Entrevista com o fotógrafo Kim Keever

E com prazer que publico aqui no blog uma entrevista exclusiva para o Aido Bonsai com um dos maiores fotógrafos do momento: Kim Keever, ele cria paisagens e figuras abstratas em um aquário de 200 litros em seu estúdio localizado em New York.

david.b.smith_.gallery.kim_.keever.studio.view_.west_.174

Kim Keever este mês tem várias exposições marcadas em New York entre elas na Waterhouse e Dodd Gallery .

kim12

De tempos em tempos, acho alguma arte plástica ou fotográfica diferenciada que serve como inspiração para os meus trabalhos com Bonsai, Penjing ou Yose Ue (florestas).

images

1- Kim, onde você nasceu?

Eu nasci em New York City. Como eu gosto de brincar, “meus pais estavam apenas de passagem”. Eles viviam em New Jersey, mas mudaram-se para Quinby, Virginia, logo depois que eu nasci.

kim_keever_1

2- Quando começou sua paixão por fotografia? Você sempre trabalhou nessa área?

Eu era um pintor durante muitos anos antes de ficar entediado e sentia que não poderia acrescentar muito à história da arte como pintor. Eu comecei a fazer modelos e fotografá-los sobre uma mesa. Eu não era capaz de dar muita “atmosfera”, mas, eventualmente, me dei conta de que colocando tinta em água eu poderia conseguir céus muito mais espetaculares e uma perspectiva mais interessante.

a8244b-landscape-30x45-47x72-20112

3- Como surgiu a idéia de fazer fotografias de paisagem, utilizando o tanque de água/aquário?

Quando eu era jovem, vivíamos em uma área muito rural. Tínhamos uma vaca de leite, que era mais de um animal de estimação, porque não dava leite. Por essa razão, o meu pai comprava o leite em lata e eu gostava de vê-lo colocando em um copo meio cheio de água. Havia magia nas nuvens que se formavam. Eventualmente fui levado para o aquário. Quando você adiciona isso ao meu amor pela paisagem …. É como se fosse uma parte da minha alma. Apesar de eu morar em uma cidade grande, o campo sempre será uma parte de mim. Eu saio para o campo tão frequentemente quanto eu posso e sempre gostei de programas de natureza na TV.

a7746d-28x46-43x72-20111

4- Qual é a maior dificuldade na hora de tirar a fotografia? Notei que você lida com vários elementos simultaneamente.

Eu costumava trabalhar com uma câmera de filme 4×5 . Ela era muito lenta e eu perdi muitas fotos. Agora eu tenho uma câmera Hasselblad de 50 megapixels que é uma câmera de sonho, e posso fazer uma foto a cada 3 ou 4 segundos. Uma vez que é muito mais rápida, eu sou capaz de capturar o(s) momento(s) certo(s) sempre que eu derramar a tinta e começar a fotografar.

4307a-forest-47-13x19-30x45-20061

5- Você tem materiais de sua preferência, ou cada paisagem faz você procurar uma solução visual diferente?

Eu tento inventar maneiras de fazer o trabalho usando a mesma técnica de água/aquário. No meu site, http://www.kimkeever.com, há guias para uma série Abstrata, série Pássaro, série Figura e, claro, uma série Paisagem. Eu acho que é mais interessante ter alguma versatilidade em seu trabalho e fazer disso mais um desafio para me reinventar .

4490-west-133b-66x55-37x31-20091

6- Depois de realizada a fotografia, você utiliza algum programa de pós produção de imagem para manipular as fotos?

Sim, eu faço truques básicos da câmara escura com Photoshop. Ou seja, eu vou clarear ou escurecer determinadas áreas, aumentar ou diminuir o contraste em determinadas áreas, etc. Eu raramente uso parte de uma imagem para adicionar a outra. Eu não quero ter uma aparência muito “Photoshopada”.

4600-waterfall-04h-34x44-54x70-72x94-20101

7- Quando eu vi um trabalho seu pela primeira vez achei que era um cenário de “Game of Thrones”, suas paisagens lembram a atmosfera de filmes de aventura como “ The Lord of Rings”. Você procura essa identidade visual?

Eu definitivamente não procuro esse tipo de olhar. Estou tentando fazer uma ponte mais próxima da realidade do que isso. Eu amo as séries de filmes e vejo a maioria dos filmes de fantasia.

4644-waterfall-044d-37x46-55x69-68x86-20101

8- Quando você produz suas fotografias, são sempre usados vários planos de superposição? Ou, as vezes, pode ser criada a fotografia usando apenas o interior do aquário?

A maior parte do tempo, com a utilização de um contentor, algo passa através de um material transparente na parte de trás do tanque. Existem várias séries onde existe um conjunto construído na frente do tanque e uma tabela com as montanhas ou algo parecido atrás do tanque. Nesse caso, o vidro de trás do tanque é limpo e assim você pode ver diretamente através do tanque .

a8244b-landscape-30x45-47x72-20112

9- Qual a câmera que você escolheu para fotografar seus trabalhos?

Como eu disse, eu uso uma câmera digital Hasselblad .

a8536

10- Quanto tempo leva entre o momento da criação até o click final da paisagem? Alguns trabalhos demoram muito mais do que outros? Por que?

Boa pergunta. Às vezes eu vou pensar em uma idéia durante vários anos antes de eu construir o modelo e começar a fotografar. Normalmente, leva uma ou duas semanas para construir o modelo, mergulhá-lo e começar a fotografar. Alguns projetos são apenas mais complicados e demoram mais tempo. Para a série Wildflowers, demorou vários anos apenas para recolher as pequenas plantas de plástico que eu usei.

4656-waterfall-56f-50x70-60x85-20101

11- Você tem outras paixões além da fotografia? O que você gosta de fazer quando não está criando no seu estúdio?

Eu teria que dizer que os filmes são outra paixão para mim e eu adoro viajar quando posso.

4208-palm-39b-30x44-47x71-2005

12- Você tem alguém que te ajuda na sua produção? Ou é um trabalho de criação solitário?

Sou feliz trabalhando sozinho, mas ocasionalmente eu tenho ajuda.

kim11

kim12

13- É normal, às vezes, uma foto não acontecer como previsto e ter que começar tudo do zero?

Sempre que eu coloco um modelo no tanque, eu tento descobrir maneiras de fazer variações das imagens que recebo a partir da configuração. Quando eu posso, eu faço modelos de gesso que eu poss mover no tanque para conseguir o maior número de variações para escolher. É um pouco como mover objetos ao redor para pintar ou fotografar. Eu, muitas vezes, trabalho em um modelo ou série de modelos relacionados por até seis meses.

kim1

14- O que mais te motiva como artista? Qual seu principal objetivo?

Eu teria que dizer que meu principal objetivo é ser apreciado pelo trabalho que faço e construir meu próprio caminho para os livros de história.

dunes

15- No momento você está trabalhando em alguma série nova?

Eu sempre amei os pássaros e estou trabalhando atualmente em uma série de aves na paisagem. As aves são feitas de Sculpey pintado e colocadas no tanque de água.

kim-keever-1

16- Você tem exposições marcadas para este ano?

Tenho várias mostras grupais com lançamento este mês aqui em Nova York. Os mais importantes são  a Waterhouse e Dodd Gallery .

kim15

17- Você comercializa suas obras? Como se pode adquiri-las?

Obrigado por perguntar. Há várias galerias em meu site, http://www.kimkeever.com. Essa é provavelmente a melhor maneira de comprar uma peça. Para pequenos trabalhos, há várias imagens de Espaço de Arte, http://www.artspace.com/kim_keever.

kim4

 

53033-studio-view-for-dog-332

 

53014-dog-14h-24x31-20103

 

53004-dog-04-24x35-2010-copy2

 

4432-dunes-20d-32x49-44x69-54x85-2008

 Entre na galeria e veja mais trabalhos de Kim Keever:

2 Respostas to “Entrevista com o fotógrafo Kim Keever”

  1. Parabéns! Agradeço ao Paulo Netto por nos proporcionar este conhecimento. Simplesmente magnífico.

  2. Reinaldo Guedelha Says:

    Magnífica entrevista dá para perceber que para fazer um bom trabalho é preciso muito trabalho e bons maquinários, ou seja, talento e dinheiro.
    Parabéns pela entrevista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: