Fazendo um Suiban para Penjing
Em 1992 eu construí um Suiban (bandeja) para colocar 9 buxinhos que haviam sido preparados para fazer um Penjing. A seguir todas as etapas da construção do Suiban e o trabalho após 7 anos.
1- Para resistência da bandeja ao sol e as constantes regas, escolhi a madeira Maçaranduba. Todas as traves estão emparelhadas dos dois lados com uma espessura de 1cm.
Clique em leia mais e veja todas as etapas:
2- A Maçaranduba é a madeira mais resistente a ação do cupim, e ela não empena mesmo com a ação constante do sol e da chuva. Antes de começar a montagem do Suiban eu passei 5 camadas de Jimo cupim.
3- Para prender as traves eu aponto com pregos de aço e uso cola de madeira naval. Nas quinas internas, eu coloco bastante cola, é como se estivéssemos rejuntando um aquario por dentro com silicone.
4- Eu passo no interior da bandeja depois de montada recubriplast a base de borracha, impearmeabilizante. Não se deve deixar nenhum centímetro da parte interna ou da base do suiban sem cobrir esse material.
5- No fundo da bandeja foi deixado uma distância de 2cm entre as traves, para um bom escoamenteo da água.
6- Eu passo 3 camadas de recubriplast, estas camadas irão proteger muito o interior do Suiban.
7- Na parte externa eu dou três mãos de Sparlac duplo filtro solar, a cor vermelha escura da maçaranduba é acentuada pelo verniz deixando muito bonito. Pode se escurecer a madeira com outros vernizes mais escuros.
8- No fundo da bandeja 2 traves fazem os pés e unem todo o conjunto. As traves pegando toda largura não deixam a bandeja empenar.
9-Dependendo do peso e número de pedras do Penjing , eu adiciono no centro traves menores ( que não ficam aparentes) para aumentar a sustentação.
10- No fundo da bandeja coloco uma tela cobrindo todo fundo. Isso evitará a saída de substrato e pedriscos do Suiban.
11- Buxinhos que irão compor o penjing. Depois de 2 anos e de três podas drásticas, suas raízes capilares já estão muito bem desenvolvidas e eles não sofrerão com o transplsnte.
12- Eu desenho a composição final do Penjing ao longo de toda a modelagem individual das árvores. O planejamento atencipado da posição dos bonsais é fundamental, para que elas montem como um quebra cabeça.
13- Montagem do conjunto.
14- Na base coloco uma camada de pedrisco de 1cm de altura. Coloco 3 gramaturas diferentes em ordem decrescente.
15- Árvores já na posição final.
16- Árvores já com as pedras de base do trabalho. Chamo de pedras base, as que ficam diretamente perto do neebari (raízes) da árvore.
17- No meio da floresta eu planejei que teria um caminho de pedras. Pedras de cortes retos e ângulados.
18- Trabalho em 1 de janeiro de 2008.
19- Trabalho hoje 15 de Janeiro de 2009 foi adicionados 02 buxinhos pequenos para aumentar a profundidade.
20- Trabalho em 10 de Janeiro de 2009. Vou aducionar 7 pequenos buxinhos n0 conjunto até 2011.
14 d e fevereiro d e 2009 às 18:31
Lindíssimo, Paulo! Obrigada pela aula!
16 d e fevereiro d e 2009 às 01:02
Eu gostei muito …
Queria ver mais trabalhos seus……..
16 d e fevereiro d e 2009 às 11:51
Grande mestre ! Salve ! você entrou na pasta meus trabalhos em eia mais , ali tem 50 fotos, você tem orkut ?
abração !
1 d e março d e 2009 às 00:35
Paulo, você realmente é muito metódico e organizado. Parabéns, lindo post.
Nik.
8 d e março d e 2009 às 21:29
trabalho de mestre é que posso dizer.
8 d e março d e 2009 às 21:39
poderia me passar as medidas das madeiras do suiban, tipo tamanho, largura, comprimento, etc… pois gostaria de fazer um parecido. obrigado
8 d e março d e 2009 às 22:20
Vou medir durante a semana e te passar !
abração
19 d e março d e 2009 às 13:03
Não dá p/ fazer um comentário individual.Resumo: Um belíssimo trabalho…Perfeito, maravilhoso. Uma dedicação disciplinada…Só me resta te desejar muito SUCE$$O e lhe dar os PARABÉS!! Boa Sorte!!!
Bjs, Ana.
19 d e março d e 2009 às 13:21
Obrigado pela força Ana ! é o melhor combustível para continuar se dedicando, e tentando crescer espiritualmente.
beijos
Volte muitas vezes, de sugestões, é um parazer dividir o meu trabalho com você.
19 d e março d e 2009 às 15:02
buen trabajo maestro, usted va por buen camino.
19 d e março d e 2009 às 16:26
Muito obrigado pela força e energia ! É um prazer ter você aqui no Blog volte sempre ! O que precisar é só falar !
Um grande abraço ! do amigo do Rio de Janeiro !
19 d e março d e 2009 às 20:46
olá!!
me tire uma dúvida:
_ vc passa recubriplast no fundo do suiban?
aguardo as medidas do mesmo.
obrigado e bom fim de semana
3 d e abril d e 2009 às 20:07
Lindo trabalho…um dia chego lá.
16 d e julho d e 2009 às 14:46
Parabéns, você é o cara.
Existe alguma cola para madeira que seja REALMENTE resistente à água e ao calor?
Obrigado
17 d e julho d e 2009 às 15:22
Cola de madeira naval ! usada para calefação de barcos e marcenaria!
grande abraçoi
3 d e agosto d e 2009 às 18:08
ola odorei eu tenho um bonsai gosto muito mas nao sei tratar dele vou dando um toque daqui outro dali mas ele precisa dum mestre como voce .
3 d e janeiro d e 2012 às 22:05
como posso mandar fotos de alguns dos meus pré bonsais pra vc avaliar, me dar uma dicas??? tenho belos exemplares sem definição. me mande um e-mail se possível pra que eu possa enviar as fotos. agradeço muito!!