Bristlecone Pine . Os habitantes mais velhos do planeta.

ae-2

No oeste dos Estados Unidos na Califórnia podemos encontrar no alto das “ White Moutains” (montanhas brancas) as árvores mais antigas do mundo, os Pinus longaeva, que raramente ultrapassam 15 metros de altura. Estas árvores são encontradas a mais de 3.000 metros de altura, são árvores de troncos retorcidos que a mais de 5.000 anos suportam ventos ciclônicos, temperaturas de 30˚negativos e muitas chuvas. Nesta altura as árvores só se desenvolvem em 45 dias do ano por isso só crescem 2,5 cm a cada 100 anos. Estas árvores se encontram no parque de Inyo National Forest, mas precisamente em Bristeclone Pine Forest.

ae-401

Em Patriarch Grove, se encontra a “Patriarca” com 11,2 metros de circunferência, mas com apenas 1500 anos de idade. As idades das árvores são comprovas com modernos testes de dendrocronologia (teste carbono 14). A media de idade das árvores é de 3.500 anos.

ae-4

Nos anos sessenta um jovem estudante chamado Donald Currey que realizava uma tese sobre os glaciais das montanhas brancas, entrou por méritos próprios para a lista dos maiores irresponsáveis do mundo da botânica. Naquela época, na intenção de desvendar a idade das árvores ele conseguiu de maneira inexplicável a autorização do serviço florestal para cortar uma árvore chamada “Prometeu” que estava no pico Wheeler. Ao cortar o Pinus longaeva, foi determinado sua idade de 4.950 anos. Donald Currey matou á árvore mais antiga do mundo. Prometeu tinha nascido e crescido antes das construções das pirâmides do Egito.  Artigo da revista Passión 14 ano de 2003.

ae-5

Entre na galeria destas maravilhosas obras da natureza:

Deixe um comentário