular, fiz alguns vasos para Bonsai. Coloquei cimento na parte interna para não quebrar e manter uma umidade boa. Alguns vasos que não revesti, secavam muito rápido e eu quase perdi umas árvores. Vc usa esse cimenticola e não causou nenhum problema para as plantas? Eu tenho um bloco aqui e pretendo fazer mais vasos para algumas mudas de fícus. Foi bom vc aparecer no meu orkut, pois as correria de todos os dias e o desenteresse das pessoas em aprender a arte aqui na minha cidade estava me deixando meio desligado dos Bonsai, pois eu gosto de compartilhar idéias. Não fiz mais nenhum, apenas cuido dos que já tenho. Agora me deu mais inspiração para voltar. Obrigado!
22 d e janeiro d e 2009 às 21:23
Um produto melhor que a cimenticola mas que eu não tenho encontrado mais, é recubriblast, usado como impermeabilizante é a base de borracha !
Acho que usado em lajes e tem brando e num verde escuro, é o melhor material que eu a usei na parte interna dos vasos.
Será um prazer trocar conhecimentos !
abração
Netto
4 d e fevereiro d e 2009 às 16:50
Paulo, esse post é de uma generosidade sem tamanho, o que é típico vindo de você. Quanto trabalho o seu em registrar e dar publicidade a esse momento criativo de algo no qual você é sim um grande mestre. Parabéns. Pode até ser que eu nunca consiga fazer um igual, mas pelo menos sei onde me socorrer quando me faltar criatividade e talento: com as fotos do seu trabalho. Obrigado.
22 d e fevereiro d e 2009 às 21:28
olá nossa parabens pelo seu talento kara meu deus eu so fasinado por bonsais e essas coisas… eu tenho 12 anos e fasso aniverssário dia 15 de março tbm adoro essa arte eu tenho um bonsai a espécie dele é UVA DO JAPAO e nossa to sem palavras parabens me dá seu msn pra agente se fla melhor vlw.
23 d e fevereiro d e 2009 às 03:53
Eu nao tenho msn você tem orkut ? no orkut eu sou aidobonsai paulo netto.
abraço
12 d e março d e 2009 às 21:06
muito bom.excelente cultivo bonsai a 20anos tambem ja esperimentei fazer vasos com o concreto celular,mais pela dificuldade de encontra-lo onde moro desisti.parabens ,seu trabalho e muito bom.
1 d e abril d e 2009 às 13:33
oláaaa….nossa fiquei encantada com o que meus olhos puderam ver…
Sou fanática por jardinagem….estou louka pra fazer um curso …só pra mim mesmo sabe….pra eu poder curtir melhor a paisagem e poder mostrar os meus dotes rsrsrsr
Bjos pra vc e sucesso….
1 d e abril d e 2009 às 20:06
Que bom se você mora no Rio eu dou curso particular, dois dias só de aula prática. Querendo é só falar ! 22152843
Se não achamos um na sua região!
abração
paulo Netto
1 d e abril d e 2009 às 21:50
Grande abraço ! minha esposa Vitoria Martins, manda muitos beijos e saudade ! mande as fotos para o meu email ! por favor !
paulonetto@posterfilmes.com.br 22152843
15 d e abril d e 2009 às 19:40
Caro amigo Paulo , meus afazeres ainda não tinham me dado tempo de fazer o meu comentario do seu trabalho que eu conheço muito pois estive em sua casa e até hoje não vi nada igual ao trabalho que vc faz são péças inacreditáveis trabalho de um verdadeiro mestre na arte de criação , guardo aquela peça que vc me presenteou como uma reliquia pois até agora não consegui algo que seja digno de ser colocado ali
um forte abraço para vc e um beijo no coração da Vitória .
15 d e abril d e 2009 às 21:10
Espero ao longo da minha vinha vida encontrar mais algumas pessoas com sua luz, energia e bondade. Você é um grande amigo e um dos bonsaístas que eu mais respeito ! um grande abraço ! Vitória manda beijos !
6 d e maio d e 2009 às 15:00
gente, que lindo isso! Vou fazer aula de escultura esse semestre com concreto celular, já mandei o link para as pessoas…
Parabéns!!
7 d e maio d e 2009 às 09:04
Oba ! quero umas dicas também depois !
abração ! volte sempre no blog !
15 d e maio d e 2009 às 12:33
realmente vc e um grande artista muito bom seu trabalho Deus Te Abençoe!
gostaria de saber qual tinta vc usa fica com cor de rocha.
obrigado.
15 d e maio d e 2009 às 21:33
Obrigado pela força, volte sempre ao blog !
grande abraço.
14 d e junho d e 2009 às 22:58
gostaria de aprender a moldar vasos co concreto celular.
15 d e junho d e 2009 às 10:15
As dúvidas que você tiver, é só perguntar, será um prazer ajudar !
Meu Email é paulonetto@posterfilmes.com.br
20 d e julho d e 2009 às 20:06
A pouco tempo achei seu blog. Você é um artista magnífico! É realmente impressionante o que você consegue fazer!! Muito bom gosto e distinção, típica da arte oriental. Dá gosto de ver! Além disso, você é muitíssimo generoso em compartilhar suas imagens e técnicas conosco… Só tenho a agradecer-lhe e desejar que continue com seus trabalhos… Vida longa e próspera. Um abraço desconhecido, Carlos
20 d e julho d e 2009 às 21:49
Obrigado pela força, esse é o maior objetivo do blog. É muito bom fazer um amigo, o que precisar, qualquer ajuda é só falar. Um grande abraço.
12 d e agosto d e 2009 às 15:22
Pesquisando para fazer um jardim interno pra a casa da minha filha encontrei seu endereço , confesso é fantástico adorei seus trabalhos , sou amadora em bonsai , como ceramista faço meus jarros , adoro o orgânico , mas nunca usei o concreto celular vc me animou , farei , ou melhor tentarei fazer algumas pedras para o mini jardim japonês que farei . Obrigada pelos exemplos e parabéns pelos trabalhos.
14 d e agosto d e 2009 às 00:31
Obrigado, pela força ! O que precisar, qualquer ajuda, é só falar ! grande abraço !
3 d e setembro d e 2009 às 22:38
noooosssaaa!!!!deeemaaaisss!
amei suas obras-parabéns mesmo….
11 d e setembro d e 2009 às 17:04
Cara, você é fantástico! Realmente a natureza em suas mãos adquirem o aspecto da naturalidade e expressa toda a beleza ofertada pela Criador. Trabalho com mini jardins (cactáceas e suculentas). Gostaria muito de aprender a fazer vasos em concreto celular, a fim de ressaltar um aspecto mais natural aos meus trabalhos. Infelizmente não moro no Rio para fazer o seu curso. Se souber de alguém no Recife que trabalha com concreto celular me avise. Qual a tinta que você usa externamente nos vasos de bonsai para dar a cor natural de rocha? Você usa o iorgute natural externamente para o surgimento de musgos? Que Deus continue lhe inspirando nos trabalhos e cuidando para que você permaneça sendo esse artista maravilhoso, simples e atencioso. Um abraço de Carlos Medeiros.
11 d e setembro d e 2009 às 17:40
Eu coloco cor diretamente na hora que estou texturizando o concreto para tirar a porosidade. Uso a mistura de terra preta com cimenticola branca e areia. Podemos escolher a cor adicionando um pouco de pigmentos naturais ou até o pó xadrez. Nas partes internas (cavidades onde ficarão os bonsais) não passo nada, para nnao ter nenhum tipo de química em contato com as raízes. O meu musgo só vem com o tempo ! rsrsrsrsr regando , regando , regando , regando ! rsrsrsrsr. Quando tentamos processos para acelerar, nasce um tipo de musgo fraco, a melhor coisa e deixar o tempo agir, pois se não, qualquer sol a mais o musgo seca e morre. Não conheço ninguém em Recife, mas acho que consigo te ensinar daqui mesmo ! rsrsrsr vai perguntando que eu vou te ajudando, o principal e meter a mão na massa e fazer ! Olhe todas as matérias do bloog de concreto celular e vamos nos falando! Grande abraço, valeu pela força!
12 d e setembro d e 2009 às 11:25
Salvador-BA, 12/09/2009
Aido Execelente trabalho! Muito Bonito e impressionante. Suas obras e esculturas são maravilhosa. O mais interessante é a sua disposição para explicar todo o passo a passo da produção. Também sou artesão e aprecio muito o talento e a dedicação para trabalhos muito bem elaborados. Boa Sorte e que sua criatividade seja sempre instigante.
13 d e setembro d e 2009 às 16:32
ESte sait è muito bom,por que sou fã da cultura japonesa principalmente as artes marcias! Ja ia me esquecendo os teus bonsais são fantasticos.So me responde uma duvida por que uma pessoa nao pode receber um bonsai se nao estiver pronta?Oque significa receber de presente um bonsai?Sou do Rio Grande do Sul .
13 d e setembro d e 2009 às 16:39
Isso é história para valorizar a arte, historinha criada por ocidental, para valorizar o que vende. Pode se ganhar um bonsai, quem gosta deve comprar ou tentar fazer um se tiver vontade. Claro que ao comprar ou ganhar um verdadeiro bonsai, temos que saber o básico sobre a árvore, como se fosse qualquer outra planta que queremos ter em nossa casa. Infelizmente 80% de tudo que é vendido é de procedência duvidosa. Querendo comprar posso te indicar sites sérios, mas o ideal antes de escolher uma espécie para ter em casa, e estudar onde á árvore vai ficar, devido a luminosidade e sol, que são obrigatórios. Qualquer outra dúvida me escreve! abraço
22 d e setembro d e 2009 às 15:53
Prezado Mestre,
Te chamo assim porque suas obras são coisas de mestre. Mais uma vez, parabéns. Eu queria saber qual tipo de retíficz você usa para trabalhar as peças de concreto.
Grande Abraço,
Arnaldo.
25 d e setembro d e 2009 às 18:54
Boa noite! adorei seus trabalhos e me interessei muito no conreto celular, porém não consigo encontrar para comprar, por acaso vc tem agum site onde eu possa encontrar?
Agradeço desde já!
um abraço
Ana
25 d e setembro d e 2009 às 20:11
Oi Ana na realidade eu compro em lojas de grande porte de material de construção. Vou tentar achar uma loja que tenha on line e te falo. Um grande abraço.
29 d e setembro d e 2009 às 19:32
Muito obrigada Aido!
e parabéns mais uma vez, estou encantada com seus trabalhos
um abraço
Ana
12 d e novembro d e 2009 às 18:51
GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A ARTE EM CONGRETO CELULAR, MAIS ESTOU COM DIFICULDADE DE ENCONTRAR REVISTAS, VC PODE ME DAR ALGUMAS DICAS, FICO NO AGUARDO
13 d e novembro d e 2009 às 12:09
De uma olhada aqui no blog nos meus trabalhos. Do lado direito entra em: modelagem de concreto celular. Olhe o trabalho a montanha de Buda! abração. me escreve !
5 d e janeiro d e 2010 às 09:13
Obras magníficas, dignas de um mestre. Parabéns.
Os cisntistas estão descobrindo agora, o que os nossos irmãos Chineses e Japoneses já sabiam à milênios: que as plantas reagem à diversos estímulos e sabem tudo o que se passa ao redor.
Gostaria muito de aprender um pouco desta arte, alguém pode me indicar um curso aqui em São Paulo ou Cotia?
5 d e janeiro d e 2010 às 21:47
Vou procurar um e te falo ! Me cobra ! Bom 2010 ! abração.
11 d e janeiro d e 2010 às 15:01
Boa tarde.
Eu procuro algué que dê curso dessa arte maravilhosa! Tenho um espaço holístico e vou começar um jardim oriental para meditação.
Abç
Lucia
12 d e janeiro d e 2010 às 10:05
Oi Lucia, eu dou aula partricular e em grupo na minha casa em niterói. Me liga 26384268. Feliz 2010
19 d e janeiro d e 2010 às 14:16
Olá Paulo.
visitando mais uma vez seu site fico impressionado como sua inspiração contagia. fico admirado com sua arte e disposição em nos ajudar tirando nossas dúvidas.
grato pela atenção.
20 d e janeiro d e 2010 às 11:45
PARABENS PELOS TRAMPOS. TO COMEÇANDO, ESPERO UM DIA FICAR TAO BOM QUANTO VOCE.
AQUELA PAZ.
21 d e janeiro d e 2010 às 09:36
Obrigado pela força e por visitar o blog ! Feliz 2010 ! E muitos bonsais.
7 d e fevereiro d e 2010 às 18:46
Aido.o seu trabalho emociona,é o mínimo que posso dizer.
Gostaria de fazer um jardim vertical com placas de concreto,(para pendurar no muro) cavadas com alguns orifícios,colocando um substrato nos buracos e plantar plantas pendentes como:bromélias, rhipsallis etc… voce acha necessário fazer alguma impermiabilização nos buracos e algum furo de drenagem? pelo que vi nas suas rochas voce só cavou os buracos.Agradeço já pela ua resposta.um abraço
9 d e fevereiro d e 2010 às 23:11
Sim ! para dar mais resistência ao tempo. É muito importante fazer buracos de drenagem, para não encharcar as raízes e facilitar trocar e recolocar substrato. Pode reforçar as estruturas das cavidades internas com cimenticola. Deixa bem liso, pois a porosidade com o tempo permite que as raízes mais fortes penetrem e rachem o cimento. Qualquer dúvida me ligue em casa 26384268. abração
10 d e fevereiro d e 2010 às 09:47
Parabéns pelo seu trabalho…..E por compartilhar com outras pessoas..
12 d e fevereiro d e 2010 às 09:54
Obrigado pela força ! Volte sempre no blog ! abraço.
17 d e março d e 2010 às 15:49
sempre gostei de esculturas e pinturas, eu cheguei a fazer um cursinho que teve aqui na cidade, mas nao deu para terminar, minha mulher logo teve filhos gemeos e eu tive que parar o curso e arrumar um trabalho extra, o curso terminou ja tem 6 meses,vc pode medizer que tipo de material e usado ne escultura do comcreto celular e que tipo de tinta e usada na pintura, tenho bastante material imprimido da internet. des de ja agradeso e meus parabens pelo seu belo trabalho.
17 d e março d e 2010 às 21:11
Eu uso retifica Dreamel, e Makita para modelar o concreto quando quero formas bem curvas e arredondadas. Uso também grozas, formão, lixas. O concreto celular é muito macio. Quando trabalhar com a retifica é necessário usar máscara pois o pó é muito fino. Trabalhar molhando o concreto ajuda a não levantar a poeira. Eu tiro a porosidade do concreto celular passando cimentcola ou liga de cimento bem fina após a peça pronta. Você pode colocar cor na cimentcola, usando pó xadrez, verniz, e todo tipo de tinta. Nas esculturas para bonsai eu tenho que ter a preocupação de não usar substâncias tóxicas, principalmente nos lugares em contato com a planta. Para uma peça artística, você pode usar tudo. Pode também aumentar o tamanho das peças colando os blocos com concreto mesmo. Vai perguntando que eu vou respondendo e ajudando no que puder ! Grande abraço !
26 d e março d e 2010 às 10:55
Olá Aido,
Fiqueiencantada com o seu trabalho, meus parabéns!
Gostaria de começar a trabalhar com ele e tenho algumas perguntas: podemos trabalhar com o concreto molhado? Ou é melhor seco? Se molhado, como molhar? Quais as ferramentas que posso utilizar?
Posso usar massa corrida para tapar os buracos? Que tinta posso pintá-lo?
Muito obrigada pelos esclarecimentos.
Grande abraço,
Raquel.
26 d e março d e 2010 às 14:36
Pode sim ! molhando não solta a poeira fina. Se trabalhar com retifica, levanta muita poeira. A poeira é bem fina , tem que ser em lugar aberto e longe de casa para mulher e marido não espancar a gente ! rsrsrsrsr Molhando ele vai fazendo uma massa que tem que ser retirada, para olhar o movimento da peça. Eu uso tudo grosas, lixas, retifica, formão. Ele é muito macio e fácil de trabalhar. Não é bom para fazer peças muito delicadas. Pode texturizar com cimento, cimenticola, verniz, tudo adere bem.
Já usei todos tipos de tinta, eva, acrílica, viochene, parede, óleo, color jet, etc……. Com a retificadeira maquita, dreamel, uso pontas ( Bola, triângular, fina, todo tipo ) dando uma cara muito orgânica, a velocidade da dreamel, deixa desenhar mesmo. Vou preparar um material bem didático com video, para mostrar. Vai me perguntando que eu vou respondendo ! abraço
4 d e abril d e 2010 às 14:39
Parabéns pelo trabalho, dizer que é fantástico é pouco.
Como li nos comentários que você poderia ajudar tirando dúvidas, será que você poderia dizer quais ferramentas você utilizar pra fazer os entalhes no bloco ?
Aqui no DF é muito fácil encontrar esses blocos, quase toda loja de material de construção tem. E fica por volta de R$1,50, cada. Achei muito barato e vou tentar fazer alguns vasos inicialmente. Só gostaria da sua dica quanto as ferramentas.
Muito obrigado.
4 d e abril d e 2010 às 14:52
Será um prazer ! Eu uso retifica Dreamel e Makita. E formão, lixas, grosas, alicates ! rsrsrsrs Vale tudo ! é muito macio. Há eu tenho uma manhã, eu uso serra tico tico, para fazer, bordas e caminhos retos ! quando eu quero uma profundidade menor, quebro ou corto a lâmina da tico tico. Se vc pegar um bloco, e fizer vários cortes paralelos (deixando uma borda de dois dedos ou mais, ele vai quebrando de forma perfeita. Vou irar semana que vêm umas fotos. E fazer uma matéria especial para mostrar ! Boa Páscoa ! Vai tirando suas dúvidas ! pode perguntar !
4 d e abril d e 2010 às 14:56
Mestre Paulo, obrigado pelas dicas, amanhã eu vou fazer um teste pra ver no que dá, estou em obra e tenho alguns blocos sobrando. Vou tentar fazer um vaso bem simples e posto as impressões por aqui.
Muito obrigado pela ajuda e parabéns novamente.
5 d e abril d e 2010 às 13:49
Olá novamente Aido,
Por acaso o cimento é tóxico?
Você costuma trabalhar com ele molhado?
Valeu pelas dicas!
Abraço!
9 d e abril d e 2010 às 19:16
Não é tóxico e não possui odor. Mas não pode ser ingerido. abraço
9 d e abril d e 2010 às 19:18
Estarei colocando até amanhã a matéria que vc pediu. Apenas sobre ferramentaspara criação de bonsai, penjing e modelagem de concreto celular. abraço
10 d e abril d e 2010 às 22:49
ola professor , em fim agora tenho concreto celular , inspirado em seu grandioso trabalho , vou arriscar algo por aqui depois te mostro , obrigado por dividir conosco um pouco do seu saber
10 d e abril d e 2010 às 23:06
Hoje coloquei uma matéria com todas as ferramentas que eeu uso em Bonsai , Penjing e na modelagem de concreto celular. De uma olhada. Vou preparar um material bem didático sobre a medelagem de concreto. espero que ajude. Abração
29 d e maio d e 2010 às 23:58
cara fiquei encatado com teu trabalho es um artsta mesmo parabens es um genio nao encomtro por mais que tento sao poucos os elogis. valeu sou artesao tanbem conheso o concreto celular faso fontes com ele. na minha regia ten muito temos fabrica aqui moro em;; CRICIUMA ; SANTA CATARINA BRASIL UM ABRASO ATODOS ;;;; VALEU GENIO;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
30 d e maio d e 2010 às 00:57
Obrigado pela força e pela visita. Volte sempre ao blog ! Grande abraço
12 d e julho d e 2010 às 10:10
Parabens pelas suas artes são belissimas !!!!!
Gostaria do seu telefone para contato poe favor!
12 d e julho d e 2010 às 16:15
02126384268 abração
24 d e julho d e 2010 às 21:07
onde arranjo esse concreto celular em portugal alguem sabe?
25 d e julho d e 2010 às 23:10
Vou tentar descobrir ! Um grande abraço !
30 d e julho d e 2010 às 12:06
Boa tarde Paulo. Seu trabalho é simplesmente maravilhoso. Nunca pensei em juntar concreto celular e bonsai. Infelizmente não moro no Rio porque adoraria ter aulas com uma pessoa genial como você. Será que você poderia me ensinar como impermeabilizar o concreto para fazer fontes? É possivel fazer impermeabilização com texturização lado interno da fonte para parecer natural como você faz em suas obras? Obrigado e parabéns novamente. Heber
30 d e julho d e 2010 às 18:11
Boa noite. Parabéns pelas obras. São maravilhosas. Eu nunca pensei em juntar o concreto celular com bonsai. E suas dicas sobre como texturizar o concreto são fantásticas. Você poderia me ensinar como impermeabilizar o concreto para fazer fontes? É possível texturizar a parte interna da fonte como você faz com o exterior para ficar natural? Obrigado e, novamente, parabéns. Heber
31 d e julho d e 2010 às 00:01
Na realidade o concreto celular mesmo no estado natural já não deixa vazar água. Mas eu impermeabilizo com cimento estrutural, que hoje se compra pronto ! Em saco, é só misturar com água. Ou você pode usar qualquer selante a base de borracha. Você compra em lojas de material de construção. É usado para selar lajes e telhas. No interior das fontes o ideal é deixar com cimento bem liso sem texturizar, para anão afetar o ph da água em caso de querer peixes ! Qualquer dúvida me escreva e pergunte mais. Abração
1 d e agosto d e 2010 às 13:30
Ok, obrigado pelas dicas. Desculpe ter escrito a mesma pergunta 2 vezes. na primeira vez que acessei a página após ter escrito, não vi minha pergunta e achei que tinha dado problema no envio. Bom, posso misturar terra preta ou corante no cimento estrutural para ficar com uma cor natural? E esse selante a base de borracha, seria o vedacit? Desculpe a pergunta, não entendo nada dessa parte. Não pretendo colocar peixes, são fontes pequenas para decoração. Obrigado novamente. Heber
3 d e agosto d e 2010 às 22:19
Ola, gostei muito do seu trabalho, sou de Ribeirao Preto SP. gostei mais ainda da sua disponibilidade e gratuidade para com as pessoas. Eu nao trabalho mais com concreto celular, hoje faço tudo em vidro, fontes, vasos, etc. mas em breve neste mês de agosto apresentarei um trabalho ao vivo em uma tv local net canal 9 sobre trabalhar com concreto celular, farei um artesanato do produto bruto para os telespectadores, fui convidado a isso. Portanto quem puder assistir ou se informar a respeito pode acessar o site. http://www.orarte.com.br OU ORKUT. Giovane Malta.
GRATO A TODOS.
4 d e agosto d e 2010 às 18:23
Obrigado por visitar o blog ! Boa sorte no programa e parabéns !
29 d e agosto d e 2010 às 23:38
Adorei esse trabalho em concreto celular,parabens são lindos. Por favor informar onde posso comprar concreto celular em São Paulo.
Grata
30 d e agosto d e 2010 às 20:50
Oi Sandra ! Em São Paulo ele também só é vendido em lojas de material de construção de porte médio para grande. Vou tentar descobrir ! abração
16 d e setembro d e 2010 às 10:51
Olá
Parabens pelo seu trabalho
Trabalho com IKEBANAS arranjo japones e me interessei por essa arte
de concreto celular
Me informe, tem como preparar esse produto a partir do cimento e de outros produtos ?
atenciosamente
Motta
18 d e setembro d e 2010 às 23:58
Não que eu conheça, eu compro os blocos prontos em lojas de material de construção. abraço
14 d e outubro d e 2010 às 11:25
rapaz impressionante seu trabalho …é uma arte … parece que voce foi destinado genetica, espiritual e corporalmente para demonstrar ao mundo esta arte. Faça umas video aulas sobre modelar concreto celular, gostaria muito de aprender , muito mesmo para fazer uma fonte pra minha filha , ja comprei algumas coisas… meu email é edvar.projetista@gmail.com
Boa sorte no seu caminho, ah e todo dia que Deus da eu venho no seu site pra ver mais sbre escultura em concreto celular e bonsai…
14 d e outubro d e 2010 às 13:57
Boa Tarde,
Maravilhoso seu trabalho, Gostaria de saber um pouco mais sobre o seu trabalho.
Tens algum curso?
Alguma Literatura informativa?
Obrigado
15 d e outubro d e 2010 às 10:05
Olá Marcelo ! Eu estou preparando e escrevendo um livro, mas ainda está no caminho. Vou começar a dar cursos no final do ano, se te interessar eu te informo ! Um grande abraço e obrigado pela força.
15 d e outubro d e 2010 às 10:07
Obrigado pela força e por visitar o blog, vou postar mais matérias sobre modelagem de concreto celular. Um grande abraço.
2 d e novembro d e 2010 às 01:56
Aido!
Confesso que logo de inicio achei que fosse armação, algum recurso de computador. Estou feliz em saber que a natureza é bela e há pessoas que contribuim para torná-la perfeita. Além da perfeiçao de sua arte, penso que vc é iluminado talvez seja por isso que sua arte é bela, ou será o contrario, ela é bela por que voce é iluminado? Nao importa, apnas vou dizer: seja como for a sua arte faz um bem enorme para que a observa. Imagino que vê-la ao vivo deve traduzir numa grande paz.
Sou do norte do pais trabalho com indigenas há varios anos e estou muito proximo da natureza, as veze até sinto parte dela. Tenho enorme enteresse em fazer um curso de modelagem de concreto (vasos e pedras) voce pode me ajudar indicando qum faz em Sao Paulo ou Brasilia?
agradeço de coraçao se puder me ajudar
abraço
Jaime
7 d e dezembro d e 2010 às 02:17
Parabéns Paulo, seu trabalho inspira, motiva, e impulsiona as pessoas e seus sonhos !!! quando houver um curso, por gentileza me avise, gosto muito de modelagem, um abraço.
Marcelo Oliveira
7 d e dezembro d e 2010 às 13:39
Obrigado Marcelo, te falo na mesma hora ! Um grande abraço
2 d e fevereiro d e 2011 às 15:44
Boa tarde, primeiramente parabens pelo seu maravilhoso trabalho.
segundo gostaria de saber se o senhor conhece algum curso que ensine a trabalhar com concreto celular aqui na minha cidade.
Moro em taubaté São Paulo.
Grande abraço.
3 d e fevereiro d e 2011 às 21:42
Não mas vou dar uma pesquisada e te falo. Pode me cobrar ! rsrsr grande abraço
9 d e março d e 2011 às 21:14
seria repetitivo comentar sobre seu trabalho parabens. estou em são paulo sp gostaria de saber onde posso comprar os blocos de concreto celular agradeço desde ja.
9 d e março d e 2011 às 22:03
Aqui no rio eu compro em lojas de material de construção de medio e grande porte. Em São Paulo tem Amoedo? Eu compro nesta loja aqui no Rio. Vamos nos falando ! abraço
15 d e março d e 2011 às 10:00
Paulo, parabéns pelo trabalho.
Simplesmente maravilhoso.
Estou em Uberaba, e aqui não consegui ainda o concreto celular.
Sabe onde posso comprar pela internet?
Já mandei e-mails pra algumas firmas, mas não obtive respostas..
pode me ajudar?
E continue, pq seu trabalho é intuição do alto.
Abraços.
Márcia
15 d e março d e 2011 às 14:19
Aquino blod na esquerda em links: Lojas que eu recomendo. Veja primeiro, Bonsai center Romagnole. abração
. qualquer outra dúvida me escreva.
18 d e abril d e 2011 às 13:33
Olá!!
Seu trabalho é apaixonante!!!!
Sempre desejei fazer meus próprios vasos pois gosto muito de jardinagem,mas somente encontrava tempo para cuidar do meu próprio jardim pois viajava muito a trabalho.
Como hoje sou portadora de deficiência física,fica difícil encontrar um bom curso.Vendo seu blog agora me deu esperança de que voce já tenha organizado seu curso apostilado ou em DVD.
Vou aguardar anciosamente sua resposta.
Obrigado e PARABENS !!!
18 d e abril d e 2011 às 17:46
Oi geni obrigado por visitar o blog. Eu ainda nnao tenho material em dvd, mas te digo que está nos planos. O que precisar de ajuda, tirar dúvidas ee só falar.
18 d e abril d e 2011 às 21:40
Vamos nos falar e falar sobre algum material que eu tenha que possa ajudar você a começar na arte. Vamos nos falando quero te ajudar a entrar e começar a criar seus bonsais. abraço
21 d e abril d e 2011 às 12:03
Olá
gostaria de informações sobre seu curso.
Seu trabalho é maravilhoso!
Obrigada
21 d e abril d e 2011 às 19:18
Oi Denise, obrigado por visitar o blog! Eu queo fazer uma turma para final de maio, mas também dou o curso particular. Querendo mais infromações segue meu email pessoal: paulonetto.diretor@gmail.com Vamos nos falar, Abração
20 d e setembro d e 2011 às 20:19
Olá Boa Nooite, achei mto lindo os seu trabalho! meus parabens =)
Gostaria de saber se voce sabe me informar onde encontro o Concreto Celular em São Paulo ? já procurei muito mais nao consegui encontrar, se você puder me ajudar agradeço demais .
muitooo obrigada
e tudo de bom!
29 d e setembro d e 2011 às 16:00
TENHO 24 ANOS E SOU ARTESÃO HÁ 7 ANOS, VIVO E SOBREVIVO Do ARTESANATO.DIFÍCIL ENCONTRAR PRIFISSIONAIS QUE GOSTEM DE COMPARTILHAR EXPERIENCIAS E VIVENCIAS DENTRO DA ÁREA, POIS A MAIORIA QUEREM EXCLUSIVIDADE EM TRABALHOS E TECNICAR QUE NEM MESMO ELES INVENTARAM. PARABÉNS, ASSIM VC ESTA FAZENDo COM QUE MUITAS PESSOAS TENHAM ACESSO Á ARTE DE VÁRIAS MANEIRAS, ATÉ ENCORAJANDO QUEM NUNCA TENTOU. PEDI AMIZADE PELO ORKUT, ESPERO ACEITAÇÃO!!
PARA TROCARMOS EXPERIENCIAS.FAÇO FONTES EM VIDRO RECICLADO….MAS ESTE JÁ É OUTRO ASSUNTO!!
MUITO GOSTO EM CONHECER SEU TRABALHO, ESPERO CONSEGUIR ESTABELECER UM VINCULO DE AMIZADE.
OBRIGADO!!
1 d e outubro d e 2011 às 11:05
Será um grande prazer papear e falar sobre arte com você ! os vemos no Face abraço
13 d e outubro d e 2011 às 19:18
Aido meu nome é Rogerio da cidade de Três Rios rj e estou querendo iniciar no cultivo do bonsai ja tenho alguns pre bonsai mais por medo de fazer errado ainda n fiz nada com eles, entao gostaria muito de fazer um curso que com isso eu possa fazer os meus proprios exemplares.agradeço e parabens pelo blog e pelos belos trabalhos.
14 d e outubro d e 2011 às 00:59
Obrigado por visitar o blog Rogério, o que precisar é só perguntar, abraço.
14 d e outubro d e 2011 às 05:24
Bom dia AIDO !!
Já comprei e comecei a aprender trabalhar com o concreto celular a algum tempo com voce,e agora gostaria de iniciar meu aprandizado em bonsai,gostaria que me orientasse sobre cursos,
material e valores.
Sguardo resposta Obrigado Geni
25 d e outubro d e 2011 às 22:34
Saudações. Onde posso comprar bloco de concreto celular na regiião de Campinas SP?
27 d e outubro d e 2011 às 13:48
Em lojas grandes de material de construção, Leroy Merlin, Casa show, ou lojas em bairros , mas de grande porte. abração
25 d e novembro d e 2011 às 18:40
Meu nome é alberto tenho 45 anos sou de Portugal sempre fui apaixonado por bonsais,mas sempre tive medo de estragar essas maravilhas da Natureza, por isso nunca adequiri nenhuma com grande pena. Mas uma coisa te posso dizer tu és um grande génio desta arte, porque os genios não são só os matematicos ou os que estão a trabalhar para a NASA.Existe um grande equilibrio entre ti Deus e a natureza.
Os meus sinceros parabens e um grande obrigado pela partilha que aqui demonstras.
26 d e novembro d e 2011 às 18:12
Boa noite Alberto ! Muito obrigado por visitar o blog, vindo ao brasil venha conhecer meu espaço. Um grande abraço !
3 d e fevereiro d e 2012 às 14:21
fantastico! fiquei apaixonada pelo seu trabalho. que Deus multiplique o seu dom. e aumente cada vez mais…
3 d e fevereiro d e 2012 às 14:23
gostei muito! lindo!
2 d e março d e 2012 às 11:48
Que trabalho muito show nao tenho nenhun bonsai de porte mais ja vou procurar esse concreto celular ai. retifica e pontas eu tenho nao sei se tenho a arte em mente.parece dificil.mas vou tentar.desde de ja obrigado que Deus ilumine seus trabalhos!!!
16 d e março d e 2012 às 11:11
oi aido, td bem?
entao vi seu trabalho vc sabe onde posso fazer um curso de concreto celular em brasilia??? ou existe algum material que vc vende que ensina. quero muito aprender.brogiada,
carol
17 d e março d e 2012 às 11:55
Oi carol estou em Brasília a trabalho. Vou tentar me informar se tem alguém, eu não tenho ainda um material mas pretendo fazer. Qualquer dúvida compre o concreto e eu te ajudo. me escreva. abraço
20 d e março d e 2012 às 09:42
oi aido, nossa que coincidencia vc estar aqui por brasilia.rsrs
o concreto eu compro em barra??? coimo fubnciona?
3 d e maio d e 2012 às 18:22
Gostei muito dos seus trabalhos, PARABENS!! Estou inciando nos bonsais, e gostaria de saber para que o concreto celular nao fique quebradiço? Muito obrigado!
8 d e maio d e 2012 às 11:36
não usar pedaços com menos de 2 dedos de expessura. Pincelar com cimento puro, para retirar a porosidade e dar mais resistência.
16 d e julho d e 2012 às 16:05
Parabéns pelo trabalho… Perdi horas lendo o seu blog e vendo seus trabalhos. Sou morador de Itaipuaçu e em breve entrarei em contato para fazer um curso com você. Que Deus continue te iluminando. Um abraço. Eduardo.
17 d e julho d e 2012 às 23:16
Obrigado por visitar o blog. Grande abraço.
14 d e agosto d e 2012 às 16:11
gostaria muito de saber se você administra curso, pois tenho muito enterese em aprender a arte dos bonsais.
parabens suas pelo sensibilidade e detalhes de suas paisagens.
fique com Deus.
6 d e novembro d e 2012 às 18:43
Nossa! Estou perplexa c/ tanta generosidade e beleza. Vc é 10! Ensinar passo a passo e ainda ilustrar. Parabéns! Fiquei encantada, e eu que só estava pesquisando onde e como comprar Blocos de Concreto Celular para fazer uma fonte.
Cheguei até você e foi muito bom!
Se acaso você souber onde encontro aqui no Rio de Janeiro (capital) os tais blocos, por favor me avise. Tá?
Mais uma vez parabéns pela beleza de seus trabalhos e pelas explicações. Grande abraço. Lilian
15 d e novembro d e 2012 às 23:32
Sempre compro em lojas de material de construção de grande porte, Leroy Merlim, etc…. abraço
26 d e novembro d e 2012 às 11:28
Muito obrigada pelas dicas, vou fazer uma mini cascata e não sabia como usar o concreto celular, vc ajudou muito. Parabéns pelo seu trabalho.
26 d e novembro d e 2012 às 19:34
Obrigado por visitar o blog. abração
6 d e maio d e 2013 às 20:34
ola por favor me ajuda quero preciso sinto na alma que preciso aprender essa técnica em concreto celular me indique um curso moro no rio de janeiro, estou procurando a meses e nao acho estou disposta ate a ir em qlq cidade , AGUARDO ANCIOSA POR UMA RESPOSTA.
9 d e maio d e 2013 às 10:57
Eu devo dar um curso em junho. Depois me passe seu email. paulonetto.diretor@gmail.com
20 d e outubro d e 2013 às 21:30
Boa noite,
Estou precisando de um Buda sentado de concreto com mais ou menos 1 metro de altura. Voces fazem?
Fico no aguardo
21 d e outubro d e 2013 às 22:29
Oi Alexandre, não faço, é difícil encontrar um buda desse tamanho no brasil. abração
28 d e outubro d e 2013 às 20:45
Deixo aqui meus parabens pelo seu trabalho que tranforma…que ilumina…traz paz… e transcende a nossa imaginação a um lugar de espiritualidade e equilibrio. Meu muito obrigado. Felipe rodrigues
1 d e novembro d e 2013 às 10:20
Salve Felipe, obrigado pelas palavras ! Eu que agradeço sua presença aqui no blog, um grande abraço
5 d e fevereiro d e 2014 às 23:01
Ola!!! A muito tempo namoro seu trabalho e encantador…parabens!!! Sou apaixonada por esculturas de budha, trabalho com esculturas, e faço esculturas de budha de varios tamanhos…posso enviar algumas fotos para voce? Posso enviar por email se preferir! O, meu nome e Nelly Manzanari e sou de Campo Grande/MS. Grande abraço!!!
6 d e fevereiro d e 2014 às 20:56
Claro será um prazer. abraço
16 d e março d e 2014 às 10:33
CARA GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO, COMO FAÇO PARA ADQUIRIR UM FICUS JA PRONTO PARA EU COLOCAR NO MEU JARDIM…?
25 d e março d e 2014 às 10:13
Oi Jimy eu não vendo ainda, assim que começar a produzir, te falo ! Aqui vc encontra lojas que recomendo nos meus links, na pág inicial. abração
23 d e maio d e 2014 às 19:21
Gostei do passo a passo das escultura feito de concreto celular
25 d e maio d e 2014 às 16:37
Obrigado, volte sempre ao blog.
22 d e outubro d e 2014 às 17:18
Olá sou Alexandre Rezende de Praia Grande, litoral de São Paulo, eu sou escultor e a matéria prima eh o concreto celular! Gostei mto do seu trabalho e quero parabenizá-lo! Parabéns!! Excelente trabalho!! Se o senhor tiver o interesse em ver o meu trabalho, estou no facebook como Alexandre Rezende e a minha página eh Xan Arte em Concreto
23 d e outubro d e 2014 às 23:03
Oi Alexandre, será um prazer ! também estou no face. Vou te procurar e mandar o convite. abraço
2 d e março d e 2015 às 13:26
Procurando informações sobre conchas esculpidas pelo Google chegui até aqui…
…para ficar admirado com sua paixão e sua técnica apurada nesta arte.
Parabéns!
Foi para o Fav.
4 d e março d e 2015 às 18:40
Muito obrigado pelas palavras. Obrigado por visitar o blog.
19 d e março d e 2015 às 22:12
Fiquei super interessado nos trabalhos que você executa com o concreto celular, sua técnica é extraordinária e habilidade impressionante. Parabéns!
Aqui onde moro (Guariba/SP) ninguém conhece o concreto celular mas, em Ribeirão Preto, a 60 km daqui, encontrei em uma grande loja de material de construção, e na próxima semana, vou buscar o material e por a mão na massa.
Se precisar, posso contar com sua orientação ?
Obrigado e um abraço.
28 d e março d e 2015 às 22:37
Por favor, será um prazer ajudar. segue meu email: paulonetto.diretor@gmail.com
15 d e maio d e 2015 às 09:47
Bom dia Paulo.
Parabéns pelo seu belíssimo trabalho.
Sou fã de carteirinha do site.
Aprendo muito toda vez que visito.
Tenho algumas dúvidas:
Para pedras em bonsai posso usar argamassa e cimento comum?
Não altera o PH do solo?
Onde você consegue as miniaturas de Buda e Samurais?
Obrigado.
1 d e junho d e 2015 às 21:20
Pode usar, não vai alterar, vc pode texturizar com o cimento misturado com terra vegetal.
10 d e agosto d e 2015 às 16:17
Olá… me chamo Renan e estou iniciando neste novo mundo do bonsai, concreto celular e me espelhei no seu trabalho, magnífico… admiro muito seus trabalhos e essa arte maravilhosa… e encontrei nesse projeto de penjing uma ótima ferramenta de desenvolvimento pessoal, paz e harmonia interior… mas sou iniciante, não tenho muito conhecimento…só um pouquinho do bonsai que acompanho o Mac Donald Fernandes…mas gostaria de saber se posso pedir uma ajuda…algumas dicas e orientações a vc…
Vlw pelas postagens e por esse desenvolvimento bacana q vc se dedica… minha admiração pelos seus trabalhos… forte abraço.
1 d e setembro d e 2015 às 11:02
Oi Renan desculpe a demora de resposta , estava viajando, Será um prazer ajudar no que puder. segue meu email: paulonetto.diretor@gmail.com
17 d e outubro d e 2015 às 16:22
Olá, adorei seu trabalho e gostaria d aprender sobre essa arte. Seria possivel passar a receita dessa massa de concreto celular em pequena quantidade? Obrigada
28 d e outubro d e 2015 às 19:18
Oi Ana o concreto vc compra pronto, em 3 tamanhos em lojas de material de construção. abraçø
1 d e dezembro d e 2015 às 17:03
Boa tarde.
Sei que aqui não é um site de procuras de emprego.
Trabalhava com concreto celular em São Paulo fazendo relógios de parede, fontes, caixas de jóias etc…ministrei aulas para várias turmas e se alguém estiver precisando de alguém para trabalhar nessa área estou a disposição.
17 d e dezembro d e 2015 às 22:35
Oi Ailton. Obrigado por visitar o blog ! abração
18 d e abril d e 2017 às 17:40
Boa tarde, aonde posso encontrar um bloco grande, estes que vendem em lojas de materiais de construção são pequenos, gostaria um de 40X40X40. mais ou menos.
Att.
18 d e abril d e 2017 às 20:56
Oi Thelma eu sempre encontrei na Leroy Merlin, e em lojas de grande porte.