Origami

A arte japonesa de dobrar o papel.

Origami é a arte japonesa de representar animais, plantas, flores, pessoas ou fazer objetos de decoração e utilitários, apenas dobrando papel. Uma arte que, através dos tempos, ficou tão sofisticada e tão rica em detalhes que hoje grandes artistas conseguem representar de forma perfeita insetos complexos e formas humanas. Alguns desses origamis, para serem confeccionados, possuem entre 500 e 800 dobras e, às vezes, podem levar mais de 4 horas para serem dobrados com perfeição. No origami não se pode usar cola; a forma final deve ser obtida apenas dobrando papel de vários tamanhos e gramaturas.

1

Na história do Japão o papel sempre esteve presente com grande importância e mostra como o origami pode ter-se desenvolvido:

.  Alguns modelos em Origami foram introduzidos nas cerimônias religiosas (Shinto). Os casamentos eram celebrados com copos de saquê  dobrados em papel com borboletas, representando a noiva e o noivo; as borboletas fêmea e macho simbolizavam a união.

.  Os mestres das cerimônias de chá recebiam diplomas dobrados de forma especial. Depois de abertos estes não podiam voltar à sua forma inicial sem se realizarem outras dobras no papel.

. Os Samurais trocavam entre si presentes enfeitados com “noshi”, pedaços de papel dobrados em leque de várias formas.

. Hoje em dia ainda se utiliza a expressão “Origami Tsuki” que significa “certificado” ou “garantia”, que funcionam como um selo de qualidade, conferindo autenticidade aos documentos de valor.

A palavra japonesa Origami é composta por dois caracteres: o primeiro, ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrar; o segundo, kami, deriva do desenho de seda e significa papel.

2

O papel não era um artigo barato e acessível para os trabalhadores e era usado apenas nas classes mais altas do Japão. No período Muromachi (1337- 1575), com o aperfeiçoamento das técnicas de fabricação do papel, ele começa a ser utilizado por todas as classes sociais. Sembazuru Oricata foi o primeiro livro de origami e ensinava a dobrar mil tsurus, esse livro foi criado em 1797.

3

O Tsuru

O Tsuru é o símbolo do Origami japonês e significa boa sorte, felicidade e saúde.

No inicio o  Tsuru tinha apenas uma função decorativa, sendo utilizado como decoração e brinquedo de distração nos quartos das crianças.  Mais tarde nos templos Shinto o Tsuru foi associado às orações, sendo oferecido juntamente com orações para pedir protecção.

Até hoje em festas de Ano Novo, casamento, nascimento e  aniverssários, a figura do Tsuru está presente nos enfeites ou nas embalagens de presentes.

tsuru2

Uma arte completa

Sempre tive admiração por essa arte e, quando comecei a pesquisar imagens para escrever o artigo, é que tive a noção da magnitude das obras de arte que são criadas hoje por vários artistas e mestres em todo mundo. Algumas formas são obtidas com projetos complexos que envolvem um estudo matemático. Alguns mestres levam anos para chegarem à perfeição nas suas criações. Hoje são feitos insetos com um nível de detalhe impressionante, mais surpreendente se você não esquecer que não pode se usar cola  para acrescentar forma ao papel.

14

Planta de dobra de um complexo origami.

13

Folha de papel com as marcas de dobras.

16

Origami dobrado.

Usar papéis de várias cores, com grafias e gramaturas diferentes são a única matéria prima permitida pela “Japanese origami association”.

Entre e leia toda matéria e veja a galeria de origamis:


A história de Sadako Sassaki

Depois da destruição de Hiroshima em 1945, surgiram muitas doenças entre os sobreviventes. Uma das vítimas, Sadako Sassaki, com dois anos no dia da explosão, começou a sentir os efeitos da bomba atômica aos 12 anos, sendo-lhe diagnóstico leucemia.

crane_450Quando Sadako estava no hospital, um amigo levou-lhe alguns papéis coloridos e dobrou um pássaro (TSURU). Disse-lhe que esse pássaro é sagrado no Japão, que vive mil anos e tem o poder de conceder desejos. E que se uma pessoa dobrar mil Tsurus e fizer o seu pedido a cada um deles, este será atendido.

Sadako começou a dobrar Tsurus e a pedir para se curar, porém a sua doença agravava-se a cada dia. A menina começou, então, a pedir pela Paz Mundial. Sadako dobrou 964 Tsurus até 25 de Outubro de 1955, data em que morreu. Os seus amigos dobraram os restantes Tsurus a tempo do seu funeral. Mas eles queriam mais, desejavam pedir por todas as crianças que estavam a morrer, em consequência da explosão da bomba atômica. Os amigos de Sadako formaram um clube e começaram a angariar dinheiro para um monumento. Contribuíram estudantes de mais de 3000 escolas do Japão e de 9 outros países. Em 5 de Maio de 1958 inauguraram o Monumento da Paz das Crianças, no Parque da Paz de Hiroshima.

Todos os anos no Dia da Paz, seis de Agosto, são enviados Tsurus de papel, provenientes de todo o mundo, para o Parque. As crianças desejam espalhar pelo mundo a mensagem esculpida na base do monumento de Sadako. (Artigo retirado do site de origami – http://yasalde.no.sapo.pt)

Entre na galeria e veja 170 origamis incríveis:


7 Respostas to “Origami”

  1. Impressionante. Aterrorizante! Chocante!!!
    Nunca imaginei qe esta arte chegasse tão longe. Esse senhor Eric Joisiel é certamente portador de um distúrbio cerebral, os neurônios dele, com certeza, não se ligam como os meus. Incrível.

  2. Excelente artigo! Já sou apaixonada por origami há anos (faço os infinitamente mais simples, diga-se de passagem) e até hj fico admirada pelo talento desses origamistas.

  3. flavio henrique Says:

    muito bacana , gostei muito , parábens.

  4. gostei muito dos origamis mas gostaria de saber aonde estão disponibilizados os diagramas(livros ,download ,internet…).

  5. Vou dar uma pesquisada. Ainda não tive tempo de escanear meus livros mas vou fazer isso até final de julho. Vou colocar um material muito Grande prometo. abração

  6. muito ilario o q se pode fazer!!!
    gostaria de aprender tenho muita curiosidade!
    ja vi muitos tutoriais mais nao consigo chegar em um bom resultado.
    beijos

Deixe um comentário