Rosa do Deserto – Características de cultivo

Uma das mais belas flores do mundo a  “Rosa do Deserto” tem sua origem no Sul da África e na Península Arábica. Cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, saiba aqui as principais características do cultivo do Adenium Obesum.

Ambiente:

Local ensolarado, cheio de sol e temperatura mínima de 10 ° C. Trate-o semelhante aos cactos. A rosa do deserto, como o próprio nome sugere, se adapta muito bem às condições de baixa umidade.

Rega:

Água deve ser usada com moderação. A Rosa do deserto aprecia água neutra, a água ácida pode causar apodrecimento de suas raízes. O excesso de água mesmo no verão pode causar apodrecimento das raízes que matam gradativamente a planta.

Mantenha a areia ou a terra sempre úmida, porém sem encharcar, não é necessario regar todos os dias, somente quando a areia ou a terra em cima do vaso secar.

Abaixo foto do Adeniun obesun na Africa.

Adubação:

Uma adubação com um bom fertilizante orgânico é necessário a fim de alcançar um bom diâmetro de tronco e floração abundante . Os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes. Nunca aplique o fertilizante, quando o substrato estiver completamente seco. Sempre regue antes, isso evita a queimadura das raízes e a queda de folhas .

Vasos:

Use um pote, ou bacia de cerâmica rasa com excelente drenagem. Há vasos com formas especiais para a criação da flor do deserto.

Preparação do vaso:

Quando for reenvasar a sua rosa do deserto o vaso novo nunca pode ser muito maior do que o que ela está plantada. O aumento ideal é de 50 %, mas sempre com a característica da forma de bacia bem rasa. No vaso profundo a rosa do deserto fica alta e não cria sua maior característica, que é o tronco bem largo e em forma de barril. O vaso no formato de bacia faz que as raízes se espalhem radialmente, criando um belo nebari (base), com raízes bem grossas e bem formadas.

Coloque no fundo pedras, e tela pleastica para que as raizes não cheguem a sair do vaso, dai cubra com um pouco de areia, depois ponha humus de minhoca e plante a rosa com uma mistura de areia grossa e terra enchendo até a borda. (OBS pode ser 2/3 de areia grossa com 1/3 de substrato misturado).

A troca do vaso deve ser durante á primavera ou no verão.

Cultivo:

A Rosa do deserto pode ser cultivada por sementes ou estacas . Os troncos grossos com a característica parecida com os grandes Baobás, só podem ser obtidos através do cultivo de sementes. Um dos segredos para deixar a base do caule interessante é levantar um pouco a planta, deixando a parte superior das raízes exposta a cada replantio, que deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente. Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes feias na planta.  Use luvas nas podas e manuseio da planta pois sua seiva é altamente tóxica.

Foto da semente da rosa do deserto. Ela deve ser plantada deitada, pois a brotação precisa desta posição de contato com a terra para acontecer.

Broto com 20 dias de formação.

Floração:

As florações da rosa do deserto podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono. As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembram outras da mesma família como Alamanda, Jasmim-manga e Espirradeira. As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degradeés do centro em direção as pontas das pétalas. Há ainda variedades de flores dobradas.

 Complemente a matéria lendo sobre a História da Rosa do Deserto.

https://aidobonsai.com/2010/11/06/rosa-do-deserto-adenium-obesum/

 Veja uma galeria fotográfica das árvores no seu ambiente natural na África e na Penísula Arábica:

https://aidobonsai.com/2011/03/22/adenium-obesun-na-natureza/
Entre na galeria e veja mais fotos de rosa do deserto:

30 Respostas to “Rosa do Deserto – Características de cultivo”

  1. Muito linda, parabéns!

  2. maravilhoso

  3. vania maria lourenção Says:

    Gostaria do endereço para que eu possa comprar, pois amei esta flor.

  4. Vc encontra para venda a planta ou sementes, no mercado livre. http://www.mercadolivre.com

  5. Antonio Célio Pasquini Says:

    Célio – Pergunta

    Tenho esta planta,é muito linda,mas as fôlhas estão amarelando e caíndo, é normal da estação que estamos – outono ?

    Qual o melhor precedimento para cuida-la ?

    Abraço,

    Célio.

  6. Sim ela troca de folhas, não regue muito 1 vez por semana e deixe em sol pleno, principalmente agora e no inverno.

  7. Gostaria de saber se existe curso para rosa do deserto em brasília?

  8. Vou te dar o nome de uma bonsaísta que vende rosa do deserto em brasília e ele pode te ajudar , pode Jí Ribeiro 61 85113597

  9. Ha ha… I was just surfing around and took a look at these comments. I can’t believe there’s still this much interest. Thanks for posting about this.

  10. Date: Wed, 9 Jan 2013 23:33:50 +0000 To: dremaduro@hotmail.com

  11. Moro em Belo Horizonte-MG e comprei mudas de aproximadamente 08 meses de idade pela internet, já tem uns 3 meses. Até agora estava tudo correndo bem, só que daí fiz a primeira adubação, a umas duas semanas (NPK-10-14-8 nos cantinhos do vaso, afastado das raízes). Só que agora as folhas começaram a amarelar, isso é alguma reação ao adubo? Ou isso é normal, já que estamos no inverno e esses últimos dias estão mais frios e ventando bastante durante a noite? Elas estão tomando cerca de 06 horas de sol / dia. Costumo diariamente, ao fim das tardes regá-las com borrifador, sem encharcar demais a terra. Isso está correto?

  12. Agora no inverno elas tendem a perder as folhas, mas cuidado com a quantidade de adubo, para não queimar as raízes. Ela está pegando quantas horas de sol por dia? abração

  13. apaixonei por cada um e gostaria de ter um jardim so de flor do deserto

  14. acelyna pingarilho Says:

    Meu nome Acelyna Pingarilho de Santarem Estado do Para. A rosa do deserto me encantou ja tenho algumas estou tentando cuidar bem so que a vermelha apodreceu a raiz. espero reuperar tenho 74 anos adoro plantas. abraços Celina.

  15. Obrigado Celina por visitar meu blog, meu nome é Paulo Netto. Quantas horas de sol ela pega por dia? abraço

  16. Gostaria de saber como evitar que as abelhas pretas ataquem a rosa do deserto perfurando as flores, folhas e tronco?

  17. rosana vinhaes Says:

    oi a minha começou a cair as folhas e amarela o que fazo

  18. 1- Ronana tire algumas dúvidas? Quantas horas de sol ela pega por dia? Você está regando quantas vezes por mês? Em que substrato ela está plantada? Qual o tamanho do Vaso? Você pode me mandar fotos? abração, obrigado por visitar o blog: paulonetto.diretor@gmail.com

  19. Passe uma vez por semana, SBP jardim (verde), no final da tarde. abraço

  20. tenho uma rosa do deserto há uns três anos, nasce algumas folhinhas e morrem. Que devo fazer para que ela cresça?

  21. Oi tudo bem ? Estou querendo adquirir uma para mim poderia ms indicar alguem em brasilia onde eu possa encontrar?

  22. Vou procurar algum produtor em brasília. abraço

  23. Em Brasília, há Rosas do Deserto na Frut Garden, no comércio do Jardim Botânico.

  24. Maria Cristina de Freitas Says:

    Gostaria de saber como fazer mudas.A minha flor do deserto esta cheia de broto na base nao sei como procrder para retirar a muda.

  25. Ola vc pode me nadar fotos, queria olhar os brotos como estão ! paulonetto.diretor@gmail.com

  26. eliane marques da silva Says:

    E

  27. Onde posso compra a semente Rosa do Deserto

  28. Vc encontra muitas espécies no mercado livre. abração

  29. Amei saber sobre a rosa do deserto…..muito divina!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: