Meus trabalhos com Bonsai e Penjing

Bougainvillea roxo. Esta árvore foi criada a partir de um tronco enraizado com hormônio. Sua copa está sendo modelada ao longo de 9 anos.

Eugenia plantada em laje de pedra São Tomé e vaso oval. Nesta espécie a copa muito densa facilita que suas folhas sequem no seu interior. É nescessário a penetração de sol em seus galhos para que nasçam novos brotos. Considero esta espécie com uma das árvores no Brasil com melhor proporção de folhas para a criação de Bonsai ou Penjing. Ela perde na minha opinião o primeiro lugar para o Pithecolobium tortum, porque seu crescimento do tronco principal no vaso é muito lento e seus troncos não são tão sinuosos.

Acima dois trabalhos com Pithecolobium tortum. Eu modelei os vasos em concreto celular para dar uma estética mais orgânica ao conjunto todo. Com o tempo o concreto cria musgos em relevo. Gosto muito do efeito visual mas não pode ser muito para não deixar de ser um detalhe. Esta  é a espécie preferida entre muitos bonsaístas no Brasil, e a cada dia ela ganha mais prestígio no exterior. Seu tronco escuro possui muitas cascas, o que dá uma aparência de muita idade. É uma árvore muito resistente e seu desenvolvimento no vaso é muito grande.

O que é Bonsai e Penjing ?

Bonsai é uma arte que permite ao estudioso de suas técnicas usar os conhecimentos adquiridos de Agronomia, Botânica e estética para controlar e modelar o crescimento de uma árvore. Tem como objetivo condicioná-la de maneira saudável em um vaso de proporções próximas às de uma bandeja, de forma que esta adquira toda a beleza e características físicas de uma árvore de grande porte encontrada na natureza.

Penjing é a arte Chinesa de reproduzir uma paisagem encontrada na natureza com todos os seus detalhes. Uma floresta com um corte de rio, aquela praia com uma árvore retorcida pelo vento, uma montanha com árvores  enraizadas nas suas encontas, um lago calmo etc… Para isto são utilizados suibans (bandejas rasas) que podem ser de cerâmica, pedra, madeira  ou até resina.

A montanha de Buda. Modelada em concreto celular.

Eugenias

Entre na galeria e veja alguns dos meus trabalhos:

O Slideshow leva um minuto para carregar toda galeria de fotografias:

Este slideshow necessita de JavaScript.

5 Respostas to “Meus trabalhos com Bonsai e Penjing”

  1. Rosemil Pinheiro da Silva Says:

    Cara vc não deve ser deste mundo , fiquei de boca aberta com o seus trabalhos , perto de vc sou um grão de mostarda em matéria de bonsai , estas esculturas , os vasos , os bonsais , enfim tudo e sobrenatural , me apaixonei ainda mais pela arte do bonsai , pena que eu descobri um poco tarde , quem sabe um dia eu poderei conhece-lo pessoalmente e reverencia -lo.

  2. Obrigado pelas palavras e por visitar o blog. Qualquer dúvida, ajuda com as plantas é só escrever. Será um prazer poder ajudar. Um grande abraço.
    paulonetto.diretor@gmail.com

  3. Bom dia mestre Paulo , postei as fotos dos meus (bonsais, no facebok , tem um de eugenia que estou tentandoficar como varido pelo vento , poderia me orientar como preparar a minha mais recente aquisição um taxus bacata , ficarei aguardando sua resposta , desde já agradeço-lhe.

  4. Albertina Santos Says:

    Olá bom dia! Trabalhos muito bonitos! Eu pedia era ajuda numa situação. Comprei ontem um bonsai mas não sei qual é a planta e nem me souberam dizer.. Se puder responder ao e-mail eu envio uma fotografia e facilmente identifica porque tem algumas fotos com essa planta 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: