As árvores incríveis de Socotra

socotra-island-tree-17

Socotra no Yemen é um pequeno arquipélogo formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África, à 250 km ao Leste do cabo Guardafui e a uns 350 km ao Sudeste da costa do Iémen.O grande isolamento geológico do arquipélago, juntamente com o intenso calor e a falta de água, tem dado origem a uma interessante flora endêmica que é muito vulnerável a mudanças.

ym-map

2_socotra_4611

Pelo menos um terço das 800 plantas que se encontram em Socotra são endêmicas.Os botânicos situam a flora de Socotra entre as dez que correm os maiores perigos de extinção no mundo. Umas das plantas mais estranhas de Socotra é a Dracaena cinnabari, uma árvore de estranha aparência com formas de guarda-chuva. Sua seiva, de cor vermelha, era buscada na antiguidade para ser usada na medicina ou na tinturaria.

cool-tree2

Em biologia, botânica e zoologia chamam-se endemismos (do grego endemos, ou seja, indígena) a grupos taxonómicos que se desenvolveram numa região restrita.
Em geral o endemismo é resultado da separação de espécies, que passam a se reproduzir em regiões diferentes, dando origem a espécies com formas diferentes de evolução. O endemismo é causado por mecanismos de isolamento, alagamentos, movimentação de placas tectônicas. Por exemplo, devido à deriva continental, as espécies do Yemen, Madagáscar ou da Austrália são exemplos flagrantes de continentes e regiões que possuem muitas espécies endêmicas.

collage_lb_image_page6_22_11

O clima em geral é desértico tropical, com poucas chuvas, concentradas no inverno e mais abundantes nas maiores alturas do que nas zonas costeiras. O clima é fortemente monçônico. De junho a setembro tradicionalmente a ilha era inacessível por causa dos fortes ventos. Em julho de 1999 um novo aeroporto internacional permitiu o acesso à Socotra durante todo o ano.

uncommon_trees_05

Socotra é uma das ilhas de origem continental mais isoladas do mundo, separando-se provavelmente da África como uma falha durante o Plioceno médio, no mesmo conjunto de eventos que abriu o Golfo de Aden para o noroeste

uncommon_trees_073

A árvore flor do deserto pode alcançar até 11 metros de altura, sua floração é constante durante o ano todo.

Entre na galeria ou veja o slideshow da incríveis árvores de Socotra:

O slideshow leva aproximadamente um minuto para carregar todas as fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.






13 Respostas to “As árvores incríveis de Socotra”

  1. Muito Legal Paulo!!!! Impressionate!!!!

  2. Paulo, quando eu era criança, o máximo em termos de animais e imagens era uma coleção vendida em bancas, chamada 1000 bichos. Era composta de cartelas de uns 12x15cm tendo em uma face a foto de um animal e atrás detalhes sobre seu habitat, hábitos, dieta e ocorrência. Aquilo foi fundamental para minha curiosidade pelo nosso planeta e por que não pelo exotismo de tantos ecossistemas diversos da nossa Mata Atlântica, o único que eu conhecia até então, apesar de ser ridícula a quantidade de informação que trazia, se comparado aos dias de hoje e suas facilidades. Os anos se passaram e vieram os antigos documentários da NatGeo que a Globo transmitia aos domingos, depois a TV a cabo e enfim o nosso mundo pareceu não guardar mais nenhum mistério. Eis então que vejo esse seu post sobre esse lugar alienígena, ultra-exótico, que não se explica a não ser por uma pitada de bom humor do Criador de todas as coisas. Fascinante. ME fez lembrar de Marcel Proust, que dizia que a verdadeira viagem do descobrimento não é encontrar novos lugares, mas sim ter novos olhos para o que se descobre. Abraço agradecido do amigo, Nik.

  3. Tudo que vi com atenção, amei. Parabéns! Somos nós os instrutores do mundo. Quem compartilha lições e faz o outro crescer. Abraços ternos de uma poetisa que ama a natureza. Akeza.

  4. marlene melo Says:

    não acho palavras para descrever o que senti quando vi pela primeira vez do que é capaz a mãe Natureza.

  5. Obrigado por visitar o blog Marlene, um rande abraço! Volte sempre ! :o)

  6. Marcus Storary Says:

    Muito bom o blog, parabens. Ouvi deser de um Baobá na Africa de 6,000 anos.

  7. É bem capaz, obrigado por visitar o blog ! Um grande abraço

  8. Tania Mara de Castro Villarinho Dantas Says:

    COSTUMO DIZER QUE SINTO UM FRIO NA BARRIGA QUANDO VEJO UMA PLANTA DIFERENTE UO UMA FLOR LINDA, NÃO SEI BEM SE É ISSO MESMO QUE SINTO MAS SEI QUE DENTRO DE MIM HÁ UM SENTIMENTO FORTE, ALGUMA COISA ACONTECE.

  9. Gostaria de adquirir mudas de Adenium Socotranum, você pode orientar como?
    Obrigado,
    Marcello Bassan Júnior.

  10. Marcelo, no blog em lojas que recomendo, vc encontra várias florálias que vendem, vc tb encontra no mercado livre. Me diga se achou. abraço

  11. Adorei o blog.muitos jardins naturais tudo perfeito!!
    Parabéns!!

  12. Como transito no universo das histórias em quadrinhos,me imaginei lendo um gibi do Flash Gordon de Alex Raymond.

  13. Maravilhosas árvores. Devem ser preservadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: