Suiseki – Uma arte com 2000 mil anos de idade.

Suiseki são pedras formadas naturalmente pela natureza, admiradas por sua beleza e pelo poder de sugerir uma paisagem, pessoa, animal ou objeto.

A palavra Suiseki significa literalmente “Pedra de Água”  (Sui – Pedra e Seki – água).

Esta arte se originou há dois mil anos atrás na China, onde pequenas pedras de grande beleza natural eram colocadas sobre “Suibans” – bandejas -representando montanhas lendárias e ilhas, associadas às crenças budistas e taoístas. Os Suisekis são expostos tradicionalmente em bases de madeira de lei (Jacarandá, Mogno, Cerejeira, Pinus Negro…), entalhadas exatamente no tamanho e contorno da pedra.A arte do Suiseki está diretamente ligada às pinturas clássicas de paisagens chinesas e japonesas.

Antes da era Meiji (1868-1912) outros nomes eram usados para descrever as paisagens de pedras: Bonzan, Chinseki, Kaiseki e Daiseki.

O PODER DE SUGESTÃO:
Escrevi o artigo sobre SUISEKI para o bloog  pois sou um apaixonado por Peijing (paisagem em miniatura) e acho que todo conhecimento técnico que envolve esta arte ajuda no aprimoramento da visualização e na utilização correta das pedras na hora de criar Bonsais ou fazer florestas – paisagens em bandejas (suibans).

A beleza de um Suiseki deriva em parte do poder que ele possui de sugestionar a visualização de uma paisagem.

Os fatores que ajudam esta visualização são os seguintes:

  • 1- Cores bem definidas A cor branca em um ponto alto de uma pedra pode dar a idéia da neve encontrada nas partes mais altas e frias da montanha. Um detalhe de coloração azul ou esverdeada pode transmitir a idéia de um grande rio que desce da montanha. Nas exposições os expositores molham as pedras para acentuar as suas cores.
  • 2- Equilíbrio – O equilíbrio é um dos fatores essenciais na beleza de um Suiseki. O colecionador deve olhar a pedra em todos os seus 6 ângulos: frente, parte traseira, lado esquerdo, lado direito, visão de cima e visão de baixo. A visualização da pedra como um todo é fundamental na hora de escolher a sua frente. Tudo deve ser observado: simetria, verticalidade, fendas, curvas, suavidade, movimento, quietude, luminosidade e reflexos. A pedra tem que estar estável, não pode passar a idéia de desiquilíbrio.
  • 3- WABI, SABI, SHIBUI Y  e YUGEN – Porém o tradicional encanto do Suiseki se expressa melhor no conceito do budismo zen, Wabi Sabi, uma série de conceitos estéticos japoneses considerados bem complexos. Estes conceitos  estão diretamente ligados à cerimônia do chá, à poesia Haiku (verso japonês de dezessete sílabas), à concepção na criação do jardin zen. A beleza na imperfeição, um jardim zen completamente limpo apenas com uma flor caída ao vento. Wabi pode significar melancólico, solitário, modesto, tranqüilo, calmo, quieto ou humilde. Wabi é um sentimento subjetivo evocado por uma paisagem que lembramos da nossa infância, uma cabana abandonada, uma praia solitária, uma árvore solitária no alto de uma colina. Sabi pode significar muito velho, sereno, tênue, suavizado, maduro, imutável ou grandioso.

OBS: Alguns estabelecimentos comerciais japoneses que vendem pedras para colecionadores utilizam uma variedade de métodos para valorizar e dar movimento estético às pedras, limando, cortando, queimando com ácido para alterar as cores das pedras. Isto foge completamente ao conceito inicial e milenar da arte. O colecionador pode ressaltar as cores com uma camada de verniz mate. Os puristas tem como opinião que isto se afasta e viola o espírito de Wabi, Sabi, Shibui e Yugen.

A pedra pode apenas ter sua base cortada para poder dar equilíbrio e sustentação, mas ele deve estar totalmente natural como foi encontrada na natureza.

Entre e conheça mais sobre esta arte e veja a galeria de fotografias:


OS ESTILOS DE SUISEKI:

  • 1- YAMAGATA-ishi Igual à montanha.
  • 2- TAKI-ishi Detalhe que lembre uma cascata.
  • 3- KEIRYU-seki Com rio ou nascentes de água.
  • 4- DAN-seki Planície junto a uma colina.
  • 5- SHIMAGATA-ishi Pedras que lembram ilhas.
  • 6- DAHA-seki Imagem de uma suave colina.
  • 7- ISOGATA-ishi Tem que lembrar uma linha costeira.
  • 8- MIZUTAMARI Pedra com um buraco como um lago.
  • 9- IWAGATA- ishi Linha rochosa, costeira alta.
  • 10-DOKUTSU-ishi Possui cavidades como cavernas.
  • 11-YADORI- Pedras côncavas com refúgio.
  • 12-DAMON-ishi Sugerem um túnel ou um arco.
  • 13-YAGATA-ishi Em forma de uma casa ou cabana.
  • 14-FUNAGATA-ishi Pedras em forma de barco.
  • 15-HOSHI-ishi Pedras em forma de ponte.
  • 16-TORIGATA-Ishi Pedras em forma de pássaro.
  • 17-MUSHIGATA-ishi Pedras em forma de inseto.
  • 18-UOGATA-ishi Pedras em forma de peixe.
  • 19- SUGATA-ishi Pedras em forma humana.

10 Respostas to “Suiseki – Uma arte com 2000 mil anos de idade.”

  1. Paulinho, muito interesante isso. Gostei muito. Parabéns.

  2. Parabem pelo trabalho e pelas fotos eu sou um apaichonado por suiseki e bonsai grato Vicente

  3. É um honra saber que você você visitou o meu blog. Eu acompanho a sua dedicação na divulgação da nossa arte há 20 anos. Você é um visionário, parabéns pelo Bonsai Center e pela filha maravilhosa e sempre tão atenciosa no atendimento. Se um dia estiver pelo Rio venha conhecer meu pequeno espaço que fica na minha casa em Itaipuaçu. Estou me organizando para no próximo encontro ir ao seu evento anual. Eu sou diretor de cena e queria ter mais tempo para me dedicar a arte nossa arte, bonsai é a minha paixão junto com Aikido. Um grande abraço. É um prazer ter você aqui.

  4. Aido:
    Parabéns pelo artigo. Convido-o a participar da comunidade Suiseki Brasil
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=20173315.
    Estava parada, vamos ativá-la?

  5. Claro será um prazer ! abração

  6. Thank you for visiting my blog. A warm hug from Aido Bonsai Brazil. Please check back often .

  7. Geninho escultor, hoje 21-05-20012, tive o prazer de conhecer esta arte milenar, que muito se encaixa em meu trabalho. Agradeço pelos exclarecimentos e a meu amigo Nelson, que despertou para tal. Saudações.

  8. marco antonio de castro Says:

    olá pessoal, sou fascinado por bonsai e suiseki , cultivo bonsai a 15 anos e recentemente li sobre suiseki na revista bonsai autoctono,experimentei fazer um daiza para uma pedra que tinha coletado na beira da linha ferrea e o resultado me agradou bastante, depois disso já fiz mais quatro daizas , gostaria de saber onde posso postar as fotos para avaliação de alguem com conhecimento para tal.
    sds;marco de castro

  9. Oi Marcos será um prazer publicar me mande as fotos e me diaga como começou essa paixão, me fale sobre os trabalhos. abração
    Segue meu email: paulonetto.diretor@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: