AIKIDO – A arte de O Sensei Morihei Ueshiba

morihei_ueshiba

O ensei Morihei Ueshiba

Arte marcial de origem Japonesa criada pelo “O Sensei, Morihei Ueshiba” que nasceu em Tanabe no Japão no ano de 1883.  Morihei Ueshiba iniciou seus estudos nas artes marciais praticando Ju-Jutsu, Kenjutsu, Yagyu-Jutsu da escola tradicional Gotô.

O Sensei sempre mostrou paixão pelos estudos que envolviam armas brancas e de madeira, estudou estilos de lutas que incluiam a Katana, Tanto, a baioneta  e as lanças Yari. Morihei Ueshiba também se especializaou no uso do Boken  (espada de madeira) e o Jô (bastão de madeira).

moriteru-7

Atual Doshu Moriteru Ueshiba:

No ano de 1915 quando ja era um dos mestres mais reconhecidos do Japão, Morihei Ueshiba conheceu o mestre Sokaku Takeda com quem aprendeu as técnicas da arte marcial Daito Ryu  Ju- Jutsu. O estudo do Daito Ryu deu o conhecimento final para que ele desenvolvesse a sua arte marcial,  que inicialmente chamou de daito Ryu Aiki Ju Jutsu (1920) , Aiki Bujutsu (1922), Aiki Budô (1925) e finalmente Aikido em 1942. 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO AIKIDO:

1 No Aikido não se usa força fîsica, deve-se canalizar toda força do adversário contra ele.

2-Movimentacão circular e natural aos movimentos do corpo.

3-Sustituição da força muscular pela energia KI.

4-Não existe competição  no Aikido.

5-O Aikido é uma arte marcial com uma conduta filosófica que ajuda a compreender e valorizar a natureza que está a nossa volta.

6-Aprimoramento da saúde física e mental dos seus praticantes.

7- Respeito dos praticantes com seus professores e mestres.

8- Pode ser praticado por pessoas de todas as idades. 

O AIKIDO NA DEFESA PESSOAL:

O Aikido possui uma das melhores e eficientes bases de defesa.

O treinamento do aikido é composto de movimentos circulares,seguidos de aplicações WASAS (técnicas). É simulado um ataque real  (Uke/quem ataca) seguido da aplicação da técnica de defesa (Tori/que se defende).
As simulações de ataque podem ser treinadas de todas as formas: socos,tapas, agarrando o quimono, uma simulação de  ataque de arma branca, apresamentos de punho, ameaças de armas de fogo e bastões.

Mas a força maior do Aikido está no preparo mental e espiritual:

1- A repetição das técnicas utilizando a respiração certa. Respiração usando a linha do HARA (linha 7 cm abaixo do umbigo).

2- Relaxando e não usando a força muscular.

3-Utilização da força Ki. Isto permite aos Aikidoístas, mulheres ou pessoas de menor peso consigam se defender de agressores maiores fisicamente.

4-Desenvolver a percepção da intenção do agressor,antes que ele ataque. 

 GRANDES MESTRES DO AIKIDO:

Kenji TomikiKenji Tomiki

Kenji Tomiki nasceu em  Akita no Japão em 15 de março de 1900. E faleceu em 25 de dezembro de 1979.

Ele começou seu estudo de Artes Marciais quando tinha apenas 6 anos de idade, treinando bokken e Iaido com seu pai, e posteriormente Judô. Foi aluno do Soke Gigorokano chegando a graduacão de 9˚ dan em Judô.  

Kenji Tomiki conheceu O Sensei em 1926 na universsídade de Waseda e foi o primeiro aluno de Morihei Ueshiba a ganhar a graduação de 8˚ Dan em Aikido em 1940. Tendo como objetivo a expansão do aikidô no mundo de maneira esportiva como o Judô, kenji Tomiki desenvolveu o Aikido eportivo na universídade de Waseda. 

Em 1936, ele foi enviado à Manchúria – China, território invadido pelo Japão, para lecionar caligrafia, e se ofereceu para ensinar também artes marciais. Seus alunos de Judô e Kendô tiveram então a oportunidade de aprender também o Aikidô.

Depois da segunda guerra mundial ele foi aprisionado em solitária por três anos em um campo de detenção da antiga URSS, mas mesmo preso ele continuou com seu pensamento voltado para as artes marciais, manteve sua forma física, idealizou o unsoku, exercício que pode ser realizado em um espaço reduzido, e começou a esboçar a união entre Judô e Aikidô.

kobukan3_clip_image037

Kenji Tomiki sentado a direira de O Sensei.

Em 1958 Tomiki Shihan fundou o Clube de Aikidô na Universidade de Waseda, onde era o diretor do departamento de Educação Física, na condição de viabilizar o Aikidô como esporte competitivo.Kenji Tomiki


Tomiki Shihan, com sua grande experiência em Artes Marciais, pois já era oitavo dan tanto em Judô quanto em Aikidô, uniu as técnicas aprendidas com Mestre Ueshiba com o método de treinamento e doutrinas aprendidas com o Judô.

 

 

 

 

 

Ele introduziu o randori – treinamento livre – em 1964, com o intuito de tornar as técnicas mais eficientes e também em transformar o Aikidô em esporte competitivo, para atrair novos jovens praticantes. Tomiki Shihan achava que, atraídos pelo Aikidô esportivo, os alunos, com o tempo, iriam apreciar o lado espiritual da arte.

Em 1967 foi inaugurado o primeiro dojo exclusivo para a prática e estudo do aikidô competitivo. Tomiki Shihan lhe deu o nome de Shodokan, que significa “a casa do caminho iluminado“.
As competições tiveram início entre algumas faculdades na região de Tóquio e em 1970 aconteceu o primeiro campeonato japonês universitário, onde o tanto foi introduzido pela primeira vez.                                    

Tomiki Shihan viajou pelos EUA e Austrália demonstrando e ensinando sua Arte Marcial. Escreveu vários trabalhos e livros e foi o fundador da Associação Japonesa de Aikidô – JAA em 1974.Kenji Tomiki e O Sensei


Em 1976, foi aberto o Shodokan Hombu Dojo, em Osaka.
Ele faleceu em 25 de dezembro de 1979, sendo substituído pelo seu grande amigo e companheiro Hideo Obba, que ficou à frente da JAA até 1986.

Marca da Shodokan Aikido.



 

 

 

 Marca da Shodokan Aikido.

10 Respostas to “AIKIDO – A arte de O Sensei Morihei Ueshiba”

  1. willame belchior Says:

    otimo este estilo

  2. sou um amante das artes marciais japonesa,etenho vontade de praticar o aikido só que em minha cidade não existe este estilo.
    em nossa cidade existe 65.000mil habitantes,quero lançar um convite se possivel for a estalaçao de um dojo.

    atenciosamente:
    willame belchior lima.

    horizonte-ce cep 62880-000
    fone:0xx85-87474403

  3. Obrigado por visitar o blog ! Vou falar com meu Shiran, e perguntar se existe faixa preta de Aikido da FACERJ, morando por aí por perto. abraço

  4. Belo texto, bem instrutivo e com belas fotos.

  5. aikido-no-coracao Says:

    esse texto explica oq eh o AIKIDO resumidamente mas com muito conteudo

  6. Obrigado por visitar o blog. Um grande abraço! OSSSSSSSS

  7. Gostaria de aprendet aikido,mas nao tdnho condicao financeira.estou com minha esposa tratamento dd cancer,alem do mais quebrou a aperna esquerda.guanho um salario minimo muita mal da pra despesas de cssa,gosto muita das arte marcias.parabens pra todos praticante.

  8. Obrigado por visitar o blog.

  9. achei iraadoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  10. Oi Miriam tente fazer uma aula em um dojo, para mulher não existe melhor arte marcial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: