Carmona

Carmona em exibição na Indonésia em  Tabanan.  Photo de Peter Thali

-08_ca10

A Carmona é um arbusto de folha perene, que floresce a partir do mês de setembro. A Carmona mantem sua floração durante todo o período de calor.

Suas flores são pequenas e brancas em forma de estrela. Algumas sub-espécies produzem frutos pequenos que ao amadurecer adquirem uma bonita cor vermelha. Com folhas de cor verde escura muito brilhante e bem pequenas, são uma das melhores opções de proporção para criação e modelagem de bonsais.

Carmona de 97cm em exposição na Indonésia National Show 2010. Photo Rudi Julian

carmon10

Adubação: Deve ocorrer nos mêses de Setembro, Janeiro e Abril. Eu uso adubo de liberacnao controlada osmocote e adubo orgânico, om muito sucesso.

Propagação:  Por estacas, alporquia ou sementes. Usando hormônio enrauzador em estacas entre 4mm e 2cm o aproveitamento chega em 80%.

Abaixo mudas feitas de estaca, tirei de uma matriz que plantei no chão da minha casa, hoje ela está 3 metros e meio de altura e com 4 metros de largura (copa).  Em 6 anos os sete troncos da base estão aproximadamente com 11 cm de largura.

DSC07338

Crescimento:  É uma espécie que se desenvolve bem em vasos, e possui um crescimento de folhagem e floração, muito abundantes. Para os iniciantes é uma boa opção de compra, pois ela é resistente e muito fácil de cuidar e modelar.

Aramação:  Os galhos costumam ficar na posição desejada com 5 meses, as vezes menos. Se o crescimento durante a primavera for grande o tronco marca com facilidade.

Carmona de 97cm em exposição na Indonésia National Show 2010. Photo Rudi Julian

cormon10

Doenças:  A Carmona é um arbusto resistente, mas pode ocorrer ataques de cochinilhas,e pulgões, estes podem ser tratados facilmente com inseticida para plantas ornamentais.Também pode ocorrer ataques de fungos deixando as folhas meladas, estes podem ser tratados impedindo que as folhas do bonsai seja borrifado com água e com aplicação de fungicidas brandos achados facilmente em lojas de Jardinagem.

Substrato:  Eu nas minhas Carmonas uso 40% de caco de tijolo, 10% pedrisco, 25% condicionador de solo e 25% terra negra

Dicas: 

1- Para obter uma boa ramificação, depois de crescerem entre 6 e 9 folhas, os brotinhos novos podem ser cortados logo após a segunda folha. Já os galhos podem ser aramados a partir do segundo ano de crescimento.

2- Na minha experiência morando no Rio de Janeiro, em frente a praia, as Carmonas se mostram gostando muito de sol e de rega frequente, sem enxarcar o solo.

3- Se você comprar uma muda e colocar em casa no chão, em 2 anos tem uma matriz excelente para tirar muitas mudas e fazer vários trabalhos.

Sua proporção é excelente para a composicão de Penjing.

bonsais-carmona

CLASSIFICAÇÃO CIÊNTIFICA:

Kingdom: Plantae

Family: Boraginaceae

Subfamily: Boraginoideae

Genus: Carmona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: