Ulmus – Uma espécie milenar

DSC07269

Nome Científico:  Ulmus parvifolia

Nome Popular:     Ulmus, Olm chinês

Família:     Ulmáceas

Origem:     China, Coreia, Japão

Olmo chinês é uma espécie que desenvolve uma trama fina de galhos e ramos. Possui uma folha que varia dependendo da quantidade de sol, entre 4milímetros e 2cm. A proporção de suas folhas o torna uma das árvores mais usadas no cultivo do bonsai. O Ulmus chinesis é muitas vezes confundido com as espécies Zelkova, mas quando comparadas as folhas das duas árvores a diferença é bem significativa.

DSC07292

Características:

1- Árvore que pode crescer até 22 metros, possui folha caduca, embora possa apresentar as características de uma espécie de folha semi- perene quando cultivadas em latitudes com clima temperado. Na minha casa no Rio de Janeiro eu efetu 3 desfolhamentos completos. Tirar todas as folhas no mês de Agosto é obrigatório no Rio de Janeiro, pois como nnao existe o choque do inverno, ela começa a brotar, antes de perder todas as folhas. Após desfolhada ela brota inteira em 8 dias.

2- Possui tronco com massa fina e cinza quando jovem, mas apresenta descamação quando atinge sua maturidade. A madeira apresenta o tom castanho-claro, e às vezes com um tom avermelhado .

Cópia de DSC04658

3- Folhas pequenas, ovais, dentadas, pontas simples, alternadas, com costela muito marcada, possui profundo verde que muda para tons de amarelo, laranja e vermelho no outono.

4- Flores muito pequenas e imperceptíveis que aparecem no início da primavera, antes mesmo das folhas, hermafroditas, esverdeadas, esbranquiçadas ou avermelhadas . Seu fruto é uma sâmara achatada com circular. Os primeiros frutos aparecem entre 15 e 25 anos de idade.

DSC05337-001

5- Essa espécie é altamente valorizada pelos os entusiastas do bonsai , devido ao seu rápido crescimento, resistência e facilidade de ramificação. É particularmente adequada para iniciantes no cultivo da arte.

6- O cultivo na sombra, com pouca horas de  sol  provocará ramos excessivamente longos e aumentando a distância entre as folhas .

Ulmus feito por estaquia.  Vaso modelado por Marcelo Duprat.

DSC07381

Substrato ideal :  35% de Caco de tijolo  /   30% de condicionador de solo   /  35% de terra preta

Aramação: Seus galhos costumam ficar na posição desejada entre 4 e 7 meses, se a planta está saudável apresentando bom crescimento.

Rega:  Nas regiões de clima muito quente, deve se regar sempre que o substrato estiver seco, evitando que o solo fique enxarcado, para isso usar um substrato bem drenante.  Nas regiões de clima frio pode se regar de 2 / 3 em 3 dias. OBS: Lembrando que a rega depende também do tamanho do vaso ou bandeja utilizada no trabalho.

Lindo Ulmus parviflora no estilo Moyogi do bonsaísta  Thomas J. Mozdem

Thomas_Mozden_gallery_ulmus_Parvifolia_4

Ulmus da coleção de John Yoshio Naka

Captura de Tela 2013-08-20 às 23.50.50

Ulmus parviflora de Walter Pall

2013-08-R2C_2493ofw

No trabalho abaixo, eu usei um vermitídio que peguei com 12 anos de idade.  Também chamado de pedra cascata, essa formação foi jogada por uma ressaca do mar de Itaipuaçú, como ela ficou 15 anos anos ao ar livre, a chuva e o vento retirou todo sal.  Escavei o seu centro e plantei esse Ulmus chinesis, onde ele ficou 17 anos.  No ano de 2010 eu passei ele para um vaso, pois estava fora da proporção, eu coloquei na pedra outro Ulmus chinesis.

OQAAAMynkADNPmyPF2bo72oO0WQvY0nXRXcTa-VxxFGFkJLR2tL34HzszAu13ROlsd8Mc-iHGB3TlYd9xbh_1NNut7EAm1T1UK-Kq6-08QAiz_KnLDvAqNMdTgBO

Novo Ulmus colocado na pedra cascata em 2010.

DSC02415

Ulmus parviflora com 105 anos de idade. Expo China

Captura de Tela 2013-08-20 às 23.55.39

Ulmus  parviflora de MacDonald Fernandes

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Abaixo uma sequência de Penjings com Ulmus parviflora do meu artista preferido Oingquan Zhao.

Captura de Tela 2013-08-21 às 00.07.08

 

Captura de Tela 2013-08-21 às 00.06.54

Captura de Tela 2013-08-21 às 00.06.27

012

4 Respostas to “Ulmus – Uma espécie milenar”

  1. Ana maria da costa Says:

    Maravilhoso.

  2. Esse Ulmus parviflora do Walter Pall tem uma peculiaridade fantástica. Veja que o tronco dele está soltando casca e isso indica que ele é bem velho, li que o ulmus parvifolia fica com o tronco assim na natureza e só depois de bastante tempo (fonte: http://toadvalleygolfcourse.com/2013/03/23/chinese-elm-ulmus-parvifolia/).

    Esse é Walter Pall, o evangelista do naturalistic bonsai style! O cara reproduziu até o tronco descascado 🙂

  3. corrigindo. é Ulmus Parvifolia.

  4. Legal este post. Este substrato citado não deixa o solo empapado após a rega? Uso um substrato comprado e após a rega ele fica bem empapado ai rego somente após 48 horas sempre antes fazendo o teste do palito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: