Kusanomos (pequeno grande detalhe)

Um elemento de grande simplicidade e beleza e fundamental na apresentação dos bonsais no tokonoma, é o kusanomo. Estas ervas, flores, plantas rasteiras e até musgos são plantadas em pequenos vasos, em pedras com cavidades e em madeiras mortas. Sua função na apresentação do bonsai é transmitir ao observador a beleza de uma vegetação que está no ambiente das grandes árvores na natureza.

capa 2

Hoje no japão existe uma nova linha de criação de kussanomos onde com uma mistura de: argila, barro, fibras, terra preta e sementes de várias plantas rasteiras e flores, é feita uma bola que com a rega e humidade vai brotando e criando vida ! não tem recipiente de contenção apenas uma cerâmica rasa, madeira ou pedra usados como base visual. Alguns artistas estão usando a base dos conhecimentos estéticos e espirituais da arte milenar Ikebana, para dar a naturalidade e harmonia. Os conceitos: Pai, Mãe e filho e Céu, Água e Terra estão sempre presentes. O trabalho abaixo é um kussanomo e com certeza também traz a beleza de um Ikebana.

img10033107388

Entre na galeria destes arranjos incríveis:

3 Respostas to “Kusanomos (pequeno grande detalhe)”

  1. Flávio Sevéro Says:

    Lindos trabalhos, ví que em alnguns o substrato está amarrado, como faço isso

  2. Achei muito interessante, gostaria de saber o que uso para fazer estes arranjos? Porções, quantidade,, o que puder informar agradeço
    Roseli

  3. OI Roseli, é muito livre plantas , gramínias pequenas, os arranjos de Kussanomos são de técnica e estética bem livre, o importante é a harmonia com o seu bonsai.

Deixe um comentário