Pithecolobium tortum – Uma espécie do Brasil

dsc08924

Meu trabalho mais recente 20/08/2013.  ” A pedra do Mar”

dsc08985

Um tesouro para os bonsaítas brasileiros.

Das árvores Brasileiras com certeza o Pithecolobium é uma das bonitas espécies para o cultivo do Bonsai. Suas folhas possuem uma excelente proporção, e seu tronco se retorce em lindos movimentos. Esta espécie possui um crescimento grande de tronco, mesmo estando no vaso definitivo. Muito além da beleza, por se tratar de uma planta rústica, pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil.

O1

Dois Pithecolobuuns no meu atelie, um numa fonte em primeiro plano e outro na minha bancada de trabalho.

Eu uso um substrato composto de 50% (caco de telha ou pedrisco) 20% de terra preta e 20 % de substrato floreira (usado em hortaliças e 10% areia de restinga. Eu uso esta mistura com fibalidade de tornar o solo com uma drenagem muito grande. O Pithecolobium não gosta de solo encharcado, suas folhas amarelam e seu crescimento fica muito debilitado.

dsc077611

Pithecolobium em vaso que modelei em concreto celular.

Esta espécie tem uma resistência e flexiblilidade  muito grande em seus galhos. Podemos realizar todos os estilos com está espécie, mas acho que o Chokan é o mais bonito, pois traz as características que ela possui na  beira do mar, nas restingas, assoladas pelos ventos.

dsc078271

Pedras e vaso em concreto celular.

Nome científico: Pithecolobium tortum

Nomes populares: Pithecolabium, jacaré, jurema e rosqueira .

Origem: Brasil: Porte: entre 7 m e 12 m de altura.

Folhas: compostas e formadas por numerosos folíolos, que variam entre 10 mm e 15 mm de comprimento por 3 mm a 5 mm de largura.

Flores: brancas e semelhantes a algodão. São formadas em outubro e novembro·

Tronco: canelada, de 30 cm a 50 cm de diâmetro, com aspecto muito ornamental pela forma e coloração· Solo: bem aerada e drenado.

DSC07188

Clima: desenvolve-se bem em qualquer região brasileira, mas prefere as temperaturas quentes e secas.

Luminosidade: pleno sol· Irrigação: abundante, porém sem encharcar o substrato.

Dificuldade de cultivo: apesar de ser uma planta muito rústica, não tolera encharcamento.

DSC01416

Multiplicação: por sementes, estaquia ou alporquia.

Curiosidades: durante a noite, as folhas se fecham e tornam a se abrir no raiar do dia. No Verão, é aconselhável a desfolha para melhorar a ramificação e diminuir o tamanho das folhas.

Essa é uma espécie que permite a criação de uma grande variação de estilos.  Desde o Ereto formar até o estilo de madeira morta. 

Substrato:   Para o pithecolobium eu uso 50% de caco de tijolo   /  20% De Condicionador de solo  /  20% de terra negra  / 10% de areia de restinga.

dsc075762

Pithecolobium. Não está no seu vaso definitivo.

Pithecolobium em fonte que modelei em 4 blocos de concreto celular.

2

Pithecolobium em fonte de água.

24 Respostas to “Pithecolobium tortum – Uma espécie do Brasil”

  1. O jacaré é uma planta de grande beleza, devido ao seu tamanho tanto na restinga como no pasto. Conhece Marcelo Yamadory? Veja o trabalho desse mestre bonsaista com o jacaré. Sou seu companheiro yamadori. Abraços.

  2. Conheço o trabalho do Marcelo. Infelizmente meu trabalho com jacaré só através de mudas retiradas de uma matriz que eu tinha no meu terreno quando comprei minha casa. Aqui onde moro a restinga e a serra da Tiririca é tombada pelo Ibama e a retirada de plantas é proibida. Vou fazendo meus mames e shohim de jacaré. Espero um dia ter plantas de grande porte. Grande abraço

  3. muito obrigado pelas dicas você salvou umas 100 mudas, sou iniciante, começo meus bonsais da sementes …e a primeira especie q escolhi! foi pithecolobium pelo seu enorme potencial estetico e cimetria,… eu nem sabia o nome dela outra coisa q te agradeço.vi na rua achei bonita fui pra casa e comecei a quebra uma sacola de sementes ~castanhas~ o! negocio duro! hasahshas
    elas estavam amarelando por encharcamento…pois entao e isso eu e uma centena de pithecolobium agradecemos seu trabalho obrigado!
    ass gabriel

  4. Que bom ! Qualquer dúvida é só escrever, grande abraço

  5. olá sou iniciante e achei seu trabalho espetacular estou aprendendo bastante em blogs como o seu .Moro em Taubate São Paulo e por aqui não tem nada em se tratando de bonsai, como faço para comprar concreto celular . Grato Paulo.

  6. Em lojas de material de construção de porte médio e grande. Pode perguntar, será um prazer ajudar no que puder ! abraço

  7. Luís Alberto Says:

    Caro amigo sou iniciante e adoro o Pithecolobium tortum, mas não acho a muda e nem tão pouco a semente. Sabe aonde consigo pelo menos a semente? Moro no Rio de Janeiro. Abraços

  8. fale com meu amigo Nilton Martins, ele vende mudas e vai poder te ajudar. Ele ensina e tem um espaço na Rua da Carioca. Bonsai carioca
    21 99626924 21 7834 1111 abraço, me diga se conseguiu.

  9. Obrigado, vou falar com ele depois te falo. Abraços

  10. Luciano Alves da Silva Filho Says:

    O bonsai jacaré é fantástico ,e o curioso é que da flor e que deve deixar o bonsaista orgulhoso ,porem vocês nunca revelam onde conseguir as sementes ou as mudas para nos os iniciantes.3/02/2013. Lucianofilho 17:32 Domingo.

  11. Hola Aido,
    Por que no tiene mas Brazilian Rain Trees? Son mis favoritos.

  12. Eu tenho, vou postar as fotos delas, vou fazer uma galeria s´∑o com os Pithecolobiuns. Eu tenho 37 no total. abração

  13. Caro Aido
    Ganhei um bonsai de Chloroleucum Tortum que acho ser o mesmo Pithecolobium tortum uma vez que os dois tem o mesmo nome popular “Jurema”. Fiz o transplante de vaso pois o bonsai estava judiado em um vaso pequeno para o seu tamanho, troquei o substrato, adubei e podei o bonsai. Agora o mesmo está colocando um número sem fim de ramos e folhas novas. Na sua opinião estes galhos novos que estão saindo eu podo ou procuro aramar para dar um novo formato ao bonsai pois fico com pena de fazer outra poda em cima de outra tão recente. Aguardo sua opinião. Grato

  14. Boa Noite Orlando. Vamos as dúvidas para eu tentar ajudar no que puder.

    Ele já tem um estilo definido ? A poda das folhas só deve ser feita com um caminho adotado, pois para que vc arame, precisa saber que ramificações vc quer, deve escolher a gramatura dos galhos. Você pode me mandar uma foto, de como ele está? abração
    paulonetto.diretor@gmail.com

  15. Boa noite, meu Piteco ficou uns 3 dias se irrigação, as folhas murcharam e ficaram meio secas, mas ainda verdes. Retirei todas as folhas há 1 mês mas ainda não ocorreu uma nova brotação. Será que a planta morreu? O tronco está verde. O que faço? Abraço e obrigado.

  16. Desfolhe completamente a planta e de uma poda de 1cm em todas as pontas de galhos, ele vai brotar todo com folhas novas. abraço.se puder mande uma foto. paulonetto.diretor@gmail.com

  17. Obrigado, fiz conforme vc falou e acabei dando uma poda mais drástica retirando as ramificações mais finas a fim de reduzir o tamanho da planta e mudar o estilo da copa. Agora é só esperar. Coloquei-a na sobra também. Em quanto tempo surgirão novos brotos? Grande abraço e parabéns pelo site e pelas suas plantas.

  18. bom dia, aki onde moro tem uma quantidade enorme de piteco, umas com espinhos e outras sem. acredito que são da mesma espécie pelo que tenho visto nos fóruns. sendo que minha grande duvida e como fazer estaquias com ela, já que e difícil entrar na mata para fazer o yamadori. devo coçocar o substrato indicado acima ou apenas em areia com substrato vegetal?
    grato.

  19. Rubens Garcez Batista Lima Says:

    Gostaria de comprar uma muda.

    Rubens@incovia.com.br

  20. Areia com substrato vegetal, areia de obra é ótimo para enraízar rápido. :O)

  21. Edson D. Peniche Says:

    Olá amigo! Tenho uma dúvida. Plantei três sementes de Pihtecolobium Thortum, e elas germinaram à aprox. 10 dias e estão com aproximadamente 7 cm. A duvida é o que devo fazer agora: Já posso fazer adubação? Quando elas podem ir para o sol?

  22. Espere um pouco , deixe as mudas se desemvolverem mais, adube apenas antes de entrar na primavera. Obrigado por visitar o blog . abraço

  23. Gabriel Cosme daa Silva Says:

    Boa noite, pode me dizer se o pintecolobium aceita estaquia em galhos finos ou tbm mais grossos?

  24. Sim gabriel pode fazer estacas até gramaturas de 4cm ! Use enraizados para aumentar a taxa de brotação. abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: