Eugenia sprengelli – Aramação e poda
Desde que comecei a me dedicar à arte do bonsai em 1990, a Eugenia sprengelli sempre foi uma das espécies que eu sempre encontrei nas florálias como opção de trabalho. É uma planta da família das mirtáceas, e algumas de suas espécies recebem o nome de araça no Brasil. Este grupo está distribuido pelas zonas tropicais de todo o mundo, sendo mais diversificado nas Américas. Alguns autores classificam as espécies do género Syzygium (por exemplo, o cravinho) como Eugenia.
Quando procuramos em viveiros e florálias a espécie para trabalho com bonsai, devemos procurar uma planta sem forma tão definida. As da foto acima já foram modelas para uso em paisagismo . Se você quiser fazer um bonsai estilo Hokidashi (vassoura), tudo bem , não vai demorar para deixar a forma mais natural e com copas mais definidas, cerca de 2 anos. Mas para outros estilos o melhor é encontrar uma planta com mais patamares de copa, com galhos em diversas posições e alturas.
Modelando uma Eugenia sprengelli :
Nas fotos a seguir vou mostrar a modelagem e poda de alguns dos meus trabalhos com esta espécie.
A Eugenia abaixo foi comprada em março de 2010. Quando ela estava no próprio vaso de plástico do viveiro fiz a primeira limpeza retirando todos os galhos secos e deixando a copa menos densa. É fundamental que penetre sol nos galhos desta espécie pois ela brota no seu interior em qualquer idade da sua vida. Isso é muito bom pois permite criar novas copas, e substituir alguma perda importante que aconteça ao longo dos anos. Em Maio eu mudei a planta para um vaso de pré bonsai, cortando 60% das raízes capilares e as grandes raízes de sustentação.
Nas fotos acima não retirei nenhuma folhagem. A aramação dos galhos secundários foi preenchendo os espaços e criando os patamares das copas. A beleza do trabalho com está espécie é poder observar a estrutura interna dos galhos. Eu gosto de imaginar um Flamboyant gigante, isolado no campo, quando estou modelando. Existe uma árvore no aterro do Flamengo na pista em direção ao aeroporto que deve ter uma copa de 100 metros quadrados.
No transplante para o vaso de pré bonsai eu uso um substrato bem leve e drenante:
1- 60% de areia de rio (usada em filtro de piscina) ou caco de tijolo com 2mm.
2- 30% de terra negra sem adubo orgânico nenhum. Nunca usar humus de minhoca.
3- 10% de subtrato floreira, usado em hortaliças.
4- Três colheres de sopa de osmocote misturado no substrato. Osmocote é um adubo de liberação controlada.
Para estruturar um estilo Hokidashi (vassoura) eu preparo uma estrutura de arame que me permite abaixar qualquer galho em todas as direções ( 360˚). Eu passo por baixo do vaso dois arames de cobre com argolas fechadas em suas pontas. A estrutura é fixa por outro arame cruzando toda parte de cima, unindo os arames e criando os outros pontos de amarração.
Para abaixar e tencionar os galhos eu uso fios de naylon ou encerados especiais. Este fios encerados são encotrados em casas de esporte e pesca, e tem uma grande durabilidade e resistência. São usados na confecção de varas de pesca para prender os anéis guia. Resistentes á água e ao sol, alguns usados por mim já ficaram um ano sem arrebentar. Eles aguentam tencionar galhos bem grandes, e se for necessário é só colocar duplo ou até triplo.
Abaixo os fios que eu uso:
Todos os fios abaixo duram de 6 meses à um tencionando galhos ao ar livre.
1- Araly Ocean fio de 0,35mm que suporta 20 libras. Ele não aparece nem em fotos, é excelente pois é muito forte e resistente. O naylon tem a vantagem de não penetrar para dentro dos galhos. É escorregadio para finalizar as amarrações, e é preciso saber alguns nós especiais.
2- Encerado para costura em couro. Tem a vantagem de ser muito fácil de amarrar e dar nós firmes. Ele não escorrega e é muito resistente. Aguenta cerca de 30 kilos. Você encontra nas cores verde, marrom, preto e cinza.
3- Linha usada para finalizar os anéis em varas de pesca. É impressionante a durabilidade ao ar livre. Pode molhar, pegar sol que não arrebenta. Encontrada em muitas cores, Eu uso marrom e preta.
4- Fios de cobre bem finos. É preciso mais atenção pois não deve ser colocado em contato direto com o galho. Para não cortar ou deformar os galhos, eu coloco fio de luz, soro ou borracha para protegendo a amarração.
Aramação:
O tencionamento dos galhos não substitui a aramacão. Somente a aramação dá sinuosidade ao galho. Para abaixar os galhos e diminuir a altura o tencionamento é uma técnica excelente, mas depois de abaixar os galhos grandes eu faço a aramação dos galhos secundários e terciários da planta.
Muitas vezes eu aramo o galho, fazendo uma curvatura e depois faço o tencionamento do mesmo.
14 d e setembro d e 2010 às 23:13
É um trabalho muito interessante. Existem outras mirtáceas que se prestam bem a este propósito, como a batinga (Eugenia rostrifolia), que tem as brotações avermelhadas e a murta (Blepharocallix).
15 d e setembro d e 2010 às 04:41
Parabéns, Paulo…Mais um trabalho notável.
Um abraço especial !
15 d e setembro d e 2010 às 07:35
Parabéns Aido! Excelente matéria, bastante didática e ótimas ilustrações.
15 d e setembro d e 2010 às 08:36
Paulo, passei a gostar mais ainda desta espécie para trabalhos com bonsai. Você tem um jeito muito epsecial de passar seus feitos. Continue sempre nos presenteando com suas belas matérias. Um beijão.
15 d e setembro d e 2010 às 10:06
Como sempre digo atodos vc é para mim não tem nimguem que consiga trabalhos como os seus ….maravilhposos Parabens .
Abraços
15 d e setembro d e 2010 às 22:38
Oi Paulo.parabens pela materia.Minha duvida eh a seguinte:a eugenia aceita bem podas drasticas?Ela brota bem depois?qual a melhor epoca para podas?
Obrigado
19 d e setembro d e 2010 às 00:01
Sim mas a melhor época é até final de setembro, quando começar o verão, tem que moderar um pouco na poda de raízes, ter um pouco de paciência. Mas te digo que eu trabalho o ano inteiro com ela, podando e aramando até em fevereiro , já modelei e podei uma drasticamente. Mas agora é uma época segura. abraço
19 d e setembro d e 2010 às 00:03
Você ! é suspeito é um irmão ! Saudades ! abração. Estou em São Paulo, quando voltar vou te visitar !
19 d e setembro d e 2010 às 00:03
Saudades ! Beijussss
19 d e setembro d e 2010 às 00:04
Valeu ! Grande abraço
19 d e setembro d e 2010 às 00:33
Otima materia Paulo,como sempre muito bem detalhada, mais uma vez obrigado por dividir sua sabedoria com os leigos e amadores.
Aquele que guarda pra si conhecimentos e descobertas, perde uma grande chance de se tornar eterno perante seus suditos.
Viver para sempre é deixar grandes obras ou dividir conhecimento.
Ademir.
21 d e setembro d e 2010 às 14:41
como sempre um belissimo trabalho
22 d e setembro d e 2010 às 21:25
Valeu ! abraço.
23 d e setembro d e 2010 às 19:29
Olá ! exelente trabalho ,isso me serve como inspiração para trabalhar com Eugenia sprenguelli ,estava na duvida com substrato .
Parabéns belos trabalhos.
Abraço.
23 d e setembro d e 2010 às 23:11
Obrigado, precisando de alguma ajuda é só escrever. Um grande abraço
24 d e setembro d e 2010 às 19:48
Muito boa a matéria! Aproveitei as dicas e imagens e me arrisquei a mexer em uma eugenia que tenho aqui, aramei boa parte dela e agora vou esperar pra ver o que vira.
Estou sempre passando por aqui e lendo as matérias, parabéns pelo blog e pelos seus trabalhos com bonsai, é com certeza uma fonte enorme de inspiração. Parabéns!
25 d e setembro d e 2010 às 11:18
Oi Alex ! Obrigado pela força ! grande abraço
30 d e setembro d e 2010 às 11:14
Comprei uma Eugenia no mês de abril. Como não gosto de bonsai muito alto fiz uma poda drástica, da seguinte maneira:
O tronco formava uma forquilha. Para não estressar demais a planta fiz a poda baixa em um dos troncos da forquilha… depois de uns dois meses fiz no outro tronco.
Ficou vários meses sem brotar. Mas na transição inverno/primavera os brotos vieram. São tantos brotos que os novos galhos se cruzam ficando uma bagunça.
O que devo fazer? Deixar crescer livremente sem intervir?
Li em algum lugar que os galhos da Eugenia levam anos para engrossarem… que é um processo muito lento.
O senhor poderia me passar links com boas informações sobre as eugenias? Ou se puder escrever sobre a experiência que o senhor adquiriu…
Boa semana!
Abraços.
30 d e setembro d e 2010 às 17:54
Ola ! obrigado por escrever. Neste momento você deve deixar crescer livremente. Você tem como me mandar algumas fotos ? Se vc for fazer um estilo Hokidashi ( vassoura ) o ideal é ir tencionando os galhos quando eles tiverem mais ou menos 15 cm de comprimento, e pelo menos dois milímetros de espessura. Me mande fotos para eu poder te ajudar melhor. paulonetto.diretor@gmail.com
30 d e setembro d e 2010 às 18:05
Ok Paulo.
Acabei de enviar o e-mail.
Obrigado.
16 d e novembro d e 2010 às 08:55
Parabéns pela matéria e muito obrigado pelas informações. Adquiri uma muda de Eugenia Sprengelii nesse final de semana e estava a procura de informações sobre a espécie. Mas fiquei com uma dúvida… Em determinado ponto da matéria, em que fala do transplante para o vaso de pré-bonsai, mencionaste o osmocote já misturado ao substrato. É seguro seguir este procedimento, pois já tinha lido que é preciso aguardar pelo menos 15 dias após o transplante para adubos químicos? Abração e saudações gaúchas.
16 d e novembro d e 2010 às 23:01
Eu sempre coloquei um pouco sem problemas, até porque o osmocote é um adubo de liberação controlada. Eu coloco como opção algumas pedras de Bio gold. abraço
24 d e maio d e 2011 às 21:58
Parabéns pela Matéria….sou um iniciante e apaixonado por esta arte maravilhosa.
Recentemente ganhei um Bonsai de Eugênia de presente de um amigo, e gostei muito….suas informações me ajudarão a cuidar melhor dela e pretendo adquirir mudas da mesma espécie para trabalhar.
25 d e maio d e 2011 às 20:26
Obrigado, qualquer dúvida me escreva!
2 d e junho d e 2011 às 19:58
Parabéns pelo seu trabalho. Tive muita sorte, hoje adquiri uma Eugenia Sprengelli e procurando na Net vi os seus ensinamentos de como Podar e Aramar.. Acho até que essas dicas serve também para outras espécies… grato juliusmecjgs
3 d e junho d e 2011 às 21:38
Com certeza Júlio, pode usar as teecnicas descritas no post em vearias espécies. Qualquer dúvida me escreva. abraço.
19 d e junho d e 2011 às 09:04
Olá,parabéns pela matéria!!!Comprei uma eugênia já faz alguns meses,porém ela está do mesmo jeito,não teve mudança alguma.E,olhando sua matéria ,fiquei com muita vontade de transformá-la num bonsai.Mas preciso de algumas informações porque não entendo nada do assunto.Queria saber quais os procedimentos iniciais que devo tomar sobre mudança de vaso,se preciso podar raízes,etc.Ficarei grata em receber resposta.Obrigada!
19 d e junho d e 2011 às 18:26
Você pode tirar algumas fotos e mandar para meu email? Será um prazer ajudar. Grande abraço. paulonetto.diretor@gmail.com
21 d e julho d e 2011 às 16:04
Confesso que nunca havia olhado para a eugênia com os mesmos olhos até ver tua matéria (não tenho certeza se foi esta matéria ou se foram fotos do teu trabalho com eugênias). Depois disso, eu acabei comprando uma em um viveiro… faz uns 3 meses +ou-. Cuido de minhas plantas em um apto, sem varanda (ou terraço, como alguns dizem) por isso minhas plantas tem um desenvolvimento bem lento! Sou novo na arte, mas tenho certeza que consigo manter minhas plantinhas vivas ( uma vitória, dada minhas condições). Tenho até uma jabuticabeira que frutifica sempre!
Voltando à minha eugênia, eu pretendia reduzir bastante seu tamanho, mas vi (em um teste) que caso não reste nenhuma folha nos galhos, o mesmo se perde. (Confere?) Tenho uma pergunta, então:
Corro risco de matar a planta caso faça uma poda encurtando todos os galhos, deixando-a completamente sem folhagem?
Considerando a resposta que li, logo acima, vou tentar providenciar fotos para te enviar… assim poderá opinar sobre algo.
Atenciosamente,
Julio Cesar Morosky Fº.
22 d e julho d e 2011 às 01:21
A eugênia não gosta muito de podas radicas, deixando sem folhagem nenhuma. Eu já perdi no ínicio por tentar isso. Hoje eu vou fazenmdo a redução de forma mais gradativa. No chão a Eugênia até aguenta uma poda de trinco radical. mas no vaso ela perde muitaƒorça. Espere o mês de agosto para mexer mais. Vamos nos escrevendo. Mande uma fot. paulonetto.diretor@gmail.com
22 d e julho d e 2011 às 08:24
Obrigado!
Ontem eu realmente me esqueci de fotografar minha eugênia. Ela está no mesmo vaso que veio do viveiro. É um vaso grade e desde que eu adquiri a planta, apenas fiz uma limpeza na copa (isso já tem vários meses), e sigo aguardando o momento para fazer alguma interferência (pensava em aguardar até setembro).
De qualquer forma, vou tentar me lembrar de tirar fotos dela amanhã pela manhã, então poderá opinar melhor.
Forte abraço, e obrigado, mais uma vez!
17 d e outubro d e 2011 às 23:40
Estou entrando em contato para pedir sugestão de como estilizar a minha Eugênia. Ela já está com 50 cm de altura e uns 60 cm de copa, de junho até agora ela cresceu muito e acho que ta na hora de fazer algum trabalho. Vendo suas Eugenias achei o máxima e espero um dia ter uma bem parecida com elas. um abraço
18 d e outubro d e 2011 às 01:25
Será um prazer ajudar, mande fotos para o meu email. paulonetto.diretor@gmail.com abraço
17 d e dezembro d e 2011 às 02:19
acabei de adiquirir um bonsai (q eu acho q seja de eugenia)so q ela e bem mas bem menor q essa sua ela tem +o- 10 cm de tronco e 15 cmm de copa
minha pergunta é ;devo fazer aramação ,tencionamento, podas …em fim modela-lascom essee tamaninho
outra:eu moro na paraiba e aqui é 30 graus de temperatura praticamente todos os dias .
essa temperaturas estão boas para ele
RESPONDE TÁ NUM ESQUECE!!!
parabens pelo seu belissississississimo trabalho com bonsais
estou sempre ligado no teu site…….
20 d e janeiro d e 2012 às 03:54
Paulo, seus olhos tiveram similar atração pela Eugênia que os meus quando fui à floricultura e vi algumas mudas da espécie… confesso que a euforia foi tanta que acabei usando a única terra que tinha para fazer a transplantação – aproveitando a época do ano –, e passei da conta no adubo orgânico. Mas a reação foi boa… pelo menos está sendo. No verão chove muito em Natal, e acaba sendo mais frio que o inverno, levando-se em conta que a temperatura aqui não oscila para além dos 28-32 graus. Me diz, há algum reparador de raízes que você aconselha usar na Eugênia caso meu plano saia errado?
Parabéns pelo trabalho!
20 d e janeiro d e 2012 às 09:52
Superdive ! Pode colocar já como precaução. Ele é hormônio e enraizador. 8 gotas em um litro de água ! Qualquer dúvida me escreva.
20 d e janeiro d e 2012 às 17:45
Valeu pela dica!
Quando fizer a aramação e mais algumas podas, envio-te as fotos.
Abraço!
26 d e junho d e 2012 às 15:39
Ola Paulo
Uma dúvida, consigo fazer junção de troncos com a Eugenia? Ela demora para engrossar né… Com essa técnica conseguirei um efeito interessante em menos tempo.
Abraço e parabens…
27 d e junho d e 2012 às 19:56
Como com o ficus. Pegando mudas de tamanhos diferentes e trançando de forma irregular, para não ficar simétrico. Mas demora de 3 há 7 anos, dependendo do crescimento.
29 d e junho d e 2012 às 17:40
Paulo.
Há anos eu queria criar um bonsai, mas não encontrava uma planta que fosse adequada. Depois de muito procurar e perguntar, consegui achar um vaso com a Eugênia, que há muito havia me chamado a atenção pelas folhinhas miúdas e pelo jeito de arvorezinha ( eu não sabia que ela servia para bonsai, mas resolvi arriscar ).
No mesmo dia pesquisei na internet e cheguei a este site. Aqui, além de ter tudo o que preciso saber, as fotos de bonsai são lindíssimas. De imediato encomendei em uma loja on-line tudo o que seria necessário para montar o bonsai.
Hoje, já com o material, utensílios e vaso em mãos, segui o passo-a-passo desta página e montei meu primeiro bonsai. Adicionei algumas pedras e o conjunto ficou muito bonito ( pelo menos na minha visão de noviço ), o que me deu muita satisfação. Nos outros comentários acima percebo entusiasmo e euforia, que também foi o que senti.
Por tudo isso escrevo-lhe principalmente para parabenizá-lo pelo belíssimo site ( os acessos internacionais em quantidade não me deixa mentir ) e agradecer-lhe do fundo do meu coração por compartilhar com o mundo seus profundos conhecimentos sobre o assunto e, em especial, por me ajudar a realizar um verdadeiro sonho.
P.S.: já percebeu como as plantas adoram borra de café? Posso usá-la nos bonsais?
29 d e junho d e 2012 às 17:59
Oi Eduardo foco muito feliz em poder ajudar de alguma forma no começo dos seus passos, o que precisar, qualquer dúvida me escreva. Eu nunca usei borra de café nos bonsais, me diga se funciona, mas coloque pouco, para testar. segue meu email tb. paulonetto.diretor@gmail.com
12 d e novembro d e 2012 às 17:06
Paulo, boa tarde! Tenho uma eugenia há 7 anos,mudei de vaso há 2 anos e não sei como continuar a cuidar dela. Ela veio já com 1 m de Itaguaí, RJ. Não quero uma bonsai, mas como devo proceder com a terra, o vaso, o adubo…Só quero que ela fique bem e feliz! Como eu! Vc é encantador pelo excelente cuidado e atenção com os seus ensinamentos. Meus parabéns e que sua casa seje sempre cheia de luz! Obrigada!
15 d e novembro d e 2012 às 23:28
Você pode mandar algumas fotos dela? Será um prazer ajudar segue meu email paulonetto.diretor@gmail.com
20 d e maio d e 2013 às 19:35
ola amigo sou novo nessa arte,bem na verdade nao sei praticamente nada,rs.gostaria de fazer um bonsai dessa especie,
e queria saber qual e o melhor tamanho para pode pegar uma muda no viveiro,quantos centimetros pode ser ?
desde ja obrigado
24 d e maio d e 2013 às 00:18
Procure mudas com mais de 30 cm, vai ser mais fácil de começar a modelar.
19 d e julho d e 2013 às 23:24
Oi, tudo bem? Eu estou aqui tentando entender esse esquema de arames que você fez mas sou muito burro hehe. Achei a idéia fantástica. Será que você poderia me enviar um email explicando melhor esta técnica? O arame envolta do vaso eu entendi. Só não entendi como funciona os fios que seguram os galhos. Como você faz para aperta-los ou afrouxá-los, essas coisas. Se puder me ajudar eu agradeço muito.
20 d e julho d e 2013 às 22:14
Não tem segredo quando eu quero apenas abaixar os galhos para abrir a copa, eu passo um fio de naylon bem resistente, por cima de galho e ancoro no vaso nas presilhas anéis de cobre. Quando eu prendo no galho eu não aperto, para não machucar o galho, dou um nó apenas na parte de baixo. Vou semana que vem fotografar um trabalho com eugênia e vou detalhar bem. abração
29 d e agosto d e 2013 às 18:41
e aeh td bem? eu ganhei um bonsai de eugenia ja bem antiga, so qye ela ta muito copada e com cara de planta de jardim nao arvore. Vc poderia me da uma ideia de como começar a mexer nela. obrigado bracao
29 d e agosto d e 2013 às 18:48
Vc pode tirar algumas fotos e mandar para o meu email: paulonetto.diretor@gmail.com
12 d e fevereiro d e 2014 às 20:36
gostaria de comprar sementes de eugenia
15 d e fevereiro d e 2014 às 18:46
Eu nunca achei sementes, sempre faço bonsais , comprando mudas. abraço
11 d e março d e 2014 às 13:50
ola amigo eu tenho um bonsai de eugenia tbm,e ja tem 5 meses,e desde o transplante eu uso tiamina,so que uma vez por mes.gostaria de saber se e melhor eu usar algum adubo,e qual seria melhor?
27 d e julho d e 2014 às 18:53
Fantástico seu trabalho… Fiquei horas no seu site. Sensacional!!! Particularmente… Amei as Eugênias… E por serem fáceis de encontrar vou comprar algum e iniciar alguns Bonsais. Vou apanhar um pouco no inicio mas … Faz parte. VC moro no Rio?? Moro em Petrópolis… Queria conhecer seu Atelier.
28 d e julho d e 2014 às 23:33
Oi Rodrigo , moro em Itaipuaçu/ Niterói. segue meu email: paulonetto.diretor@gmail.com Obrigado por visitar o blog. abraço
29 d e abril d e 2015 às 08:33
Belíssimo trabalho, parabéns! Dicas preciosas. 🙏
30 d e junho d e 2015 às 20:26
Obrigado , grande abraço.
19 d e novembro d e 2015 às 09:43
Bom dia, adquiri uma Eugênia e recentemente as folhas se tornaram alaranjadas e retorcidas. Seria algum problema da rega? Poderiam me dar umas dicas, por favor?
21 d e novembro d e 2015 às 10:54
Oi Jonathas, quantas horas de sol ela está pegando por dia, você rega todo dia? Pode me mandar umas fotos dela ? paulonetto.diretor@gmail.com
8 d e março d e 2016 às 17:26
Gostaria de saber se eu posso plantar meu pau brasil em um vaso;sem trasnforma-lo em bonsai.
21 d e março d e 2016 às 22:21
sim , mas para ele desenvolver bem o vaso tem que ser grande, pois o pau brasil é uma árvore de grande porte.
21 d e maio d e 2016 às 13:21
Bom dia, Meus parabens pelo seu trabalho são maravilhosos !!!!!! bem adquiri uma muda de eugênia e gostaria de saber se posso transplanta-lá agora no final de maio pois ela esta com as raizes saindo por cima e embaixo do vaso me de alguma dica desde ja agradeço.
13 d e junho d e 2016 às 20:13
Oi Regis deixa o inverno passar, para ela não perder galhos. Obrigado por visitar o blog . abraço
22 d e outubro d e 2016 às 20:29
Tenho uma eugenia no vaso e está uma judiação. A parte de baixo está sem galho algum e ela ficou com mais de um metro de altura. Gostaria de podá-la bem embaixo na expectativa de que encha de galhos. Mas confesso que não entendo do assunto. Poderia ajudar-me? Qual a melhor época para poda, como faze-la, qual o melhor tipo de vaso e terra, enfim, todos os cuidados necessários para torna-la uma linda planta, porque no momento ela está muito maltratada. Agradeço pela atenção e ajuda.
23 d e novembro d e 2016 às 21:11
não consigo acessar, Bonsai, Fazendo um bonsai de eugenia, no seu blog
16 d e janeiro d e 2017 às 19:30
Boa noite terezinha , desculpe a demora. Vc pode mandar fotos dla para o meu email? paulonetto.diretor@gmail.com
14 d e março d e 2017 às 08:34
muito bom trabalho
26 d e março d e 2017 às 12:30
Obrigado por visitar o blog !
31 d e março d e 2017 às 17:33
Curto muito a arte de bonsai
Conheci a planta Eugênia
E tô encantado com seu trabalho com ela sobre a pedra
Comprei uma eugenia e gostaria de por ela junto a uma lasca de madeira arueira
O q vc me diz ?
4 d e junho d e 2017 às 09:47
Bom dia Aido!
Adquiri uma eugenia bonsai a duas semanas, mas estou preocupado com o desfolhamento dela. Algumas folhas estão secando e caindo. Ela está plantada em um vaso de cerâmica sem drenagem, com substratos do fornecedor, pedras sobre o substrato para manter a umidade. A planta está na mesa da minha sala ( moro em apartamento sem varanda), onde toma claridade durante boa tarde do dia. O fornecedor me falou para dar apenas 100 ml de água por SEMANA para a planta, será que é suficiente?
Pode me dar algumas dicas?
5 d e junho d e 2017 às 13:12
Oi Claudio, de cara, dois grandes problemas. Vaso sem drenagem, é morte certa pelo enxarcamento de raízes e excesso de humidade, permitindo a criação de fundos e bactérias. A Eugenia é uma planta de sol pleno indireto, no mínimo 6 horas de sol por dia, ela não sobrevive sem sol, e gosta de água ! Uma dica são muito poucas as plantas que sobrevivem dentro de casa, apenas com claridade. Esse fornecerdor é um criminoso se te vendeu as plantas indicando essas circustâncias, nem se fosse uma suculenta, iria aguentar. segue meu email: paulonetto.diretor@gmail.com
25 d e setembro d e 2017 às 23:38
Bom dia Aido. Gostaria que voce me ajudasse. Ganhei uma eugenia ainda bem nova.Seu tronco ainda esta bem fino, Quase da espessura de um lapis e com aproximadamente 20 cm de altura. Ela ainda esta em um vaso d plastico onde foi comprada. Gostaria de saber quais os cuidados devo ter c ela estando tao nova assim. Deixo ela no sol durante a manha de uma 8h ate umas 11h e depois coloco em meu quarto. C a janela aberta entra mta claridade apesar de nao entrar sol diretamente. O sol q ela toma e na area do lado de fora da casa, onde a coloco todas as manhas.
Gostaria de saber se ja tem necessidade de mudar ela de vaso? quantas vezes regar por dia , ja q ela e tao nova, e a quantidade aproximada de agua.?
Posso podar ela ou espero ela crescer mais um pouco?
Aquantidade de sol diario q estou deixando esta bom?
Obrigado pela atençao e espero q possa me ajudar pois nao quero deixa-la morrer.
28 d e setembro d e 2017 às 02:57
Já respondi pela página Aido do Face.
11 d e outubro d e 2017 às 21:30
Agradeço muito as informações passadas. Gosto muito da proporção da Eugenia sprengelli para bonsai, pois suas folhas são delicadas e macias. Um grande abraço.
18 d e outubro d e 2017 às 21:46
Adquiri uma Eugenia, e acredito que ela não esteja em um solo muito saudável(está em um solo que parece barro, meio alaranjado e não tem uma drenagem muito boa não), suas folhas estão amareladas e algumas queimadas,gostaria de coloca-la em um vaso melhor e com um solo novo, posso transplantar ela agora em Outubro?
19 d e outubro d e 2017 às 00:17
Pode sem problema, é um mês ótimo para a Eugenia.
19 d e março d e 2018 às 12:21
Como é feita a adubação da Eugénia?, procurei aqui no site e não encontreii.
Quais os adubos usar e em quais meses?
Obrigado!
17 d e janeiro d e 2019 às 17:48
Gostei muito,bem explicado.Quero saber maiis
10 d e agosto d e 2020 às 21:20
Trabalhos magnéticos parabéns