Tori – Uma passagem para o mundo espiritual.

3574819780_9e4f90cc98_o

Foto de Tori em Hakone no Japão : Okinawa Soba (Flicker)

O Tori é um portal que representa para aquele que entra em um templo Xintoísta uma separação do mundo físico do espiritual. É construido de maneira tradicional em madeira de lei (Cedro, Momiji, Pinheiro negro, entre outras). Ele é formado por duas colunas que sustentam o céu e por vigas transversais que representam a terra; é um símbolo de muito poder e fé para os povos orientais.

bougainvillea2_waldo

Na fotografia abaixo um Tori de um templo Xintoísta de 400 anos, misteriosamente intacto, mesmo estando no epicentro da explosão atômica de Hiroshima.

Tori

Gostaria de dividir uma experiência que aconteceu em minha casa. Assim que eu me casei construi na entrada do meu ateliê “Aido Bonsai” um Tori nas especificacões japonesas.

a) Foi usado madeira de lei (maçaramduba) apenas encaixada.

b) O Tori não toca nada à sua volta, apenas plantas naturais.

c) Foi construído na medida menor permitida: 3 metros e meio de altura.

d) Ao seu lado e na sua frente, 4 guardiões (leões) guardam sua entrada.

e)  No centro atrás dele, olhando a entrada, está uma estátua de Buda.

fotos-paulo-netto-013-1

Em 1999, uma árvore típica da minha região (Batão) de 35 metros de altura, que ficava na frente do Tori, caiu em cima de todo o espaço dos bonsais. A árvore estava com uma parte grande da base de seu tronco podre e comida por formigas negras por dentro, de uma forma que não era possível observar nenhuma mudança no tronco na parte externa. O formigueiro tinha seu ninho no chão e entrou na árvores por debaixo da terra, pela raíz central.

Aido tori 1Numa tempestade um vento sudoeste derrubou a árvore. Eu acordei à noite com o estouro do tronco; a árvore caiu inteira, com sua copa de 100 metros quadrados em cima de todos os bonsais. Quando a foto foi batida nós já tínhamos tirado o tronco maior  que estava a direita do Tori impossibilitando a entrada pelo portão.

Aido tori 101

Eu, às vezes aramando os meus bonsais, quebro alguns galhos mais frágeis. No dia seguinte, com ajuda do meu empregado, começamos a retirar a árvore pelo lado externo, quando tivemos espaço para entrar pelo Tori. Das 180 árvores que estavam dentro do espaço, parecia que elas tinham se encaixado entre os espaços dos galhos e troncos do batão. Eu não perdi um galho sequer de todos os bonsais. Mesmo estando na frente da árvore, o Tori não sofreu absolutamente nada.TORI 6

No santuário Xintoísta de “Itsukushimajinja” existe um Tori que é um reconhecido como um dos principais do Japão. Formado por 4 grandes troncos está situado dentro do mar. Em uma festa chamada “Kangenmatsuri”, quando a maré está mais alta, é levado numa procissão uma  árvore sagrada plantada no interior de um barco, este barco vai navegando desde a orla até atravessar o portal.

13 tori1

Entre na galeria com 90 fotos de Toris no Japão :

8 Respostas to “Tori – Uma passagem para o mundo espiritual.”

  1. Ótima história amigo e boa matéria.
    Abraço,
    Fabiano.

  2. História emocionante!
    Ótimas fotos e conteúdo. Muito bom!
    Abraço

  3. Achei muito interessante algumas espeficicações do port tori, gostaria ainda se possivel fornecer as medidas de entrada do portal, e o tamanho das duas madeiras que são colocadas sobre os postes. Muito obrigado.

  4. Na realidade o importante como regra e os pilares serem maiores do que as traves horizontais. O Tori pode ser com toras quadradas ou redondas.

    A Altura que permita uma pessoa passar por baixo com uma folga de 70cm. Qualquer outra dúvida me escreva. paulonetto.diretor@gmail.com

  5. Visitei todos os seus trabalhos e sua página no Face, parabéns pelos conjunto de sua obra. Referindo-se ao Tori vc fala de medidas mínimas e isto me trouxe uma questão: o Tori só pode ser instalado em ambiente externo?

  6. não pode ser usado em ambientes internos, muitos ojos de artes marciais no orinete tem dentro no Tokonoma e na porta de entrada de casas, salas, etc… obrigado por visitar o blog

  7. Luís Manuel Lopes Says:

    Estou extasiado com tanta beleza. Não sendo um adepto ou crente da filosofia Budista, gosto apesar de tudo, da sua extraordinária sensibilidade e dedicação à natureza.
    Tinha uma certa tendência para este “Tori” agora sei o seu completo significado. Fico mais feliz e dou por bem empregue a minha dedicação. Bem-Haja por tanta sabedoria e dedicação aos Bonsai’s

  8. Oi Luís. Obrigado por visitar o blog ! abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: