Paisagens fantásticas de Kim Keever
De tempos em tempos, acho alguma arte plástica ou fotográfica diferenciada que serve como inspiração para os meus trabalhos com Bonsai, Penjing ou Yose Ue (florestas).
Link de entrevista exclusiva com Kim Keever para o meu blog:
https://aidobonsai.com/2013/06/17/entrevista-com-o-fotografo-kim-keever/
O Trabalho de Kim Keever agrega, em sua forma de expressão, pintura, desenho, escultura, maquete, recorte em papel, luz, fumaça, anilina, corantes em pó, etc… Todos esses elementos são somados para produzir paisagens fantásticas, com um clima “Game of Thrones”, “Senhor dos Anéis”.
Podemos observar na produção abaixo, como ele trabalha com 3 planos fotográficos diferentes.
As fotografias em grande escala de Kim Keever são criadas por topografias meticulosamente construidas em miniatura em um tanque de 200 litros, que é então enchido com água.
Estes dioramas de ambientes fictícios são criados com filtros de luz coloridos e dispersão de pigmentos, produzindo ambientes efêmeros que ele deve rapidamente capturar com sua câmera de grande formato.
Abaixo podemos observar nos refletores várias gelatinas de cores diferentes, para criação de diferentes climas com superposições.
As paisagens de Keever representam uma continuação da tradição da paisagem, bem como uma evolução do gênero.
Fazendo referência a uma ampla história da pintura de paisagem, especialmente a influência do romantismo e da Escola do Rio Hudson, elas estão imbuídas de um sentimento do sublime.
No entanto, elas também mostram um lado subversivo que, deliberadamente, reconhece a sua invenção contemporânea e artifício conceitual.
O cenário de Keever é caracterizado por uma psicologia do tempo e da eternidade. A combinação do real e do imaginário documentam lugares totalmente imaginários.
A qualidade simbólica ele alcança com o resultado de sua compreensão da dinâmica da paisagem, incluindo a manipulação de seus efeitos e os limites do espetáculo com base em nossas suposições sobre o que paisagem significa para nós.
No entanto, ao invés de apresentar uma realidade factual, Keever fabrica uma ilusão que evoca o reino da nossa imaginação. Kim Keever vive em Nova York e exibiu extensivamente em galerias nos Estados Unidos e no exterior.
Entre na galeria e veja mais paisagens de Kim Keever:
12 d e junho d e 2013 às 16:12
Ainda não tinha visto este post. Fiquei pasmo !!!! O cara é um gênio
27 d e junho d e 2013 às 13:18
Sensacional! E sabe o que mais, me fez imaginar essas mesmas paisagens como sendo parte da Terra Média retratada em O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Lindo!