Momiji

As duas faces do Momiji.

Uma árvore que é amada pelo povo Japonês e apreciada em todo mundo para o cultivo do bonsai, o  Momiji é conhecido no Brasil por Acer e no Canadá por  Maple Tree.

TenryujiBuilding

Os japoneses apreciam o Momiji ,está árvore que enfeita com suas cores os parques e jardins zen. O seu colorido vai do vermelho escuro ao amarelo, passando por todos tons de laranja.momiji1-1

Muito além de sua beleza os japoneses vêm nas árvores Momiji laços com a cultura Budista. Essa cultura descreve em muitos ensinamentos, que a vida deve ser Yin e Yang, clara e transparente como água. O ser humano sempre possui dois lados, e tentamos sempre mostrar o nosso lado mais positivo, bonito e harmonioso. Mas devemos olhar para o interior e indentificar os nossos defeitos.

“As folhas de outono caem, mostrando a frente e o verso”

Frase do poema do monge budista Ryokan sobre as folhas do momiji.

“Posso ver as folhas de bordo caindo, revoluteando ao sol do outono, mostrando as duas faces enquanto flutuam no ar até cair no chão. É uma vida natural. Sem fingimentos, sem preocupações, sem tensão. Assim como cai uma folha de bordo, assim como a água desce dos lugares mais altos, assim como a lua brilha – este tipo de vida nos dá paz e serenidade”

Gyomay Kubose Sensei (livro Budismo Essencial)

3

Características do Momiji:

A família Acer  (Momiji)  possui folhas com cinco pontas e com cores que vão do vermelho escuro ao amarelo passando pelo laranja.. Sua brotação é vermelha e muda naturalmente para verde após cerca de 50 dias. O Acer palmatum é uma árvore de folhas caducas. Originária das regiões frias, existem numerosas variedades desta espécie, ex: tamanhime,atropurpureum, aureum,rubrum, deshojoh, seigen…..

jba-69

O Acer gosta muito de luz, mas não deve ser exposto a temperaturas altas no verão, pois ele queima todas as pontas de suas folhas. Podemos colocá-lo no verão em local onde possamomiji-sento-213 receber raios solares diretamente em suas folhas. No verão não deve pegar sol a pino, o ideal é ás 10:00 e depois das 16:00 horas. Nas outras estações do ano ele pode pegar sol o dia todo, mantendo a humidade através da rega na base do vaso, oAcer palmatum gosta de sua terra sempre úmida. O Acer só deve ser regado quando o substrato tiver secado naturalmente, pois está espécie é muito sujeita a fungos, e apodrecimento das raízes.

Os adubos mais indicados são os ricos em Nitrogênio ( N ), podendo ser adubos líquidos por via foliar ou sólidos na terra. Como sugestão, escolha traços de proporção de N-P-K ( Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 10-10-10 ou 10-05-10. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes ( Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe….). Melhores épocas para a adubação do Acer: Primavera e Outono.O Acer pode ser adubado com adubo orgânico de decomposição lenta.

8

Para um bom desenvolvimento o Acer precisa de um substrato com boa drenagem, a mistura aconselhada é de 50% de areia e 40% de caco de tijolo ou pedrisco e 10%  de terra adubada sem humos. A melhor época para a troca de terra é a primavera. Deve-se providenciar a troca de terra do Acer a cada 2 anos. Na troca de terra podar no máximo 40 % das raízes. Nunca lavar as raízes e proteger borrifando suas folhas constantemente até 2 meses após seu transplante

7

A todos aqueles que se dedicam a essa espécie e possuem um bonsai de Momiji,os meus parabéns. Na minha região eu não tenho como cultivar essa árvores maravilhosa, com certeza o Momiji (Família Acer), é uma das espécies mais bonitas a serem cultivadas pelos bonsaístas.

momiji-door-33

467039546_4f4c7125fd

Entre na galeria e veja fotos de mais Momijis:

16 Respostas to “Momiji”

  1. luis lissandro klippel Says:

    Eh muito esplendoroso o trabalho da natureza
    com uma mãozinha do homem com seus bonsai
    tudo fica perfeito.
    Parabens pelo seu trabalho.

  2. Maico Dal' Ponte Says:

    É possivel encontrar e cultivar esta especie no brasil?
    sou do parana e estou curioso sobre o assunto.
    arvore muito linda, adoraria tem um exemplar aqui.

  3. Eu não tenho está espécie pois não tenho frio no Rio de Janeiro para dar o periodo de ibernação. Ela aguenta o calor, mas precisa do periodo de frio. Como é a temperatura na sua região? Um grande abraço! Feliz 2010.

  4. Maico Dal' Ponte Says:

    Aqui no paraná as estações são bem definidas
    no inverno é frio e seco, com uns dias quentes perdidos
    na primavera da 4 dias de clor de rachar 2 dias de chuva e 2 dias de frio
    no outono é bem seco, com vento frio,
    e o verão é quente e umido, chove quase todos os dias
    durante a manhã é bem amena a temeratura, dai esquenta e d tarde chove, pra ficar de noite ameno novamente.
    é possivel ter uma arvore destas????

  5. sem duvida,essa e uma planta capaz de nos fazer refletir.sobre nos mesmos.tenho dois acer.que sempre me surpreendem com tua beleza.um ate plantei debaixo de minha janela.deixou de ser bonsai,mais sera o pai de outras mudas,crescera forte e saudavel.e de longe mostrara tua beleza aos que passam na estrada.abaixo de minha casa.um abraço a todos que apreciam o bonsai e principalmente o acer.

  6. Obrigado por visitar o blog. Grande abraço

  7. Maurício Mansano Says:

    Como posso conseguir sementes de Momiji?

  8. ADMIRO A MOMIJI,E TENHO UM EXEMPLAR QUE CUIDO COM MUITO CARINHO.

  9. Obrigado por visitar o blog !

  10. Moro no Japão, e acabei de comprar um projeto de bonsai de Momiji.
    Ele já não tem mais vários galhos, pois apresenta apenas um tronco único grosso, com vários galhos curtos com folhas e alguns galhos maiores.
    Ele veio num vaso de plástico, e quando devo trocá-lo de vaso e qual tipo de vaso é apropriado? No replante, devo usar a proporção 50% areia, 40% cacos de tijolos e 10% de terra sem humus? Quando devo fazer a adubação do mesmo?
    Ele apresenta galhos com folhas espalhadas, porém possui 3 galhos mais compridos que se sobressaem em altura da maioria das folhas, elas devem ser podadas?
    Obrigada

  11. Sim pode poder os galhos mais longos, na entrada da primavera troque o vaso plástico por um de cerâmica. Se puder me mande uma foto, para eu olhar e te ajudar mais. paulonetto.diretor@gmail.com Você tem face book? abraço

  12. Mariana Nonose L. Ferreira Says:

    Oi
    Obrigada pela resposta, eu pretendia enviar uma foto mas aqui no Japão está com uma onda de calor terrível, queimou as folhas do meu momiji mesmo na sombra. Vou esperar ele se recuperar e enviarei uma foto.
    Obrigada novamente
    Mariana

    Enviada do meu iPhone

    >

  13. parabéns pelo trabalho no blog adorei, vc poderia me informar onde posso comprar essa espécie de bonsai? ganhei uma recentemente mais ainda não descobri qual a espécie dela, vc poderia me ajudar, muito grato. Obrigado!

  14. Mande uma foto para meu email: abração paulonetto.diretor@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: