O Penjing de Oingquan Zhao

AS INCRÍVEIS PAISAGENS DE OINGQUAN ZHAO

1-new

Cada bonsaísta escolhe direções e referências para usar na criação dos seus bonsais. E tem no trabalho dos grandes mestres a inspiração para olhar o horizonte. Há dez anos atrás, ao encontrar algumas fotos na internet do mestre Oingquan Zao, de imediato fui influenciado pelos seus trabalhos. O detalhe de suas paisagens e a qualidade dos bonsais utilizados nos seus suibans (bandejas) é singular. É visível que o aspecto principal da qualidade do seu trabalho é a preparação minuciosa para integração das árvores entre si, conciliado com o projeto e construção das pedras em seus suibans.

chinese_elm3

A proporção de suas figuras humanas e animais é perfeita e se integram também com perfeição na paisagem. Você encontrará aqui os principais trabalhos de Oingquan Zao. Eu recomendo a aquisição de seu livro pela qualidade técnica e detalhada de como tudo é ensinado. É, com certeza, um livro obrigatório na biblioteca dos bonsaístas e amantes da arte do PENJING.

digitalizar0016

Zhao foi o pioneiro no estílo Penjing “Terra e Água”. Seus trabalhos mostram uma perfeita harmonia das formações rochosas, escarpas, lagos, pedras com o Bonsai. Hoje é o artista Chinês de Penjing mais conhecido no cenário mundial. Sua qualidade também como mestre em bonsai é fundamental no resultado final do seu trabalho. A paisagem de Zhao nos transporta para um lugar calmo, mágico de muita beleza natural.


Entre na galeria de trabalhos de Oingquan Zhao:


LIVRO de Penjing de Oingquan Zhao

Título- Worlds of Wonderment

Editora- Venus Communications,LLC

Pode ser comprado na Amazom.com ou encomendado no Brasil na livraria Leonardo da Vinci. Os  links estão a disposição na barra de aplicativos  à direita do blog.

capa-oingquan-zhao1

Capa do livro de Oingquan Zhao


O MESTRE OINGQUAN ZHAO

Penjing é uma jóia entre as artes tradicionais Chinesas. O Penjing começou entre as dinastias Han e Qin (221ac – 220 dc). Na China o penjinj é dividido em duas grandes categorias, Penjing de florestas e Penjing de Landscape. Trazer o cotidiano das vilas de pescadores à beira mar, a casa no alto das montanhas, a floresta com um corte de rio, as gigantescas pedras saindo do fundo do mar, a pequena ponte dando passagem ao monge num bosque, o vilarejo escondido em um vale, todas estas cenas que podem ter kilometros de distância, serão representadas pelo artista.Pintura da dinastia Song.

Oingquan Zao nasceu e foi criado em Yangzhou, na província de Jiangsu, China. Famosa  nas artes da poesia, música, jardinagem, Jiangsu tem  uma história de 2400 anos na formação artística chinesa. Zhao cresceu numa família em que o Penjing já era muito apreciado. Seu pai era um artista que criava paisagens apenas por hobby, mas estas paisagens expostas em sua casa o encantavam  e ele resolveu estudar, se aprimorar e viver de Penjing. O seu trabalho é natural e de grande valor artístico. Oingquan Zhao foi responsável por, no final da década de 70, unir os dois estilos – terra e água. Foi muito influenciado pelas pinturas chinesas de paisagens. Oingquan Zhao cria paisagens profissionalmente há 35 anos e já fez  demonstrações na França, Holanda, Japão, Hong Kong, Italia, Macau e EUA.

3 Respostas to “O Penjing de Oingquan Zhao”

  1. elizeu batista Says:

    gostaria de aprender toda tecnica tanto de bonsai como do concreto celular
    como faço, vc da aula ?
    onde ? quanto tempo ? valor ?

    aguardo resposta obrigado
    elizeu

  2. Oi Elizeu ! o meu ateliêr e na minha casa em niterói, no recanto de itaipuaçu. O meu curso básico leva um dia inteiro das 9:00 ás 18:00, só de aula prática e depois marco um outro dia só para falar de técnicas. Eu forneço um livro, planta de trabalho e ferramentas básicas. Para turmas de 5 pessoas é 360,00. Mas podemos fechar um valor para aula particular acrescentando a modelagem de concreto celular, que demora mais. Me liga a noite 26384268. Grande abraço

  3. Avani Pereira Says:

    Parabéns pelo seu trabalho. Nunca vi igual. É muita sensibilidade, criatividade, dedicação e amor à arte do Bonsay e às plantas. Que dom maravilhoso!!! Suas obras são para vender? Pode responder? Luz, paz saúde, harmonia e vida longa para você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: